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Àcerca do Centro de Investigação em Artes e Comunicação -> CIAC
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Browsing CIAC by contributor "Andión, Margarita Ledo"
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- Desvelando a memória: desafios da investigação sobre os jornais cinematográficos em PortugalPublication . Fernández, Olivia; Martins, Filipa; Andión, Margarita Ledo; Vassalo de Lopes, Maria ImmacolataOlhando ao período dos regimes ditatoriais espanhol e português, e em jeito de ponto de partida para a análise da produção de jornais cinematográficos no contexto ibérico, podemos apontar uma diferença estrutural: no caso espanhol, a ditadura desenhou todo um aparato mediático, o NO-DO, com controlo absoluto na produção e distribuição das atualidades cinematográficas. Em Portugal, por outro lado, o regime não deteve a exclusividade dessa produção e distribuição, razão pela qual conviveram no país diferentes jornais cinematográficos, resultando numa produção dispersa, tanto no período da ditadura como depois, com a chegada da democracia. A partir das recolhas do historiador português Matos- Cruz (1989) podemos ter uma ideia de como foi dispersa e prolongada a exibição de jornais cinematográficos em Portugal: o Jornal Português (JP) (1938-1951), o Visor (1961-1975), alguns jornais das colónias como o Actualidades de Angola (1957-1975) ou o Visor Moçambicano (1961-1973) e ainda alguns títulos tardios, como o Magazine Rivus Telecine (1979-1983) e o Cineforma-Magazine (1978-1988), dão conta dessa variedade. De entre os produzidos com a chegada da democracia, o Jornal Cinematográfico Nacional (JCN) partilha com o JP a estreita relação com o contexto político e social. No caso do JCN, concretamente, o modelo de organização da produção e até criação e estética do jornal está, como veremos, vinculado às mudanças sociais acontecidas com a revolução de 25 de Abril de 1974. Esta primeira diferença na forma de encarar os modos de produção dos jornais cinematográficos reflete-se nas semelhanças e especificidades que se possam observar ao comparar NO-DO (1943-1981) com os jornais produzidos nas mesmas condições em Portugal, isto é, pelo Estado, ou sob sua alçada, como foram os casos do Jornal Português (1938-1951) e do Jornal Cinematográfico Nacional (1975-1977).