CIAC
Permanent URI for this community
Àcerca do Centro de Investigação em Artes e Comunicação -> CIAC
Browse
Browsing CIAC by Title
Now showing 1 - 10 of 378
Results Per Page
Sort Options
- 1948-1965: o declínio do paradigma clássico e a emergência do maneirismo de HollywoodPublication . Carrega, Jorge Manuel Neves; Tavares, MirianO presente trabalho, investiga as origens históricas e as características formais do maneirismo de Hollywood, através de uma análise da produção cinematográfica dos estúdios de Hollywood, entre o final da década de 1920 e o fim do chamado studio system (em meados da década de 1960). Tal como o maneirismo histórico, o maneirismo hollywoodiano constitui um fenómeno artístico complexo e contraditório, cujas origens remontam ao estilo germânico introduzido no cinema dos estúdios em final dos anos vinte, por cineastas europeus como F.W. Murnau, Paul Leni, Rouben Mamoulian e James Whale. Tendo eclodido no final da II Guerra Mundial, período que assinala o início crise do sistema social, cultural e industrial que havia originado o cinema clássico, o maneirismo de Hollywood nasceu de uma consciência do cinema em relação ao seu passado. Obrigado a concorrer com a chamada “modernidade” cinematográfica europeia e com a ficção televisiva (que se apropriara do modelo clássico), o cinema de Hollywood explorou novos temas e géneros cinematográficos e investiu na exibição da técnica e do aparato tecnológico, forçando os limites do paradigma clássico, através de uma retórica de efeitos maneiristas que, não implicando um corte radical com o classicismo, representou uma clara tentativa de renovação formal, levada a cabo por cineastas como Alfred Hitchcock, Vincente Minnelli, Douglas Sirk, Stanley Donen e Jerry Lewis. A coexistência de varias correntes estéticas no cinema do pós-guerra (1945-1968), período em que, a par das últimas grandes obras clássicas, o maneirismo enquanto manifestação estética emergiu como modelo dominante, permite-nos concluir que o chamado cinema “clássico” (do estúdios de Hollywood) incluiu também, desde cedo, um cinema maneirista.
- Alchimia: an inexplicable or mysterious transmutation, a seemingly magical process of transformation, creation, or combinationPublication . Veiga, PedroAlchimia V2 is an interactive installation that relies on a single spectator/interactor standing in front of a screen/webcam. It has been coded in Processing 3.0 and is calculation intensive, using the webcam to perform facial detection, while simultaneously processing pre-prepared images and sounds, thus creating a virtual space of constant audio-visual movement to deliberately interfere with real-time self-perception and self-recognition. Alchimia V2 questions and changes our relationship with our own representation through the (ever present) camera and screen by focusing on the spectator’s face, altering the expression, gender, assigning masks, making the facial traits diffuse, mixed, funny or scary, always mysterious, in a search for another "self", oblivious of the "selfie" pose and attitude, while allowing for self discovery and playfulness – or intimidation. Through the interaction the spectator/interactor is absorbed in the transmutation process, unaware of the fact that they also have become part of a performance: unique, unrepeatable, transformed.
- Algumas notas sobre "o sapo negro" no âmbito da 'edição crítica das obras completas de Almeida GarrettʼPublication . Boto, SandraEste estudo pretende demonstrar a pertinência do modelo editorial a aplicar à edição crítico-genética em curso do Romanceirodo escritor romântico português Almeida Garrett. Apela-se, para o efeito, ao exemplo concreto da fixação do texto inédito por ele intitulado O sapo negro,poema que consideramos uma recriação própria garrettiana a partir de romances da tradição oral. Paratal, apresenta-se uma recensiodos núcleos documentais manuscritos e das edições a considerar no âmbito da edição, para depois se discutirem os limites e a natureza do corpusa editar, em franco respeito pelos princípios norteadores da coleção ‘Edição Crítica das Obras Completas de Almeida Garrett’, na qual este labor editorial se insere. Através do estabelecimento do mencionado poema, onde se exibem naturalmente as soluções ecdóticas propostas para os problemas críticos que ele nos coloca, seremos levadosa extrair algumas conclusões relevantes que permitem não só compreender o processo criativo deste editor português como avançar no conhecimento do romanceiro da tradição oral moderna da primeira metade do século XIX.
- Algumas notas sobre a dramaticidade do Romanceiro Tradicional PortuguêsPublication . Ferré, PereHá alguns anos já, a caminho do Aeroporto de Lisboa, disse-me Luciana Stegagno: «O que me interessa, especialmente, no Romanceiro é a sua dramaticidade.» Retive esta afirmação e pouco depois, sob a orientação de Diego Catalán, alterei a minha tese de doutoramento, que, uma vez finalizada, se passou a chamar "Estratégias Dramatizadoras do Romanceiro Tradicional Português". Aqui fica o agradecimento público, aqui fica consignada a minha homenagem à sábia amiga cujas palavras são sempre uma lição.
- Algumas notas sobre o cinema português depois do 25 de Abril de 1974Publication . Reia-Baptista, Vítor; Moeda, JoséO projecto de investigação "Principais tendências no cinema português contemporâneo", cujo livro agora se edita, iniciou-se em Abril de 2009 e foi concluído em Novembro de 2011, tendo sido parcialmente financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia a partir de Janeiro de 2010, e apoiado pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), da Universidade do Algarve e da Escola Superior de Teatro e Cinema, em cujo âmbito se desenvolveu.
- Algumas reflexões de Garrett sobre o romanceiroPublication . Ferré, PereOs romances espanhóis, já no século XVIII, tinham sido considerados pelo humanista escocês Blackwell, como exemplos da mais genuína poesia popular. Também Herder, em 1778, nos seus Volkslieder incluiu a balada hispânica como exemplo da viva voz dos povos e da própria Humanidade. E, nesta linha, Grimm, em 1815, considerava estes romances como velhos representantes da extinta poesia primitiva.
- Alienação e escravatura a partir de precious ou aquilo que não queremos verPublication . Cardoso, PauloIt is our purpose to establish, in a parallel reading, these two films (highly rewarded), namely The Fence and Precious, that apparently being so different, are an illustration of the reality of life and the modern democratic world: the social uprooting and slavery. If in the movie of Philip Noyce and Christone Olsen The Fence, is told a story of three young Aboriginal girls who are forcibly taken to be transformed in domestic slaves, in the movie of Lee Daniels Precious, the young woman is already a servant in her own home and seeks the transformation of her life. Uniting these two stories, we find fundamental elements: literacy, ill-treatment, the idea of a migration (real or metaphysical), among others, but whose fundamental notion is the journey. If the film The Fence, the fence itself is used to conduct the three young Aboriginal to a real reunion with the family, in Precious, the metaphorical 'fence ' is the limit of her world. From these interpretation, we will undertake our reflection about what we consider to be the alienation of the modern world and the silence we produce about them.
- Almeida Garrett e o romanceiro antigoPublication . Boto, SandraOs estudos que na atualidade a filologia dedica ao romanceiro da tradição oral moderna muito poco devem à concessão que regia, até bem entrado o século XX, os trabalhos que pioneiramente iam desbravando terreno nesta área. Refiro-me me particular àqueles que, ao mesmo tempo que se lançavam em campanhas de recolha pelas comunidades que guardavam essa memória poética, organizavam os materiais que compilavam e teorizavam sobre os mecanismos de funcionamento da tradição oral, entre os quais o nome de Ramón Menéndez Pidal surge naturalmente à cabeceira.
- Âmago II: the creative process of an underwater vietnamese self-portraitPublication . Costas, Susana; Mendes da Silva, BrunoThis short paper explores the legacy of video art, challenging conventions of representation and perception while blurring boundaries between physical and virtual realities. It focuses on the digital creation process of the video artwork Amago II, which delves into themes of self-representation, self-narratives, and cultural symbolism of spaces and objects. The video art employs visual metaphors to guide the viewer through a diachronic experience, reflecting deliberate technical and aesthetic choices. The culmination of these choices results in the presentation of the artwork and its reception by the audience.
- Âmago: creative process of a Macanese video artPublication . Costa, Susana; Tavares, Mirian; Mendes Da Silva, BrunoIn this article, we proceed from identifying inspirations and triggers in the creation process and the intention of the artistic object Amago. According to Salles [1], we understand that the existence of a purpose, even if of a general and vague character, is the first guide of unlimited freedom for creation. In this sense, we seek to represent biographical moments and narratives summoned in diegetic space and audiovisual language through visual metaphors and metonymy. The diachronic signification of experiences and inspirations is built through aesthetic options, such as slow motion, warm colors, parallel sound, and the option for semi-subaquatic images.