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Àcerca do Centro de Investigação em Artes e Comunicação -> CIAC
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Browsing CIAC by contributor "Dourado, Patrícia"
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- Anna Maria Maiolino: projeto artístico em construçãoPublication . Gonçalves, Vinícius; Tavares, Mirian; Salles, Cecília; Soares, Ana; Dourado, Patrícia; Martinelli, Paula; Miranda, WagnerO presente livro investiga a construção do grande projeto poético de Anna Maria Maiolino, a partir de uma perspectiva de processo. Ao longo dele é traçado um percurso pelas várias dimensões da obra, relacionando as diferentes linguagens que constituem a sua produção artística. Lançando mão de uma quantidade significativa de suportes, linguagens e procedimentos criativos, a obra de Maiolino é um ponto de partida para refletir acerca da experimentação contemporânea a partir da complexa relação processo e obra. A artista ítalo-brasileira Anna Maria Maiolino vem produzindo, ao longo de seis décadas, uma obra múltipla, diversa, que não respeita fronteiras entre meios de expressão ou demarcações de território. Seu projeto poético é marcado pelo atravessamento de suportes, linguagens e procedimentos de criação; são filmes, fotografias, desenhos, esculturas, instalações, peças sonoras, performances, escritos etc., que evidenciam a complexidade e as várias camadas de seu fazer artístico. Neste livro, oferecemos um olhar para o seu processo de criação com o objetivo de evidenciar as linhas de força que regem a construção de sua obra e busca poética. Assim, são tecidas reflexões a respeito de seu fazer artístico mediante ao estudo de uma diversidade de escritos e documentos de seu processo de criação. O que parece se manifestar ao analisar o conjunto de sua produção visual é a recorrência de determinados signos, formas e temas que vão se atualizando em diferentes materialidades, na medida em que a artista comunica os elos vitais de sua obra. Essas imagens vão compondo uma unidade indivisível que compreende sua assinatura, ou seja, suas marcas singulares.
- Eustáquio Neves: sujeito fotográficoPublication . Martinelli, Paula; Tavares, Mirian; Salles, Cecilia; Soares, Ana; Dourado, Patrícia; Martinelli, Paula; Dias, WagnerO artista brasileiro Eustáquio Neves faz da fotografia uma ferramenta de provocação político-social, transformando a imagem em espaço e tempo propícios à interlocução sobre as relações da atualidade —e sobre o que elas têm em comum com aspectos fundantes da sociedade brasileira. O clamor político e a complexidade visual são construídos por processos híbridos, que misturam técnicas de diversas linguagens em camadas sobrepostas. É inevitável o reconhecimento da natureza complexa dessas imagens, resultante de processos que se entrelaçam entre si e com a conjuntura em que são desenvolvidos e utilizados; de um hibridismo de técnicas e procedimentos que se desdobra em outra complexidade —espaço-temporal; material, sensível e intelectual— estabelecida nos vínculos entre autor, obra e observador. Neste livro, as imagens de autoria de Neves são pontos de partida para uma ampla discussão sobre a fotografia e, ainda, sobre a imagem de arte. Resultado de encontros entre a autora e o artista, além de visitas ao atelier e entrevistas realizadas com ele, o livro toma forma ao transpor a complexidade dos processos à própria escrita acadêmica, no estabelecimento de vínculos teóricos e na renúncia a purismos. Inicia-se, assim, a reflexão sobre a produção de sentido por meio dos processos de criação.
- Roberto Alencar: o corpo em trânsitoPublication . Miranda, Wagner; Tavares, Mirian; Salles, Cecilia; Soares, Ana; Dourado, Patrícia; Martinelli, Paula; Miranda, WagnerRoberto Alencar: o corpo em trânsito Este escrito investiga os percursos da composição artística do artista do corpo – teatro, dança e performance – Roberto Alencar, brasileiro que nasceu e vive na cidade de São Paulo, que tem como característica essencial de seu trabalho, o trânsito entre procedimentos de criação e linguagens artísticas. Alencar é integrante do coletivo de intervenções urbanas GRUA – Gentleman de Rua, dirigido por Jorge Garcia, Osmar Zampieri e Willy Helm. Concebeu e dirigiu os espetáculos: Um Porco Sentado (14º Cultura Inglesa Festival), Zoopraxiscópio (18º Cultura Inglesa Festival) e Alfaiataria de Gestos. Entre os profissionais com quem trabalhou na área de dança/teatro destacam-se: Sandro Borelli, José Possi Neto, Ana Teixeira, Renata Melo, Luciana Brites, Vanessa Macedo, Angela Nolf, Denise Namura, Elisa Ohtake e Lúcia Romano. Como ator, trabalhou com importantes diretores na área de cinema e teatro brasileiros: José Celso Martinez Corrêa, Débora Dubois, Marco Antônio Rodrigues, Zeca Bittencourt, Mauricio Paroni de Castro, Hector Babenco, Sergio Rezende e Helena Ignez, entre outros. A investigação do trânsito entre linguagens inserido nos processos criativos é essencial para pensarmos criticamente sobre sistemas e redes comunicacionais contemporâneas, refletindo sobre a construção dos diversos objetos comunicativos que atuam em hibridização, revelando diferentes modos de ação e tessituras criativas. Considerar os caminhos que apontam a tendência, em algumas propostas, a porosidade entre práticas e linguagens artísticas, é uma possibilidade de revelar aspectos comunicativos e criativos do corpo na contemporaneidade. A profusão de propostas e pensamentos elaborados sobre o lugar e os significados do corpo e da construção da imagem, atualmente, levantam questões que ocupam um ponto central em nossa sociedade. Assim, as ligações entre corpo e comunicação, corpo e mídia, corpo e criação, corpo e arte, entre outras, são as que movem essa investigação sobre os processos criativos de artistas do corpo. Neste livro, analisamos os cadernos de desenho e documentos de processo de Alencar, arquivos repletos de informações/memórias/experiências que registram e pensam as questões poéticas e práticas do trabalho do artista interagindo com os outros e com o mundo. Esse vasto material se apresentou, para essa pesquisa, como uma profusão de anotações, textos, desenhos, esboços e imagens que aos poucos, com a interferência e ajuda do artista, foram se organizando e revelando vestígios de um processo artístico potente e vertiginoso.