Escola Superior de Educação e Comunicação
Permanent URI for this community
News
a definir... (ESE)
http://www.ese.ualg.pt/
Browse
Browsing Escola Superior de Educação e Comunicação by contributor "Borges, Maria Leonor"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- I Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construindo Boas PráticasPublication . Borges, Maria Leonor; Martins, Maria; Luísa, CláudiaCongresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construindo Boas Práticas realizado na Escola Superior de Educação e Comunicação Universidade do Algarve em Faro, 1 e 2 de Dezembro de 2014
- II Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: múltiplos olhares. Escola Superior de Educação e Comunicação Universidade do Algarve Faro, 23-25 de fevereiro de 2017Publication . Borges, Maria LeonorO presente documento congrega grande parte dos trabalhos que foram apresentados no II Congresso Internacional de Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Múltiplos Olhares, realizado nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2017, organizado pela Direção do Mestrado de Educação Especial, domínios cognitivo e motor, da Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC), da Universidade do Algarve. Este evento dá continuidade ao trabalho iniciado em 2014 com o I Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construindo Boas Práticas. Teve como objetivos promover um amplo debate científico em torno das problemáticas da Educação Inclusiva, suas implicações na sociedade e na escola, assim como fomentar a divulgação e a discussão pública de trabalhos produzidos por investigadores, professores, educadores e profissionais que desempenham funções de apoio, de acompanhamento e de integração sócio - educativa de crianças, jovens e adultos com necessidades educativas especiais. O Congresso organizou-se em conferências, painéis e apresentação de trabalhos nos formatos de comunicações individuais ou poster. A Conferência de abertura foi proferida pelo investigador Fernando Fontes, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e versou sobre Deficiência e Justiça Social em Portugal. Que papel para a Educação. Nas Conferências plenárias sobre Formar e Ser Professor para a Inclusão, Manuela Esteves (Instituto de Educação, Universidade de Lisboa) refletiu sobre A diferenciação pedagógica e a formação de professores, Paula Campos Pinto (ISCSP, Observatório da Deficiência e Direitos Humanos – ODDH) debruçou-se sobre a presença de Professores com deficiência em Portugal: caracterização, representações e práticas e Inmaculada Gómes Hurtado (Universidade de Huelva) na sua apresentação Liderar escuelas inclusivas desde la resiliência pronunciou-se sobre a importância do desempenho de lideranças inclusivas para a promoção de contextos inclusivos nas escolas.
- III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: construir a equidade em tempos de mudançaPublication . Guerreiro, António; Luísa, Cláudia; Martins, Maria Helena; Borges, Maria LeonorDando seguimento à sua missão de contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva, a Universidade do Algarve realizou o III Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construir a Equidade em Tempos de Mudança, um espaço interdisciplinar em que os intervenientes da comunidade educativa e investigadores partilharam e refletiram sobre as suas práticas em resposta às políticas educativas atuais que visam a equidade educativa e a igualdade de oportunidades para TODOS(AS) os(as) estudantes. Este e-book apresenta cinquenta textos das comunicações livres, de diversos oradores nacionais e internacionais, esperando-se que os mesmos possam contribuir para o debate, reflexão e divulgação de diferentes práticas e processos de inclusão no desafio para uma construção de uma sociedade para TODOS e com TODOS!
- IV Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Conquistas e Desafios na ContemporaniedadePublication . Guerreiro,, António; Luísa, Cláudia; Borges, Maria LeonorGarantir o acesso e a retenção nos sistemas de ensino superior é um imperativo legal e moral que as instituições e as administrações devem assegurar. No entanto, apesar do aumento do número de estudantes com deficiência inscritos no ensino superior (ES) ter aumentado, as taxas de graduação deste grupo de estudantes são inferiores às dos seus pares sem deficiência (Francis et al., 2019). No domínio da educação, as últimas três décadas em Portugal registaram importantes avanços na construção de escolas inclusivas (Alves, Pinto & Pinto, 2020) e na inclusão de crianças e jovens com deficiência nas escolas regulares. As alterações legislativas ocorridas entre 1991 e 2018 contribuíram para o desenvolvimento da educação inclusiva e para a construção de escolas inclusivas (Alves, 2019) com impacto na educação pré-escolar, no ensino básico e no ensino secundário, uma realidade reconhecida internacionalmente (OCDE, 2022; All Means All, 2018).