Escola Superior de Educação e Comunicação
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- 1ª Jornadas do Teatro do Oprimido, 13 e 14 de abril 2017Publication . Baião, Ana; Alves, Paulo; Correia, Raquel AlmeidaAs I Jornadas do Teatro do Oprimido nos dias 13 e 14 de abril, na Escola Superior de Educação e Comunicação, têm como objetivo a divulgação, a difusão, a partilha e a reflexão desta poética teatral, que produz: participação através de um diálogo horizontal entre pessoas, independentemente da sua raça, género, credo, classe, orientação sexual; consciencialização de um sentido crítico face ao modo como se aceita e se conhece o mundo; valorização das várias vozes e suas histórias de vida como conhecimento; intenção na tensão que promove entre minorias e maiorias e modos alternativos de se ser em sociedade; questionação de um status quo que transgride cânones sociais, culturais, educativos, teatrais e económicos. Com estas Jornadas pretendemos congregar pessoas diferentes, de diversas valências sociais, de diferentes zonas do país e fora de portas também, num debate enriquecedor sobre experiências em Teatro do Oprimido como (trans)formador de pessoas que procuram acima de tudo um mundo mais justo e equitativo. O Teatro do Oprimido foi criado por Augusto Boal em países da América Latina em 1971 aquando do seu exílio. Em 1978 fixou-se em Paris e fundou o Centro de Teatro do Oprimido (CTO)- Paris. O Teatro do Oprimido existe há 46 anos espalhado pelos cinco continentes e segundo o CTO – Rio é praticado em mais de setenta países.
- O 5º retiro doutoral em média-arte digitalPublication . Marcos, Adérito Fernandes; Tavares, Mirian; Silva, Bruno Mendes da5º Retiro Doutoral dos estudantes, professores e amigos do Doutoramento em Média-Arte Digital (DMAD) acontece em Faro, onde está localizada a sede da Universidade do Algarve, uma das promotoras do programa doutoral. Retiro, derivado do Latim - retirare, “puxar, tirar”, formado por re-, “para trás”, mais tirare, “puxar” assume muitos sentidos na língua portuguesa. O mais corrente, associado a contextos religiosos, define retiro como um período de afastamento da vida ativa, consagrado à meditação religiosa, ao recolhimento e à oração. Retiro significa ainda refúgio, remanso, solidão. É um movimento, como indica a origem latina da palavra, de tirar algo, ou alguém, de determinado sítio. Ora, retirar-se pode ser também um movimento interno, fechar-se dentro de si para fugir aos barulhos do quotidiano em busca, eventualmente, de alguma paz.
- À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológicaPublication . Ribeiro, Andreia Osório; Horta, Maria Helena Martins da CruzO Relatório de investigação de Prática de Ensino Supervisionada (PES) intitula-se «À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica», realizado no âmbito da unidade curricular de PES, no ano letivo de 2016/2017. O estudo foi praticado numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), em Loulé, com um grupo de crianças de 4 anos de idade, cuja capacidade de identificação da palavra não estava corretamente desenvolvida. A capacidade acima referida revela-se de extrema importância para o desenvolvimento das linguagens oral e escrita da criança, e que deverá ser cuidada ainda antes das posteriores competências ao nível da consciência fonológica. Assim, colocámos a seguinte questão de pesquisa: «A exploração de frases e palavras contribuirá para o desenvolvimento da consciência da palavra em crianças de 4 anos?». A partir desta questão, definimos como objetivos do estudo: avaliar se a utilização do conjunto de frases e de palavras desenvolverá a consciência da palavra e, consequentemente, promover o desenvolvimento da consciência da palavra. Neste estudo optámos por um design de investigação-ação, uma vez que procuramos averiguar as consequências após a implementação de uma sequência de atividades com as crianças. A metodologia assume-se quantitativa, já que atribuímos uma pontuação às respostas das crianças, que melhor nos ajudaram a registar os resultados obtidos. Os principais resultados revelaram uma evolução em todas as crianças ao longo do processo, no que à consciência da palavra diz respeito. O estudo permitiu-nos, ainda, refletir sobre a importância da nossa intervenção, já que proporcionamos a aquisição de uma capacidade essencial no desenvolvimento das crianças, que influenciará a posterior aquisição da leitura e da escrita.
- À descoberta das palavras: promoção da consciência da palavra num grupo de 4 e 5 anosPublication . Rodrigues, Inês Gonçalves de Oliveira; Horta, Maria Helena Martins da Cruz; Rodrigues, Susana Filipa ViegasO presente estudo, que foi realizado no âmbito da unidade de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, no ano letivo 2018/2019, decorreu numa instituição pública em contexto de jardim de infância em Almancil, no concelho de Loulé, subordinado ao tema “À descoberta das palavras: promoção da consciência da palavra num grupo de 4 e 5 anos”. No grupo observou-se que a maioria das crianças demonstrava não saber identificar uma frase e as palavras que a constituíam, o que despertou a atenção e justificou a pertinência de promover jogos lúdicos sobre a consciência da palavra, com a finalidade de ir ao encontro dos interesses e necessidades das crianças. A investigação decorreu com um grupo de onze crianças, que se iniciou com uma avaliação inicial e, posteriormente, realizaram-se situações de aprendizagem que envolviam todo o grupo de crianças e que promoviam a consciência da palavra e estimulavam a tarefa de segmentação de palavras. Por fim, efetuou-se a avaliação final com as onze crianças participantes. A metodologia do estudo é de cariz quantitativo bem como o seu tratamento de dados, contudo, recorreu-se a instrumentos de recolha de informação de cariz qualitativo, como foi o caso da observação participante e das notas de campo, para um melhor complemento da informação recolhida. A análise dos dados recolhidos revelou que houve uma evolução nas crianças da avaliação inicial para a final, revelando que os jogos realizados na intervenção pedagógica promoveram e estimularam o interesse e o gosto pela consciência da palavra.
- À descoberta do Ártico no jardim de infância: o contributo dos materiais naturais e do quotidiano na aprendizagem das criançasPublication . Santos, Joana Filipa Silva; Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha DionísioO nosso planeta Terra, assim como a mãe Natureza estão vivos, em expansão e em constante evolução pelo Universo. Se olharmos com outra perspetiva para o nosso planeta e para tudo o que ele abarca, podemos vislumbrar a Terra como uma gigante máquina biológica que viaja pelo Infinito, ou seja, é como se de um “meio de transporte” se tratasse, permitindo-nos viajar pelo cosmos, mas também evoluir como seres humanos, pela simples razão de existirmos Nela. Importa, portanto, dar a conhecer e sensibilizar as crianças sobre as diversas formas de vida existentes na Terra, assim como, enfatizar a relevância de a preservar, estimando os seus recursos naturais. O estudo pretendeu compreender de que forma as aprendizagens das crianças de três a seis anos de idade poderão ser enriquecidas com a introdução de materiais naturais e do quotidiano na descoberta do Ártico. Ambicionou-se, também, averiguar de que modo as Artes Visuais, como técnicas e estratégias de exploração, poderão contribuir para ampliar os seus conhecimentos. Neste sentido, foi escolhido pelas crianças o gelado Ártico como zona a explorar, por ser uma região que lhes suscitou interesse em conhecer e descobrir. Foram investigadas as suas caraterísticas geográficas, alguns aspetos populacionais e culturais e abordados alguns animais polares. Para este efeito, utilizou-se uma metodologia de caráter qualitativo centrada no estudo de caso e, para tal, recorreu-se a diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados, tais como: a observação participante, as notas de campo, o inquérito por entrevista e os registos multimédia. No que respeita aos resultados, não foi possível chegar a uma conclusão concreta, mas a possíveis deduções com base no desenvolvimento do tema do projeto investigativo, devido ao encerramento das instituições, consequente da atual situação de pandemia. Estas deduções foram fruto da análise e reflexão de diversos elementos, tais como os comportamentos, as reações, as atitudes, os comentários, as brincadeiras, as produções, mas, sobretudo os diálogos e os debates entre as crianças.
- A educação de adultos em Portugal e os traços da política global em tempos de austeridadePublication . Barros, RosannaIn this article we make a reflection around conjectural conditions and supranational influences that allowed the emergence in Portugal of a new adult education and training (EFA). A discussion of the two national political programmes that stablish the XXI EFA agenda is made, mainly the i) Programa de Acao S@ber+: Programa para o Desenvolvimento e Expansao da Educacao e Formacao de Adultos, 1999-2006; and the ii) Programa (ou Iniciativa) Novas Oportunidades, 2006-2012. In both political frameworks the experiential learning is valued, and recognition of prior learning represents the basis for the EFA system. We argue this represents a step forward in terms of social justice since the adult population in this Country is low qualified but mainly sub certified in front of the experiential knowledge they have. We critical analyse, as well, the impact of the hegemonic political global paradigm of politics for statistics on the development of EFA, as far as the essence of the field is hardly compatible with the instrumental training of human resources. Finally we discuss recent evolutions of the new neoliberal governance that creates and imposes several austerities from the impact it had on the Portuguese EFA case.
- A matemática e a resolução de problemas por crianças de 4 anosPublication . Gomes, Carina; Horta, Helena; Veia, Luciano; Simões, Helena RalhaO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada, do mestrado em educação pré-escolar, no ano lectivo de 2010/2011, da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, foi elaborado em contexto de jardim de infância. Inclui um estudo com incidência na área da Matemática, particularmente na resolução de problemas com crianças de quatro anos de idade. A investigação teve como objectivo compreender os processos utilizados pelas crianças na resolução de problemas e as dificultadas por eles sentidas. Foi adoptada uma metodologia de natureza qualitativa na modalidade de observação participante. Desenvolveram-se várias experiências de resolução de problemas, tendo revelado que, para as situações propostas, as crianças recorreram com frequência a processos de contagem, usando os objectos ou os dedos. As dificuldades reveladas relacionam-se com o cálculo mental, pois somente são capazes de resolver os problemas quando visualizam os objectos. Outra dificuldade relaciona-se com problemas de subtracção, nomeadamente com o sentido de tornar igual (completar)
- A(s) realidade(s) do educador social no AlgarvePublication . Ricardo, Rute; Almeida, António Fragoso deTendo em conta o modelo atual de trabalho, não se pode falar de um trabalho para toda a vida, de trajetórias profissionais lineares ou do conceito de carreira profissional. A desestruturação do modelo de trabalho trouxe problemas sociais associados, como o aumento do desemprego, a diminuição da proteção institucional e dos direitos sociais. A Educação Social surge enquanto formação profissional que procura responder às problemáticas sociais existentes. A educação social tem como principal objetivo a integração total do indivíduo. A identidade do educador social é marcada pela sua polivalência. Com esta investigação pretendeu-se estudar quais as principais caraterísticas da profissão do educador social nos vários contextos existentes, na região do Algarve. Esta é uma investigação de caráter qualitativo. Com a metodologia utilizada pretendeu-se recolher e analisar informações sobre vários temas inerentes à profissão, como o percurso académico e a situação profissional dos educadores, e numa fase posterior, desenvolver os temas considerados pertinentes para a nossa investigação. Os resultados obtidos mostram que a educação social é uma profissão que se revela importante. É possível concluir que os educadores são jovens, que possuem características pessoais e profissionais próprias e que se encontram satisfeitos com a sua licenciatura e a sua profissão. Na nossa investigação também se revelam essenciais questões como a relação formação/mundo do trabalho, a formação contínua dos educadores e a importância do terceiro setor e das suas organizações. Por último, a entidade formadora apresenta um papel fulcral na preparação destes profissionais; é a principal responsável pela criação de uma ligação entre os indivíduos e o mundo de trabalho. A partir das conclusões da investigação foi possível traçar algumas recomendações que consideramos importantes para a melhoria desta profissão.
- A abordagem à escrita na educação pré-escolar: que práticas se desenvolvem?Publication . Horta, Maria HelenaEstudos desenvolvidos por diferentes especialistas revelam que a confrontação tardia da criança com a linguagem escrita (com intencionalidade educativa subjacente) é tida como a principal responsável pelo insucesso na aprendizagem e no desenvolvimento das competências linguísticas. No entanto, vários factores têm contribuído para dificultar o processo de combate a este insucesso, especialmente as questões que se prendem com a definição clara do papel do educador neste domínio, as representações dos agentes educativos envolvidos e o modo como os contextos se têm organizado. Preocupados com este processo e dada a nossa acção no campo da formação dos educadores de infância, desenvolvemos um estudo de natureza essencialmente qualitativa, que se constituiu como a nossa dissertação de mestrado, em que procurámos identificar e compreender as representações das vinte e oito educadoras de infância cooperantes da Prática Pedagógica I, do 3.º ano da Licenciatura em Educação de Infância da Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve, no ano lectivo de 2004/2005, face à abordagem à escrita na educação pré-escolar. Foi igualmente nosso objectivo identificar algumas das actividades desenvolvidas pelas educadoras cooperantes que possam favorecer o desenvolvimento das concepções sobre a escrita em crianças em idade pré-escolar, bem como os benefícios que estas educadoras perspectivam sobre a abordagem à escrita no que às crianças deste nível etário diz respeito, e, ainda, compreender se a sua posição relativamente à importância que atribuem à apropriação da escrita pelas crianças se modificou após a publicação das Orientações Curriculares. Em síntese, o estudo, que nesta comunicação apresentaremos alguns dos aspectos mais significativos, permitiu-nos constatar que, nas práticas das educadoras, se encontra ainda muito enraizada a necessidade do desenvolvimento de “pré-requisitos” na abordagem à escrita e que as mesmas consideram o desenvolvimento deste domínio como uma competência a ser desenvolvida (essencialmente) no 1.º ciclo do Ensino Básico.
- Abordagem aos números decimais e suas operações: a importância de uma “eficaz navegação” entre representaçõesPublication . Ribeiro, Carlos MiguelEste artigo foca alguns aspectos e ideias de tarefas a serem exploradas com os alunos relativamente à multiplicação de números decimais, discutindo o conhecimento matemático para o ensino subjacente à preparação e à aplicação de tais tarefas. Discutem-se algumas representações dessa multiplicação e a importância de um rico e fundamentado conhecimento matemático para o ensino como promotor de um conhecimento matemático com significado, por parte dos alunos, por via de uma eficaz navegação entre representações. A escolha das representações pretende, aqui, tornar também evidente o motivo pelo qual, ao multiplicar dois números decimais, o número de casas decimais do produto é a soma dos factores. O texto tem por base um trabalho colaborativo desenvolvido ao longo dos últimos anos com professores do 1º ciclo do ensino básico (alunos com idade entre seis e nove anos), tendo como ponto de partida as discussões ocorridas ali, as reflexões subjacentes e as maiores dificuldades sentidas tanto pelos alunos, como pelos próprios professores. É de salientar que o facto de se abordarem conjuntamente representações dos números em decimais e fraccionários possibilita que os alunos se consciencializem de diferentes representações para um mesmo valor, o mesmo ocorrendo quando se utilizam diversas quantidades como unidades discretas, ou distintos tipos de unidades. Apenas se o professor for detentor de um sustentado conhecimento matemático para o ensino ele poderá recorrer a essas distintas representações de maneira construtiva e de modo a que tenham significado para os alunos.