Escola Superior de Educação e Comunicação
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- The heretical pedagogy of Luis BuñuelPublication . Reia-Baptista, VítorThe scope of this study is not to present the rich biographical aspects that could support the former statements, since this task has already been done by many authors including Buñuel himself, but rather to analyze the pedagogical value of his work, which, I believe, is the most important characteristic of the Buñuelian cinema, giving him a unique place in the history of cinematographic creation
- Música tradicional no Algarve: abordagem e análise comparativaPublication . Raimundo, Helder Faustino; Vieira, DanielA partir da experiência acumulada ao longo de uma dezena de anos, na recolha de lições de música tradicional em vários concelhos do Algarve, reflecte-se a sua importância no contexto da etnomusicologia e do folclore do país.
- O impacto do romanceiro do Algarve no contexto português e peninsularPublication . Raimundo, Helder FaustinoTendo como base o Projecto de Recolha de Literatura Oral Tradicional no Algarve, em particular o registo de espécimes do romanceiro tradicional, salienta-se a presença na nossa região de antigas e valiosas versões ditas e cantadas, apresentando-se alguns exemplos/tipo.
- A música, a dança e o traje tradicionais: práticas significantes no concelho de LouléPublication . Raimundo, Helder Faustino; Vieira, DanielA recolha e investigação etnográfica que desenvolvemos há cerca de 11 anos, no Algarve e nomeadamente no concelho de Loulé, prova-nos a existência de um conjunto de práticas significantes, ligadas a ciclos de vida rurais e arcaizantes.
- A utilização de computadores no ensino básico 1º ciclo (implicações no processo de interacção/comunicação)Publication . Farinha, JoséÉ hoje claro que a educação, especialmente na sua vertente do saber, isto é da posse e controle da informação, sempre foi e continua a ser cada vez mais uma das maiores fontes de poder em termos sociais. A informática5 ao possibilitar o armazenamento e gestão de quantidades gigantescas de informação veio complicar esta questão ao tornar aparente a distinção entre conhecimento e informação. Com efeito, à medida que a informação disponível aumenta assustadoramente o poder e capacidade de funcionamento nas complexas sociedades contemporâneas não está já dependente da detenção da informação, mas da possibilidade de manipular essa informação de tal forma que dela se possa retirar, o mais rápida e adequadamente possível, o conhecimento de que necessitamos num determinado momento. É aqui que os meios informáticos encontram o seu campo privilegiado de utilização.
- "Os outros Saxões": imagens da Alemanha na literatura popular eduardianaPublication . Lopes, António; Furtado, FilipeSe se quiser determinar os contornos do relacionamento (por vezes fricativo) da Grã-Bretanha com o continente, impõe-se ao estudioso da sua cultura, como uma das tarefas mais prementes, procurar deslindar as raízes de tal desconfiança insular no seio da história contemporânea. A nação alemã tem sido, de todas as potências continentais, não só aquele interlocutor com o qual esse relacionamento se tem revelado o mais polémico, mas também a que mais marcou a experiência e o imaginário do povo britânico desde o início do século. As rêveries de Guilherme II e de Adolf Hitler constituiram, indubitavelmente, a mais dura prova à política externa de Londres e o mais terrível pesadelo para a consciência colectiva. Não deixa, pois, de ser pertinente analisar de que modo a Grã-Bretanha aprendeu a lidar com a constante ameaça alemã ao seu espaço fisico e social. É nesse contexto que ganha sentido um olhar sobre a literatura popular eduardiana enquanto instrumento ideológico privilegiado para a diwlgação e consolidação das representações do poder (e do não-poder) junto das massas. Na realidade, vários foram os escritores, mormente os de ficção, que procuraram alertar o leitor quanto ao perigo para a supremacia britânica advindo da constante pressão política, militar e económica exercida pelo crescente imperio alemão. Isso tornou-se particularmente visível em subgéneros que, de uma forma mais ou menos explícita, espelhavam as tensões políticas do momento: o spy thriller, cuja acção tinha lugar nos bastidores da política internacional e à margem dos grandes centros de decisão (aqui representado pelo texto seminal de Erskine Childers, The Riddle of the Sands [1903] e, ainda, por The Thirty-nine Steps [1915] de John Buchan); a invasion novel, onde o próprio territorio nacional era tornado vítima da voragem alienígena (The Invasion of England [1906] de William Le Queux e The War in the Air [1908] de H. G. Wells); e a occupation novel, onde se imaginavam cenários de uma vivência a meias com o inimigo opressor (e o caso da singular narrativa de Saki, When William Came [1913]). Também a adventure novel, apesar de a alimentar uma postura muito mais agressiva face ao “outro”, possui imanentes um quadro de valores e um conjunto de representações do alemão que não podem ser de todo relegados para segundo plano. Os dois textos de Anthony Hope - The Prisioner of Zenda e Rupert of Hentzau - são disso casos significativos. Uma vez que foram escritos um pouco antes das crises internacionais que grassaram ao longo da primeira década do século (em 1894 e 1898, respectivamente), apresentam em termos gerais a figura do alemão a uma luz algo mais favorável do que a dos textos produzidos posteriormente. A sua inclusão no corpus justifica-se porquanto lhes está subjacente um desejo de identificação, senão mesmo de fusão, com o povo alemão que não mais se manifestaria na literatura popular ulterior. As narrativas de Hope encontram-se informadas, ainda que subliminarmente, da busca de uma ancestralidade comum a ambos os povos, de uma consanguinidade que os tornaria, inconscientemente embora, cúmplices na conquista do poder na Europa e no mundo.
- A resolução de problemas, o raciocínio e a comunicação no primeiro ciclo do ensino básico: três estudos de casoPublication . Veia, Luciano; Ponte, João Pedro daEste trabalho pretende estudar as concepções e práticas de três professores do primeiro ciclo do ensino básico, pertencentes a três gerações diferentes, acerca da resolução de problemas, raciocínio e comunicação. Para isso procura dar resposta às seguintes questões: (1) Como encaram e como valorizam os professores a resolução de problemas, o raciocínio e a comunicação, como concretizam estas orientações curriculares na prática profissional e que dificuldades eventualmente sentem neste domínio? (2) Que factores relativos à sua atitude perante a profissão, à sua relação com a Matemática e à sua visão da aprendizagem os influenciam mais directamente e explicam o seu posicionamento? Nesta investigação utilizou-se uma metodologia de características qualitativas na variante de estudo de caso em que a recolha de dados se baseou em entrevistas, na observação directa de um conjunto de aulas de cada professor e na análise documental. A resolução de problemas é entendida pelos três professores como uma actividade que contribui para o desenvolvimento do raciocínio, possibilitando também o tratamento dos diferentes conceitos. No entanto, esta actividade não ocupa o mesmo lugar nas suas práticas. Para uma das professoras a resolução de problemas constitui a actividade fundamental nas suas aulas, existindo a preocupação de atender às vivências dos alunos e aos processos por eles utilizados durante o processo de resolução. Os outros dois professores revelaram possuir um reduzido conhecimento sobre esta actividade, atribuindo pouca importância ao processo de resolução, privilegiando essencialmente o seu papel como forma de aplicar os conceitos previamente ensinados. Para os três professores a exploração de actividades desafiadoras e não rotineiras é a estratégia adequada para o desenvolvimento da capacidade de raciocínio. Uma professora valoriza os passos seguidos pelos seus alunos, solicitando que estes explicitem os seus raciocínios. Os outros dois professores revelam dificuldades em propor actividades com estas características e em acompanhar os raciocínios utilizados pelos alunos. Em algumas ocasiões, as situações de sala de aula são geridas de modo que os problemas sejam resolvidos de acordo com a estratégia do professor. No que se refere à comunicação na sala de aula uma das professoras dá grande relevo à discussão, promovendo a negociação como forma de se chegar a consenso. Os dois professores mais jovens, embora considerem que a discussão constitui um excelente meio para ligar a Matemática à Língua Portuguesa e promover o confronto de ideias, revelaram dificuldade em gerir a discussão na sala de aula e em muitos casos limitaram-se a promover um diálogo professor-aluno. A relação com a Matemática parece influenciar positiva e negativamente a forma como os professores exploram as diferentes situações na sala de aula. Uma das professoras apresenta uma visão da aprendizagem centrada no aluno, organizando as suas práticas em função dos seus interesses e considerando-o o principal dinamizador das actividades. Para os outros dois professores, as actividades dos alunos realizam-se na sequência de propostas do professor a quem cabe o papel central na dinamização da sala de aula. Estes professores manifestam também que a sua principal preocupação se relaciona com o cumprimento do programa. Quanto à atitude perante a profissão, uma das professoras não mostra um grande envolvimento, apontando como razões a sua curta experiência, a reduzida formação e a falta de colaboração das colegas, preparando as suas aulas a partir de situações que retira dos manuais. Outro professor manifesta alguma desilusão perante a profissão, por considerar que o seu trabalho não é reconhecido pela sociedade, não mostrando grande interesse em introduzir alterações na sua prática lectiva. Finalmente, a professora cujas posições estão mais concordantes com as novas orientações curriculares vive a profissão numa atitude de permanente formação, envolvendo-se em diversas actividades, com reflexos positivos na sua prática pedagógica.
- A resolução de problemas, o raciocínio e a comunicação matemática no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Veia, LucianoA comunicação aborda o caso dum professor do 1.º ciclo do ensino básico (Francisco) inserido numa investigação mais ampla em que se pretendeu estudar as concepções e práticas dos professores do 1.º ciclo do ensino básico relativamente à resolução de problemas, raciocínio e comunicação matemática. O estudo segue uma metodologia de investigação de natureza interpretativa e abordagem qualitativa na modalidade de estudo de caso. Francisco apresenta algumas preocupações de carácter metodológico relativamente ao ensino e aprendizagem da Matemática defendendo a importância do papel do professor em assegurar o acompanhamento do trabalho dos alunos de forma a compreender o problema. As situações propostas pelo Francisco na sala de aula assumem características problemáticas embora revele sentir algumas dificuldades na sua exploração. Para o Francisco, raciocínio e técnicas, estão a par, não privilegia mais uma do que outra. Reconhece que não tem insistido para que os seus alunos falem e escrevam sobre Matemática embora se preocupe em desenvolver uma boa comunicação na sala de aula.
- Qual é o problema?Publication . Veia, LucianoEste artigo refere um episódio de sala de aula de uma turma do 4º ano de escolaridade, onde a resolução de problemas ocupa um papel central, permitindo um grande envolvimento dos alunos com o objectivo de desenvolver as capacidades de raciocínio e de resolução de problemas.
- Actividades experimentais em electricidade no ensino secundário e a aprendizagem dos alunos para a literacia científicaPublication . Mestre, Norberto José; Fonseca, Jesuína; Conboy, JosephA investigação em ciências tem evidenciado a importância do uso de actividades experimentais em ciências como um factor decisivo da aprendizagem significativa dos alunos. No entanto, não existem ainda estudos suficientes que indiquem sob que formas é O trabalho experimental mais eficaz na promoção de tais aprendizagens. Tendo em vista contribuir para a construção de um corpo de conhecimentos nesse domínio, bem como, simultaneamente, desenvolver, em alunos do décimo ano de escolaridade, a literacia científica na área específica da Electricidade e nos seus professores, competências de ensino da mesma, realizou-se um estudo no qual se compararam os efeitos de duas metodologias envolvendo actividades experimentais, um de demonstração pelo professor, e outra de investigação em grupo pelos alunos. O estudo enquadrou-se num modelo que combina, por um lado, a investigação-acção, com formação reflexiva de dois professores e acompanhamento cooperativo das acções dos mesmos, e, por outro, a investigação quasi-experimental, com dois grupos de alunos e medidas antes e após a intervenção lectiva.