UAlg
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer UAlg por Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) "09:Indústria, Inovação e Infraestruturas"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
- Documentos das provas de agregação de Hugo Emanuel dos Reis Sales da Cruz Pinto. Titulo da Lição: Resiliência da inovação: uma abordagem multinívelPublication . Pinto, HugoRelatório submetido para obtenção do título de Agregado em Ciências Económicas e Empresariais - especialidade em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, em conformidade com os Decreto-Lei n.º 64/2023, de 31 de julho, Decreto-Lei n.º 239/2007, de 19 de junho, e nos termos da alínea c), iii), do art.º 4.º do Regulamento n.º 502/2024 da Universidade do Algarve. Esta lição consolida mais de uma década de investigação sobre a dinâmica da inovação em sistemas adaptativos complexos, introduzindo o conceito de "resiliência da inovação". Este conceito analisa como os sistemas de inovação se adaptam a impactos socioeconómicos, mudanças institucionais e colapsos industriais. A abordagem proposta conecta níveis macro (variedades de capitalismo), meso (redes regionais) e micro (atores de inovação), integrando métodos quantitativos (econometria e análise de redes) e qualitativos (entrevistas). A lição reflete sobre a importância da inovação no desenvolvimento regional, a concentração de atividades económicas, a capacidade de adaptação dos territórios a choques externos e falhas sistémicas.
- Documentos das provas de agregação de Ilídio Tomás Lopes. Titulo da Lição: Autocontrolo e regulação bancária: as aprendizagens da última décadaPublication . Lopes, Ilídio TomásO presente resumo enquadra-se no cumprimento do previsto na alínea iii) do n.º 3 do Artigo 2.º do “Regulamento de atribuição do Título Académico de Agregado da Universidade do Algarve”, nomeadamente a apresentação de “Sumário pormenorizado do seminário ou lição sobre um tema no âmbito do ramo do conhecimento ou especialidade em que são prestadas as provas, e sua discussão”. A escolha de uma lição sobre o tema geral “Autocontrolo e Regulação Bancária: as aprendizagens da última década” prende-se com a experiência recente em órgãos de fiscalização no setor financeiro e com o facto de ser docente e coordenador da unidade curricular de “Contabilidade Bancária” na “Pós-graduação em Economia e Regulação de Instituições Financeiras”, do “IPPS – Instituto de Políticas Públicas e Socias”, entidade participada do “ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa”.
- Documentos das provas de agregação de João Carlos Serafim Varela. Titulo da Lição: Novas perspetivas sobre a Árvore da Vida: As grandes linhagens evolutivas de Eucariontes UnicelularesPublication . Varela, JoãoNo presente documento, apresenta-se o sumário pormenorizado da lição a que se refere a alínea c) do artigo 5º Decreto-Lei nº 239/2007 de 19 de junho para apreciação na prestação de provas para a atribuição do título de Agregado. Esta lição insere-se no ramo de conhecimento de Ciências Biotecnológicas da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade do Algarve. O desenvolvimento de qualquer projeto biotecnológico deverá se apoiar em bases biológicas sólidas. A biotecnologia de microalgas não é diferente, necessitando de uma estreita interação entre a biologia (molecular), bioquímica e diversas tecnologias para implementar as aplicações desejadas pela indústria e respetivos clientes. Porém, “microalga” é um termo de conveniência que não respeita os grandes grupos (megagrupos) que nos são dados pelo estudo da biologia evolutiva. Por conseguinte, esta lição não se cingirá apenas a eucariontes fotossintéticos, ou seja, às referidas “microalgas”, mas antes focar-se-á nos principais megagrupos de eucariontes que, em geral, são microscópicos e unicelulares, tendo várias linhagens adquirido a capacidade fotossintética por processos de endossimbiose e/ou cleptoplastia. Nesta lição serão referidos e discutidos os recentes desenvolvimentos da biologia molecular e bioquímica que têm permitido a sua aplicação na elucidação dos grandes grupos de eucariontes unicelulares através da inferência filogenética a nível não só de conjuntos de dados cada vez maiores (que incluem matrizes com mais de 150 genes), como também da comparação a nível genómico. Assim, nesta lição pretende-se dar uma perspetiva histórica dos sistemas de classificação, especialmente da dita “árvore da vida dos eucariontes”. Parte-se desde a classificação dicotómica de Lineu até à atual árvore da vida pelos estudos mais recentes a nível da filogenia e filogenómica pelos grupos de investigação de Patrick Keeling, Alastair Simpson e Fabien Burki. Finalmente, termina-se com a explicação da importância deste conhecimento e como este pode ser aplicado na biotecnologia de microalgas.
