Faculdade de Economia
Permanent URI for this community
News
a definir... (FE)
http://www.fe.ualg.pt/
Browse
Browsing Faculdade de Economia by Subject "1.º ciclo do ensino básico"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Promoção da fluência de leitura: descrição de uma intervenção pedagógica numa turma de 1.º Ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Mendonça, Sara Cristina Machinho; Sequeira, Teresa Cosmo Domingos MalóPromover a fluência da leitura torna-se um desafio numa fase inicial, designadamente no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta fase da aprendizagem formal, seguindo metodologias de análise e síntese, os alunos reconhecem as letras e associam os sons, leem sílabas no sentido da leitura integral das palavras e textos. Para que o processo de decifração decorra de forma regular, é fundamental promover estratégias que visem o desenvolvimento da fluência da leitura. Este estudo teve como objetivo compreender e promover o desenvolvimento da fluência da leitura de uma turma de 1.º ano de escolaridade no 1.º Ciclo do Ensino Básico, partindo-se da questão: De que forma o treino da leitura contribui para a promoção da fluência da leitura? Para tal, foi utilizada uma metodologia de âmbito qualitativo num estudo que contou com a participação de 15 alunos e da docente cooperante. Foram aplicados instrumentos de recolha de dados, tais como: a observação participante, os registos de gravação áudio e a entrevista semiestruturada à docente titular em registo de áudio. Na intervenção pedagógica, que decorreu durante quatro semanas, desenvolveram-se nove sessões de modo a promover o treino da fluência da leitura dos alunos, focando-se nove casos de leitura. Comparando os dados obtidos na fase de avaliação de diagnóstico com aqueles recolhidos durante a fase de avaliação final, verifica-se que houve uma melhoria ao nível da fluência da leitura, embora pouco expressiva. Ainda assim, é possível concluir que a intervenção pedagógica realizada teve impacto no desenvolvimento da fluência da leitura dos alunos que participaram no estudo.
 
