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Browsing ISE1-Teses by Subject "Abordagem colaborativa"
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- O processo de tomada de decisão do plano de mobilidade sustentável de Faro de 2008Publication . Lemos, Elisabete Maria Rodrigues de; Pires Rosa, ManuelaO planeamento dos transportes e mobilidade constitui um instrumento do desenvolvimento sustentável sendo necessário para ocorrer uma utilização durável dos recursos naturais, intensificar a competitividade económica, melhorar a qualidade do ambiente e aumentar a coesão social e territorial. Neste sentido, a mobilidade sustentável é uma questão-chave. Em Portugal, a primeira geração de Planos de Mobilidade Sustentável surgiu com o Projeto Mobilidade Sustentável, desenvolvido entre 2006 e 2008, e coordenado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Foram realizados quarenta planos de mobilidade sustentável à escala municipal onde o de Faro se diferenciou pela incorporação de novos paradigmas de intervenção, focalizados nas pessoas, e no processo de tomada de decisão, que traduziu abordagens colaborativas, inovadoras na época. O presente documento tem por objetivo geral apresentar o Plano de Mobilidade Sustentável de Faro, desenvolvido em 2007-2008 pela Universidade do Algarve com o apoio da equipa técnica da Câmara Municipal de Faro, onde a Eng.ª Elisabete Maria Rodrigues de Lemos se integrava enquanto Chefe de Divisão de Ambiente, Energia e Mobilidade. Apresenta como objetivo específico o processo de tomada de decisão participada que foi desenvolvido. Das metodologias adotadas destaca-se o processo de participação pública (focalizada) onde ocorreu o envolvimento dos principais stakeholders locais através de quatro Fóruns de Participação Pública. Assim como, a experiência de co-design desenvolvida no ano letivo de 2007/08, pela equipa de investigadores e pelos alunos de Engenharia Civil da então Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Algarve. Neste processo ocorreu a interação com pessoas com deficiência visual, membros da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, num processo que influenciou o diagnóstico e as recomendações técnicas sobre infraestruturas pedonais acessíveis para todos. O contexto da sustentabilidade e o processo de participação pública levaram à perceção de que todo o sistema de transporte e de mobilidade devia ser planeado com uma abordagem holística que considerasse múltiplos modos de transporte e um urbanismo de proximidade. Ou seja, promoveu-se um novo paradigma de intervenção detentor de uma abordagem orientada para as pessoas procurando-se uma mobilidade sustentável e inclusiva.