Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Um dia na vida de crianças com menos de 3 anos: os meios digitais no quotidiano das famílias
    Publication . Jorge, Ana; Tomé, Vitor; Pacheco, Raquel
    O projeto europeu “Um dia na vida” debruça-se sobre uso de meios digitais por crianças com menos de três anos de idade, enquadrado por um interesse pelo consumo de media (digitais) por crianças e jovens, no seio da casa e da família (LIVINGSTONE, 2009), pela literacia digital (MARSH, 2005); e pelo desenvolvimento e aprendizagem na primeira infância (GILLEN et al., 2007). Nesta comunicação, focamos a metodologia e resultados preliminares do projeto em Portugal, que apontam para a diversidade de mediações dos pais e perceções sobre a utilização das tecnologias digitais por crianças muito novas.
  • Um dia na vida de 3 meninos portugueses com menos de 3 anos
    Publication . Pacheco, Raquel; Jorge, Ana; Tomé, Vitor; Stella, Claudia; Cameron, Catherine Anna
    Portugal conheceu na última década um desenvolvimento assinalável em termos de acesso à internet de banda larga e de posse de dispositivos de acesso à internet, devido ao programa governamental Plano Tecnológico, em diversas áreas, incluindo na educação, com o programa Magalhães e e-Escolas (Um Computador por Criança) (Pereira, 2013). Com a expansão do mercado das tecnologias dos media, e a sua apropriação por organizações e famílias, os usos tornaram-se mais frequentes e ubíquos, e a idade do primeiro acesso aos ecrãs cada vez menor: televisor ou smart TV, computador, smartphone, tábletes, consolas de jogos, e-readers difundiram-se pelos lares, muitas vezes associados precisamente aos mais novos, por se apresentarem intuitivos (Ponte et al., 2017; Marsh, 2014). O conhecimento destas práticas de experiência contextualizada é decisiva para que se compreendam as implicações ao nível da aprendizagem, das literacias, da mundivisão e na educação global das crianças (Sefton-Green et al., 2016).