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- Análise custo-benefício ex-ante dos investimentos em Scuts: o caso da Scut do Interior NortePublication . Pereira, Alfredo; Pereira, Rui; Andraz, Jorge MiguelA análise custo-benefício ex-ante do projecto de investimento na SCUT do Interior Norte aponta no sentido de este projecto demonstrar um valor financeiro e microeconómico muito positivo. Partindo da comparação de resultados entre cenários com e sem a existência da SCUT mostra-se que a além de ser financeiramente viável para o concessionário, a existência desta SCUT permite ganhos consideráveis em termos de redução dos tempos de viagem, de sinistralidade, e de impactes ambientais comparativamente com as vias alternativas. De acordo com a informação desponível calculamos que a taxa de rentabilidade interna financeira da SCUT para o concessionário é de 20,3%, correspondendo a um valor actual líquido de 458.880mil euros (a preços de 1998), enquanto a taxa interna de rentabilidademicroeconómicos é de 11,49%, correspondendo a um valor actual líquido de 573.182 mil euros (a preços de 1998).
- Análise custo-benefício ex-post dos Investimentos em Scuts: o caso da Scut das Beiras Litoral e AltaPublication . Pereira, Alfredo; Pereira, Rui; Andraz, Jorge MiguelA análise custo-benefício ex-post do projecto de investimento na SCUT das Beiras Litoral e Alta aponta no sentido de este projecto demonstrar um valor financeiro e microeconómico muito positivo. Partindo da comparação de resultados entre cenários com e sem a existência da SCUT mostra-se que a existência desta SCUT permite ganhos consideráveis em termos de redução dos tempos de viagem, de sinistralidade, e de impactes ambientais. De acordo com a informação desponível calculamos que a taxa de rentabilidade interna financeira da SCUT para o concessionário é de 10,4%, correspondendo a um valor actual líquido de 447.460 mil euros (a preços de 1998), enquanto a taxa interna de rentabilidade microeconómica é de 10,7%, correspondendo a um valor actual líquido de 746.125 mil euros (a preços de 1998). Relativamente aos resultados obtidos com a análise ex-ante, observa-se uma descida de 10,0% no valor actualizado líquido financeiro e uma descida de 1,57 pontos percentuais na correspondente taxa interna de rentabilidade. Ao nível económico, a variação é muito marginal. O valor actualizado líquido apresenta uma redução de 17,8%, a taxa interna de rentabilidade apresenta uma melhoria de 0,62 pontos percentuais e não se regista alteração do rácio benefício-custo.
- Análise custo-benefício ex-ante dos investimentos em Scuts: o caso da Scut da Beira InteriorPublication . Pereira, Alfredo; Pereira, Rui; Andraz, Jorge MiguelA análise custo-benefício ex-ante do projecto de investimento na SCUT da Beira Interior aponta no sentido de este projecto demonstrar um valor financeiro e microeconómico muito positivo. Partindo da comparação de resultados entre cenários com e sem a existência da SCUT mostra-se que a além de ser financeiramente viável para o concessionário, a existência desta SCUT permite ganhos consideráveis em termos de redução dos tempos de viagem, de sinistralidade, e de impactes ambientais comparativamente com as vias alternativas. De acordo com a informação desponível calculamos que a taxa de rentabilidade interna financeira da SCUT para o concessionário é de 14,5%, correspondendo a um valor actual líquido de 456.443 mil euros (a preços de 1998), enquanto a taxa interna de rentabilidade microeconómicos é de 22,40%, correspondendo a um valor actual líquido de 2.109.831 mil euros (a preços de 1998).