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Análise custo-benefício ex-post dos Investimentos em Scuts: o caso da Scut das Beiras Litoral e Alta

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A análise custo-benefício ex-post do projecto de investimento na SCUT das Beiras Litoral e Alta aponta no sentido de este projecto demonstrar um valor financeiro e microeconómico muito positivo. Partindo da comparação de resultados entre cenários com e sem a existência da SCUT mostra-se que a existência desta SCUT permite ganhos consideráveis em termos de redução dos tempos de viagem, de sinistralidade, e de impactes ambientais. De acordo com a informação desponível calculamos que a taxa de rentabilidade interna financeira da SCUT para o concessionário é de 10,4%, correspondendo a um valor actual líquido de 447.460 mil euros (a preços de 1998), enquanto a taxa interna de rentabilidade microeconómica é de 10,7%, correspondendo a um valor actual líquido de 746.125 mil euros (a preços de 1998). Relativamente aos resultados obtidos com a análise ex-ante, observa-se uma descida de 10,0% no valor actualizado líquido financeiro e uma descida de 1,57 pontos percentuais na correspondente taxa interna de rentabilidade. Ao nível económico, a variação é muito marginal. O valor actualizado líquido apresenta uma redução de 17,8%, a taxa interna de rentabilidade apresenta uma melhoria de 0,62 pontos percentuais e não se regista alteração do rácio benefício-custo.

Description

Relatório Final Versão Final Definitiva 3 de Fevereiro de 2010

Keywords

Custo-Benefício SCUT Beiras Litoral e Alta

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Publisher

Estradas de Portugal