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  • A acção pública do trabalho de formar no âmbito da iniciativa novas oportunidades: lógicas de acção, sentidos da medida e modos de apropriação localmente produzidos
    Publication . Martins, João
    Pretende-se com este artigo estimular a reflexão sociológica em torno dos modos de produção da acção pública na sociedade portuguesa a partir de uma investigação de doutoramento em curso sobre o programa de políticas públicas designado por Iniciativa Novas Oportunidades. São as lógicas de acção levadas a cabo pelos formadores de adultos e pelos técnicos de RVCC 21 e os sentidos que os mesmos atribuem à medida, no momento da sua implementação nos terrenos, aquilo que nos propomos compreender. A produção de sentidos em torno dos modos de produção e de apropriação da acção pública a partir deste analisador não segue assim as clássicas abordagens implementacionistas em que as políticas públicas são apreendidas analiticamente, numa visão a partir de cima centrada no aparelho do Estado, mas segue, pelo contrário, uma abordagem bottom-up, que orienta o seu olhar para a construção colectiva da acção pública. Seguiu-se, do ponto de vista metodológico, uma lógica de investigação qualitativa. A recolha dos dados teve como principal instrumento de suporte as entrevistas semi-estruturadas e a sua produção foi feita a partir da análise estrutural de conteúdos. Ao nível dos resultados da investigação sugere-se que a orientação do Estado, na fabricação da acção pública, se faz numa lógica procedimental e que os modos de produção da acção pública, ao nível da sua implementação, fabricam-se a partir de múltiplos actores que levam a cabo lógicas de acção múltiplas e por vezes de sentido contraditório.
  • Sentidos e modos de representação dos beneficiários da iniciativa Novas Oportunidades: entre e reparação de injustiças e a produção de injustiças
    Publication . Martins, João
    Com a presente comunicação pretende-se mobilizar os resultados empíricos de uma investigação de doutoramento em Sociologia, intitulada “Das Políticas Às Práticas De Educação De Adultos: Lógicas de Acção, Sentidos E Modos De Apropriação Localmente Produzidos” de modo a problematizar sociologicamente os sentidos e os modos de representação dos beneficiários da Iniciativa Novas Oportunidades a partir da perspectiva dos educadores que trabalham no programa. Do ponto de vista metodológico trata-se de um estudo multicasos de carácter qualitativo que aposta numa lógica de descoberta e no conhecimento em profundidade de uma medida de política pública que ganhou um relevo acrescido nos últimos anos na sociedade portuguesa. Do ponto de vista teórico o objecto em estudo foi conceptualizado a partir da intersecção entre uma sociologia política da acção pública e a sociologia da individuação, com centralidade analítica no conceito de prova. Os principais resultados da investigação permitem-nos dizer que, se por um lado, esta medida de política pública é percepcionada como reparadora de injustiças sociais uma vez que dá uma nova oportunidade educativa a indivíduos que foram afastados do sistema educativo devido a causas percepcionadas como exteriores à sua intervenção, por outro lado, a medida é encarada como produtora de injustiças sociais quando oferece novas oportunidades educativas a indivíduos que são percebidos nas representações dos técnicos como nada fazendo para as merecer.