Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Controlo de Sclerotinia homoeocarpa em relva com compostos orgânicosPublication . Coelho, Luísa; Dionísio, Lídia; Guerrero, Carlos; Reis, MárioOs relvados são suscetíveis a doenças causadas por fungos, sendo Sclerotinia homoeocarpa um dos que causa maiores prejuízos em muitos países. A compostagem permite a valorização e tratamento de resíduos orgânicos, originando compostos com aplicações agrícolas, nomeadamente para controlo de doenças causadas por patogénicos do solo. Produziram-se dois compostos, designados P1 e P2, por compostagem de resíduos agroindustriais, em pilhas com arejamento por reviramento. Desde o final da fase termofílica até ao final dos processos de compostagem recolheram-se amostras onde se isolaram e identificaram fungos presentes em ambos os compostos. Dos isolados, 26 apresentaram potencial antagonista, sendo 12 provenientes de P1 e 14 de P2. Realizaram-se ensaios in vitro, pelo método de confrontação direta, para avaliar a capacidade antagonista destes fungos para S. homoeocarpa. Doze dos isolados, dos géneros Trichoderma, Fusarium e Bionectria, impediram o crescimento de S. homoeocarpa, com taxas de inibição entre 52 e 68%. Os compostos obtidos foram também testados, in vivo, em relva (Agrostis stolonifera L.) cultivada em vaso. No cultivo em vaso, usando os compostos como substratos, verificou-se redução da área de relva afetada pela doença, principalmente em P2. Os compostos testados controlaram S. homoeocarpa tanto in vitro como em vaso destacando-se o composto P2.
- Trichoderma gamsii as a biological control agent of turfgrass diseasesPublication . Coelho, Luísa; Dionísio, Lídia; Bueno-Pallero, Francisco; Reis, Mário; Duarte, J.; Guerrero, CarlosGolf is a growing and economically important activity in Portugal with direct and indirect incomes respectively over 350 and 1.450 million of euros, corresponding nearly 1.25% of the Gross National Product. The correct maintenance of lawns in a sustainable manner is required. Sport lawns are quite susceptible to soil-borne diseases1 , which cause enormous economic losses, making environmental friendly disease control methods a practice to develop. The increasing interest regarding environment and public health protection have been increased the search for alternatives, leading researchers to seek strategies to reduce the use of synthetic products, such as fertilizers and pesticides2 . Also, the European legislation is directing the reduction of pesticides3 , facing itself towards more sustainable policies.
- Influência da aplicação de composto orgânico nas características do solo e no controlo biológico de nematodes em cenouraPublication . Coelho, Luísa; Reis, Mário; Bueno-Pallero, Francisco; Guerrero, Carlos; Gonçalves, MariaA aplicação de composto orgânico ao solo, para além das vantagens na fertilização já amplamente conhecidas, pode também ser uma solução para o controlo biológico de alguns inimigos das culturas. Este trabalho teve como objectivo estudar a influência da aplicação de um composto (Organical®), obtido a partir de lamas de ETAR, resíduos agrícolas, e de resíduos lenhosos como estruturante, nas propriedades químicas do solo e no controlo biológico de nematodes fitoparasitas, na cultura de cenoura, em solo ao ar livre, no período de outono – inverno.Num solo arenoso testaram-se 5 modalidades de fertilização: sem composto, e com incorporação do composto no solo entre 10 a 15 cm de profundidade, nas doses de 12,5; 25; 50 e 100 t.ha-1, em 3 blocos completos casualizados. Semeou-se cenoura (Daucus carota L.) ‘Nantes 5’, em linhas afastadas 20 cm. Após a emergência das plantas procedeu-se a um desbaste para obter a densidade de 6,25 plantas m-2. Quando as raízes maiores atingiram cerca de 15 cm, o que ocorreu 166 dias após a plantação, quantificou-se o crescimento e a produtividade das plantas e observaram-se as suas raízes para avaliar o nível de estrago causado por nematodes. Em cada bloco e modalidade, colheram-se amostras de solo, junto às raízes a cerca de 20 cm de profundidade, nas quais se determinou o teor de macro e micronutrientes, pH, condutividade eléctrica, matéria orgânica e metais pesados. Também se quantificaram e identificaram os nematodes presentes. No total, identificaram-se 25 géneros de nematodes, distribuídos por 3 grupos tróficos: bacteriofagos/saprofitas (BSN), fitofagos/fitotoparasitas (PPN) e predadores (PN). Verificou-se que o composto alterou a composição química do solo, aumentando significativamente a condutividade eléctrica, e o teor de potássio, fósforo e ferro, com o aumento da dose de composto. Observou-se que a diminuição dos estragos causados por nematodes estava directamente relacionada com a dose de incorporação de composto ao solo, tendo-se verificado também um aumento das populações dos nematodes BSN e PN com o aumento da dose de composto. Os resultados sugerem que a aplicação de composto ao solo poderá ser uma alternativa sustentável para controlar nematodes fitoparasitas na cultura da cenoura.
- Preparação de compostos para agricultura biológicaPublication . Ferreira, Jorge; Reis, Mário; Fernandes, Maria Mendes; Rosa, Armindo José Gonçalves; Oliveira, Paulo Miguel Gomes; Brito, João Manuel Carrasco de; Dionísio, Lídia; Guerrero, Carlos; Coelho, LuísaDurante o Projecto Agro 282 testou-se a compostagem de diferentes misturas de materiais de origem agrícola e agro industrial: resíduos hortícolas, palha de trigo, aparas de relva, laranjas de refugo e bagaço de azeitona. Procurou-se utilizar materiais de ocorrência vulgar na região, e por isso mais acessíveis aos agricultores, que contudo são comuns noutras regiões do país. A compostagem realizou-se em pilhas com reviramento mecânico e em pilhas com arejamento forçado. Para a preparação das pilhas empregaram-se equipamentos habituais em muitas explorações agrícolas. A moenda dos materiais mais grosseiros efectuou-se com um corta-forragem para milho, fixo, no qual se iam introduzindo os materiais a compostar, nas proporções adequadas. O reviramento realizou-se com um tractor agrícola com pá carregadora frontal. Numa das compostagens foi necessário uma trituração adicional do material em compostagem, para o que se usou um cultivador rotativo. O humedecimento do material durante a compostagem efectuou-se microaspersores, e com mangueira com ralo durante os reviramentos. A compostagem foi monitorizada, controlando-se a temperatura e algumas variáveis físico-químicas. Os compostos foram caracterizados no final do período de compostagem, isto é, após estabilização da sua temperatura.