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  • Projeto InLUT – Integração dos usos do solo e transportes em cidades de média dimensão. Relatório Final
    Publication . Alves, Rui; Bento, Ricardo; Vale, David; Pires Rosa, Manuela; Ramos, Luís; Bispo, Sérgio; Gameiro, Celeste; Madeira, Sara; Rodrigues, J. I.
    O presente documento corresponde ao relatório resultante da atividade científica desenvolvida no quadro do projeto de investigação PTDC/AUR-URB/111013/2009, intitulado Integração de usos do solo e transportes em cidades de média dimensão. O projeto teve como entidade proponente a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e como entidades participantes a Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa (FAUTL) e a Universidade do Algarve (UAlg), e teve o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) através do programa COMPETE. Nele foram integrados 4 casos de estudo de cidades médias portuguesas, Vila Real, Castelo Branco, Santarém e Faro, sobre as quais foi aplicada uma metodologia comum.
  • Ambiente construído e mobilidade em cidades de média dimensão
    Publication . Vale, David Sousa; Alves, Rui; Bento, Ricardo Jorge e Silva; Pires Rosa, Manuela; Pereira, Mauro F.
    A relação entre as características do ambiente construído e a mobilidade dos habitantes tem sido amplamente estudada. No entanto, a maioria desta investigação tem-se debruçado sobre contextos metropolitanos, e pouco se sabe sobre esta relação nas cidades de média dimensão, as quais possuem características de mobilidade muito próprias. Por um lado, a sua dimensão reduzida permite que grande parte das deslocações possa ser realizada a pé, mas por outro, o reduzido nível de tráfego e a fraca oferta de transportes públicos promovem as deslocações em veículo individual. Este artigo foca-se na relação entre características do ambiente construído e a mobilidade da população no contexto de cidades médias portuguesas, designadamente Castelo Branco, Faro, Santarém e Vila Real. Os dados resultam de um inquérito à mobilidade nas 4 cidades, com cerca de 4500 indivíduos, e de cálculos de indicadores para descrever as características do ambiente construído, designadamente a densidade, diversidade, design e acessibilidade. Os resultados das análises estatísticas reforçam a importância do ambiente construído como estímulo para uma mobilidade urbana mais sustentável.
  • InLUT – Integração dos usos do solo e transportes em cidades de média dimensão. Relatório Faro
    Publication . Alves, Rui; Vale, David; Bento, Ricardo; Pires Rosa, Manuela; Ramos, Luís; Sérgio, Bispo; Madeira, Sara; Rodrigues, J. I.; Gameiro, Celeste
    O presente relatório enquadra-se no projeto de investigação “ Integração entre usos do solo e transportes em cidades de média dimensão” (InLUT) e pretende apresentar informação que contribua para a caraterização sumária da cidade de Faro em diversos aspetos relacionados com a temática do projeto. A informação apresentada foi obtida no Censo da População e da Habitação de 2011 e no Sistema de Informação Geográfica da cidade de Faro e nos inquéritos realizados junto da população residente, ambos desenvolvidos no quadro do projeto.