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  • Corredor pedonal acessível para todos definido pela ACAPO na cidade de Faro
    Publication . Afonso, Joana; Pires Rosa, Manuela
    No âmbito da elaboração do Plano de Mobilidade Sustentável (PMS) de Faro, foi desencadeado pela autarquia e pela equipa técnico/científica da Universidade do Algarve (UAlg) um processo de participação pública que envolveu, entre outros agentes da comunidade, a Delegação do Algarve da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO). Esta entidade, entre os seus contributos, propôs tornar acessível um corredor pedonal, na cidade de Faro, entre a sede da ACAPO e a estação ferroviária, passando por diversos equipamentos sociais tais como: a estação rodoviária, a baixa comercial, um teatro municipal (Lethes), o mercado municipal/loja do cidadão, entre outros, numa extensão de cerca de 2 km. Pretende-se com a presente comunicação apresentar o processo inovador de participação da ACAPO e do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Algarve na concretização de um estudo prévio do corredor pedonal proposto, e o correspondente diagnóstico de barreiras urbanísticas e apresentação de soluções técnicas. O trabalho desenvolvido foi interactivo, envolvendo sistematicamente um grupo de munícipes com deficiência visual e os alunos do Curso de Engenharia Civil da Universidade do Algarve (disciplina de Estradas e Arruamentos) sob a coordenação da Dra. Joana Afonso (técnica de Orientação e Mobilidade da ACAPO) e da Doutora Manuela Rosa (docente da UAlg). Odiagnóstico das barreiras actualmente existentes, incidiu sobre: a ausência de um canal de circulação livre de obstáculos (em largura e em altura); a largura de passeios com dimensões inadequadas na maioria dos troços do percurso; a existência de mobiliário urbano desadequado e que põe em causa a segurança dos utilizadores; a falta de rebaixamento de lancis nas passagens de peões e a inexistência de passadeiras em algumas travessias da faixa de rodagem; a utilização abusiva do espaço afecto aos passeios por parte dos automobilistas, comerciantes e moradores; o mau estado dos pavimentos; entre outros. As soluções apresentas segundo o conceito e os princípios do design universal, estão enquadradas pelo decreto-lei n.º 163/06 de 8 de Agosto (que regulamenta a acessibilidade de espaços públicos, equipamento colectivos e edifícios públicos ehabitacionais) e tornam-se mais ambiciosas no que respeita às soluções propostas para responder às necessidades concretas dos peões com deficiência visual, nomeadamente ao nível da informação complementar sonora e táctil e da necessidade de melhorar os contrastes cromáticos em determinados pontos importantes, sendo, neste caso, apoiadas pelas boas práticas de outros países. Saliente-se que o estudo prévio foi publicado no Relatório de Propostas do PMS de Faroeposteriormente compilado numa ficha técnica do Manual de Boas Práticas para uma Mobilidade Sustentável da Agência Portuguesa do Ambiente. Existe um compromisso do Município de Faro para a execução do corredor pedonal proposto. Para além dos benefícios práticos para quem o utiliza, este corredor permitirá testar as boas práticas preconizadas no PMS, que serão avaliadas pelos próprios utilizadores, esperando-se uma elevada utilização, uma vez que será concebido de acordo com os princípios do Design Universal, garantindo a TODOS os cidadãos o direito ao acesso físico, à cidade e aos serviços associados.
  • Análise da acessibilidade de percursos culturais em Faro. Um contributo para a regeneração urbana e o turismo acessível
    Publication . Pires Rosa, Manuela; Landim, Isabel; Loureiro, Nuno de Santos
    O Turismo Acessível para Todos atende ao desenvolvimento de atividades de lazer e tempo livre por todo o tipo de pessoas, independentemente das suas condições físicas, sensoriais, sociais ou culturais. Acontece que na sociedade há um conjunto de barreiras físicas que limitam a atividade turística das pessoas com mobilidade reduzida, sobretudo as com deficiência. Os princípios do Design Universal devem incorporar-se no desenho urbano das cidades, na arquitetura dos edifícios, nos meios de transporte e nas tecnologias de informação e comunicação, de forma a promover a inclusão social e qualidade de vida de todos. Com esta comunicação pretende-se apresentar a análise e o diagnóstico das condições de acessibilidade universal da rede de percursos pedonais, de interesse cultural, localizada no Centro Histórico da cidade de Faro. Pretende averiguar-se se as suas características físicas respeitam as exigências do Regime Jurídico Nacional da Acessibilidade. O diagnóstico é concretizado através de um modelo de avaliação do grau de conformidade dos espaços considerando parâmetros de acessibilidade urbanística. A metodologia aplicada, através de um Sistema de Informação Geográfica, constitui um instrumento de apoio à decisão nos processos de regeneração urbana. Os resultados apontam para situações de inacessibilidade nos percursos culturais comprometendo os objetivos do turismo acessível e sustentável.
  • Análise da acessibilidade de percursos culturais em Faro. Um contributo para a regeneração urbana e o turismo acessível
    Publication . Pires Rosa, Manuela; Landim, Isabel; Loureiro, Nuno de Santos
    O Turismo Acessível para Todos atende ao desenvolvimento de atividades de lazer e tempo livre por todo o tipo de pessoas, independentemente das suas condições físicas, sensoriais, sociais ou culturais. Acontece que na sociedade há um conjunto de barreiras físicas que limitam a atividade turística das pessoas com mobilidade reduzida, sobretudo as com deficiência. Os princípios do Design Universal devem incorporar-se no desenho urbano das cidades, na arquitetura dos edifícios, nos meios de transporte e nas tecnologias de informação e comunicação, de forma a promover a inclusão social e qualidade de vida de todos. Com esta comunicação pretende-se apresentar a análise e o diagnóstico das condições de acessibilidade universal da rede de percursos pedonais, de interesse cultural, localizada no Centro Histórico da cidade de Faro. Pretende averiguar-se se as suas características físicas respeitam as exigências do Regime Jurídico Na-cional da Acessibilidade. O diagnóstico é concretizado através de um modelo de avaliação do grau de conformidade dos espaços considerando parâmetros de acessibilidade urbanística. A metodologia aplicada, através de um Sistema de Informação Geográfica, constitui um instrumento de apoio à decisão nos processos de regeneração urbana. Os resultados apontam para situações de inacessibilidade nos percursos culturais comprometendo os objeti-vos do turismo acessível e sustentável.
  • Análise urbanística dos percursos pedonais dos centros históricos das cidades de Portimão e de Loulé
    Publication . Rodrigues, Ana; Pires Rosa, Manuela; Rebelo, Efigénio
    Nas últimas décadas foram notórias as alterações nas estratégias de desenvolvimento do turismo na região do Algarve. Os atuais instrumentos de gestão territorial da região do Algarve promovem estratégias inovadoras e sustentáveis. Daí, terem sido potenciados novos segmentos de turismo na Região, tais como o turismo cultural e o turismo acessível/sénior. As rotas culturais são um produto turístico, são projetos territoriais onde incluem aspetos culturais que contribuem para a interpretação do património. Exemplos práticos da implementação desta estratégia relacionada com rotas culturais foram os percursos pedonais nos centros históricos das cidades de Portimão e de Loulé: um designado de ‘‘Rota Acessível’’ da cidade de Portimão e outros dois designados de ‘‘Percurso do Comércio” e ‘‘Percurso do Património’’ da cidade de Loulé. O objetivo desta análise consiste em identificar e caraterizar as áreas urbanas onde se integram os referidos percursos por diversas vertentes, tais como cultura, turismo, economia local, entre outras. A metodologia aplicada neste estudo consiste na recolha de dados quantitativos e qualitativos nos ditos espaços urbanos, através da inventariação segundo as vertentes já mencionadas. Os resultados demostram que a acessibilidade universal nos centros históricos poderá ser um fator influenciador para o desenvolvimento do turismo cultural, mas também para os níveis de satisfação dos residentes - por permitir uma vivência do espaço público cultural para e por todos. Concluindo: a acessibilidade universal no espaço público poderá ser um fator urbano determinante, ou mesmo possuir um efeito multiplicador, na transformação do edificado e na vivência comercial e cultural dos centros históricos contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável da economia local.
  • Cultural accessible tourism in Algarve region, case of study
    Publication . Rodrigues, Ana; Pires Rosa, Manuela; Rebelo, Efigénio
    This article analyse the new trends in cultural tourism, namely at the Portuguese Algarve region. Algarve is internationally known as a “Sun & Beach” destination. However, the new trends in Algarve tourism are associated with segments linked to unique and local aspects, such as: the landscape, the gastronomy, the rural and the urban heritage. Actually, the local culture consists an important variable to improve satisfaction and to create experiences for the Algarve visitors. The accessible tourism is a segment referenced in the Algarve tourism strategy. The project “Accessible beaches/beaches for all”, the “Requalification Plan of Vilamoura Downtown Resort” and the “Municipality Local Plan of Accessibility of the Portimão City” are some examples of accessible tourism implemented in Algarve. In this domain, one promotes the physical and psychological accessibility in public spaces by applying “universal design” principles. Responding to the consumers’ needs, several cultural venues in Algarve have implemented measures to accessible good practices. These measures include the historical and heritage buildings accessibility, providing a better mobility in Algarve cities. With this article we also intend to analyse the state of art of the accessibility in cultural tourism as well as to understand the importance given at accessible cultural tourism for the development of Algarve tourism industry.
  • Infraestruturas pedonais acessíveis para todos em passagens de nível
    Publication . Pires Rosa, Manuela; Mello, Germana
    O Projeto ACCES4ALL - Acessibilidade para Todos no Turismo focaliza-se em interfaces modais e em infraestruturas pedonais projetadas de acordo com os conceitos de “Design Universal” e de “Age Sensitive Design” seguindo princípios de equidade social na usabilidade dos espaços. Um dos objetivos é apresentar soluções de acessibilidade universal de uma infraestrutura pedonal localizada na povoação de Parchal (Concelho de Lagoa). O troço rodoviário atravessa a linha férrea através da passagem de nível do Parchal. As passagens de nível constituem um dos elementos da rede rodoviária e devem garantir acessibilidade universal, segurança e comodidade a todos os cidadãos, sendo então necessário integrá-las na rede pedonal. Em Portugal existem centenas de passagens de nível que foram dimensionadas para o automóvel. Atualmente na requalificação de infraestrutura viárias urbanas devem-se considerar as especificidades do peão, segundo pressupostos associados à mobilidade sustentável e inclusiva. Com esta comunicação pretendem-se apresentar parâmetros urbanísticos associados à acessibilidade universal em atravessamentos de nível pedonais, tendo-se recorrido a pesquisa bibliográfica internacional. Os resultados indicam que existe alguma homogeneidade de soluções técnicas que poderão enriquecer o normativo português.