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- Plano de mobilidade sustentável de Loulé: propostasPublication . Guerreiro, J.; Teixeira, Vitor; Pires Rosa, Manuela; Gameiro, CelesteApresenta-se o Plano de Acções do Plano de Mobilidade Sustentável de Loulé, em que se individualiza e caracteriza cada uma das acções estabelecidas no cenário intermédio. Por confronto com os tempos de execução previstos para cada acção, e apoiados na apreciação feita ao resultado esperado das consideradas prioritárias, foram desenvolvidos estudos prévios ou produzidas avaliações qualitativas, que permitiram elaborar o conjunto de propostas em diferentes áreas de intervenção. No final, identificam-se as principais medidas que se recomendam adoptar na área do urbanismo.
- Plano de mobilidade sustentável de Loulé: relatório de diagnósticoPublication . Guerreiro, J.; Teixeira, Vitor; Pires Rosa, Manuela; Gameiro, CelesteProcede-se ao diagnóstico dos padrões de mobilidade na cidade de Loulé, à caracterização da rede viária, do parque automóvel e dos modos suaves. O automóvel domina no espaço urbano. Ocorrem insuficiências ao nível das ciclovias e dos espaços pedonais.
- Plano de mobilidade sustentável de Faro: relatório de objectivos e conceito de intervençãoPublication . Guerreiro, J.; Teixeira, Vitor; Pires Rosa, Manuela; Gameiro, CelesteEste relatório apresenta os objetivos e o conceito de intervenção do Plano de Mobilidade Sustentável de Faro. Tendo como referencial de enquadramento um conjunto de documentos europeus e nacionais de publicação recente, estabelecem-se princípios e estratégias convergentes para uma mobilidade sustentável e definem-se os objectivos gerais. Apresentam-se três cenários alternativos, em cuja explicitação se recorre às diferentes áreas de intervenção, distinguindo-se cada um deles pelos níveis de acentuação das acções previstas em cada domínio.
- Quarteira Lab - Contributo para o desenvolvimento de uma comunidade sustentável, resiliente, segura e inclusivaPublication . Pires Rosa, ManuelaEm 2017, o município de Loulé apresentou propostas para criar um laboratório vivo para a descarbonização em Quarteira, alocado num troço do eixo estruturante da cidade que é a Avenida Carlos Mota Pinto/Avenida Francisco Sá Carneiro, entre a “rotunda do Polvo” e o Terminal Rodoviário. Previu-se no conceito de Laboratório o envolvimento da comunidade científica, nomeadamente a Universidade do Algarve e os seus Centros de investigação. É neste contexto que surge o presente contributo para o desenvolvimento de uma comunidade sustentável, resiliente, segura e inclusiva no Quarteira Lab.
- Padrões de mobilidade e perceções ambientais da mulher em FaroPublication . Pires Rosa, Manuela; Gameiro, Celeste; Rodrigues, J. I.; Alves, RuiA análise dos padrões de mobilidade da mulher é desenvolvida considerando a cidade de Faro e é suportada por inquéritos à mobilidade desenvolvidos no projeto de investigação INLUT - Integração dos usos do solo e transportes em cidades de média dimensão, pelas Universidades de Trás-os-Montes e Alto Douro, de Lisboa e do Algarve. O projeto foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e teve como objetivo específico analisar os padrões de deslocação dos habitantes de cidades de média dimensão. No município de Faro, nas atividades económicas, as mulheres constituem 51 % dos ativos. Os inquéritos à mobilidade foram realizados, em 2013, aos residentes no eixo urbano Faro/MontenegroGambelas. Os 1277 inquiridos realizaram 2363 viagens/dia, sendo 44,8 % efetuadas em automóvel (como condutor), 40,5 % a pé, 4,3 % em transporte público e 2% em bicicleta. Em relação às mulheres 42,3 % das viagens foram efetuadas em automóvel (como condutoras), 41,7 % a pé, 5 % em transporte público e 0,5 % em bicicleta. Elas usam menos a bicicleta e os motociclos do que os homens. Na avaliação de perfis (atitudes) chegou-se à conclusão que existe uma maior consciência ambiental por parte das mulheres em relação aos homens. Não obstante ocorrer uma grande percentagem no uso do automóvel como condutoras, elas partilham automóvel, marcham a pé e viajam em transportes públicos em percentagens maiores do que as dos homens. Conclui-se que as mulheres tem uma mobilidade mais sustentável.
- Plano de mobilidade sustentável de Loulé: relatório de objectivos e conceito de intervençãoPublication . Guerreiro, J.; Teixeira, Vitor; Pires Rosa, Manuela; Gameiro, CelesteEste relatório apresenta os objetivos e o conceito de intervenção do Plano de Mobilidade Sustentável de Loulé. Tendo como referencial de enquadramento um conjunto de documentos europeus e nacionais de publicação recente, estabelecem-se princípios e estratégias convergentes para uma mobilidade sustentável e definem-se os objectivos gerais. Apresentam-se três cenários alternativos, em cuja explicitação se recorre às diferentes áreas de intervenção, distinguindo-se cada um deles pelos níveis de acentuação das acções previstas em cada domínio.
- Plano de mobilidade sustentável de Faro: propostasPublication . Guerreiro, J.; Teixeira, Vitor; Pires Rosa, Manuela; Gameiro, CelesteApresenta-se o Plano de Acções do Plano de Mobilidade Sustentável de Faro, em que se individualiza e caracteriza cada uma das acções estabelecidas no cenário intermédio. Por confronto com os tempos de execução previstos para cada acção, e apoiados na apreciação feita ao resultado esperado das consideradas prioritárias, foram desenvolvidos estudos prévios ou produzidas avaliações qualitativas, que permitiram elaborar o conjunto de propostas em diferentes áreas de intervenção. No final, identificam-se as principais medidas que se recomendam adoptar na área do urbanismo.
- Infraestruturas pedonais acessíveis para todos em passagens de nívelPublication . Pires Rosa, Manuela; Mello, GermanaO Projeto ACCES4ALL - Acessibilidade para Todos no Turismo focaliza-se em interfaces modais e em infraestruturas pedonais projetadas de acordo com os conceitos de “Design Universal” e de “Age Sensitive Design” seguindo princípios de equidade social na usabilidade dos espaços. Um dos objetivos é apresentar soluções de acessibilidade universal de uma infraestrutura pedonal localizada na povoação de Parchal (Concelho de Lagoa). O troço rodoviário atravessa a linha férrea através da passagem de nível do Parchal. As passagens de nível constituem um dos elementos da rede rodoviária e devem garantir acessibilidade universal, segurança e comodidade a todos os cidadãos, sendo então necessário integrá-las na rede pedonal. Em Portugal existem centenas de passagens de nível que foram dimensionadas para o automóvel. Atualmente na requalificação de infraestrutura viárias urbanas devem-se considerar as especificidades do peão, segundo pressupostos associados à mobilidade sustentável e inclusiva. Com esta comunicação pretendem-se apresentar parâmetros urbanísticos associados à acessibilidade universal em atravessamentos de nível pedonais, tendo-se recorrido a pesquisa bibliográfica internacional. Os resultados indicam que existe alguma homogeneidade de soluções técnicas que poderão enriquecer o normativo português.