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Miguel Luis David Poço

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  • Digitalização do sensacionalismo: do tradicional ao on-line
    Publication . Poço, Miguel; Jacinto, Daniel
    Esta pesquisa tem como objetivo o estudo da transição do sensacionalismo dos meios tradicionais para o digital, iniciando com uma definição e contextualização do sensacionalismo e, posteriormente, atravessando as várias facetas desse conceito e várias formas do mesmo se materializar, partindo da análise de casos concretos noticiados e propagados por meios de comunicação estabelecidos no mercado. Consideramos essencial definir e contextualizar o conceito e a história do sensacionalismo, sobretudo do que ele significa na condição humana, para depois exibir os meios de locomoção que o mesmo utiliza para se inserir e vaguear na sociedade. Esta fundamentação é acompanhada de exemplos quotidianos que permitam transportar para a realidade do dia-a-dia de qualquer individuo aquilo que acontece ao nível da atmosfera mediática. Quanto à bibliografia consultada, é sensato dizer que o estudo se foca, principalmente, numa reflexão em torno das ideias de Mitchell Stephens, Danilo Angrimani e Manuel Castells. O ponto de interesse desta pesquisa centra-se, portanto, na perceção plena do conceito de sensacionalismo e principais meios por onde ele se propaga na sociedade e a sua transição para o mundo digital que, sendo tão grande e difícil de regular, ainda carece de soluções para tantos problemas.
  • Manifestação do discurso e postura políticos na criação de uma personalidade política: um estudo sobre a construção da imagem originada pelo discurso político
    Publication . Poço, Miguel; Alves, Tomás Guerreiro
    Esta pesquisa tem como proposta o estudo dos processos de constituição da identidade do ator político, focando-nos em três personalidades marcantes da política no séc. XX (António Oliveira Salazar e Adolf Hitler), partindo da análise de discursos políticos em associação com o uso da retórica inserida no contexto político e da observação da postura e comportamento segundo relatos biográficos ou documentos de multimédia. Como objeto de analise foram escolhidos documentos fidedignos que representem qualquer discurso publico dos já referidos atores políticos, uma vez que estes apresentam da forma mais genuína e real as palavras proferidas, outrora, pelos mesmos, pressupondose que os mesmos contêm os ideais, hábitos, e conhecimentos discursivos dos oradores, o que o torna um evidente e relevante objeto de estudo para a pesquisa. Foram também escolhidos documentos, em formato de texto ou em vídeo, que representem qualquer descrição ou prova viva da atitude comportamental, compostura e forma de vestir dos ditos. De não esquecer, todas as evidências consultadas acerca da opinião e feedback dos atores civis contemporâneos da época respetiva aos mandatos dos mesmos. Quanto ás referencias teóricas que guiaram-se este estudo, o trajeto adotado privilegiou os conceitos abordados pela teoria sociolinguística, de Patrick Charaudeau, principalmente o conceito de “discurso político” proposto pelo mesmo, cujo papel é indispensável na fundamentação deste trabalho, bem como a sua proposição sobre os “imaginários socio discursivos”, associados á retorica de Platão, sobre o ethos e as diversas formas do “eu” e “nós” (ethé) que participam na organização do discurso político. Outra abordagem teórica diz respeito à noção da evolução do discurso político associada à evolução dos meios de comunicação e da forma com que se difunde a palavra, para poder organizar as ideias em torno da temática das atitudes praticadas pelos políticos no seculo passado tão contrastando com o século atual. Outro aspeto a ser considerado é o da evocação de realidades relativas à tradição, ao espetro político, ao tipo de regime implementado e ao tipo de sociedade, a quem se dirigem os oradores. O que se constata é que estas realidades e ethos, se fundem nos discursos analisados, estabelecendo uma ligação complexa entre eles. Esta característica parece demonstrar, da parte dos políticos, a intenção de elaborar um discurso capaz de atender não só á imagem que os próprios mantêm como também às diferentes expetativas provenientes de públicos complexos – com um nível de escolaridade diferente, experiência de vida diferente, ideais políticos diferentes, etc. O ponto de interesse desta pesquisa centralizou-se, portanto, na personagem que é projetada por meio da postura e discurso admitidos publicamente pelas identidades políticas e na estratégia com a qual cada sujeito político procura seduzir, persuadir e “guiar” o maior número de cidadãos eleitores.