Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Mendonça Seabra da Silva Andrade de Carvalho, Ana Alexandra

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • 1867/8: a odisseia submarina de Jules Verne
    Publication . Carvalho, Ana Alexandra Seabra de
    De todos os escritores franceses, Jules Verne será talvez o mais conhecido e reconhecido fora do seu país. Pai – com H. G. Wells – da ficção científica, segundo uns; ou mero autor de livros para a juventude, segundo outros, ele revela-se, na verdade, um mestre da narrativa de aventuras, de divulgação científica e de antecipação. Neste estudo, começaremos por uma síntese dos aspetos principais da sua vastíssima obra; em seguida, recordaremos um dos seus mais afamados romances: Vinte Mil Léguas Submarinas.
  • Viagens sentimentais pelo país da literatura. Ensaios
    Publication . Carvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade de
    Estas Viagens Sentimentais pelo País da Literatura constituem uma recolha de ensaios de natureza e proveniência diversas – uns inéditos, outros publicados de forma dispersa em revistas e actas de congressos –, embora todos eles movidos pela mesma paixão pelo literário e, em muitos casos, pensados com uma finalidade didáctica. O itinerário aqui proposto inclui peregrinações pela Retórica e Teoria literária; pela Literatura Francesa, com o romance epistolar dos séculos XVII e XVIII, nomeadamente em obras de Boursault e Guilleragues, os jogos de sedução encenados nas narrativas de Claude Crébillon, as obras poéticas de Baudelaire e de Mallarmé, o conto fantástico de Maupassant; finalmente, pela Literatura Portuguesa dos séculos XIX e XX, com um conto de Eça de Queirós, o projecto poético de Sophia, e o romance Filipa Nesse Dia de Urbano Tavares Rodrigues.
  • Vinte mil léguas submarinas: três leituras cinematográficas do romance verniano
    Publication . Carvalho, Ana Alexandra Seabra de
    Júlio Verne fez sonhar várias gerações de leitores infantojuvenis e adultos, sendo um dos autores franceses mais traduzidos. Pai, com H. G. Wells, da ficção científica, ele é um mestre incontestável da narrativa de aventuras, de divulgação científica e de antecipação. Neste estudo, recordaremos um dos seus mais afamados romances, Vinte Mil Léguas Submarinas, e três das primeiras adaptações cinematográficas: as de Georges Méliès (Deux Cents Milles Sous les Mers, de 1907), Stuart Paton (20,000 Leagues Under the Sea, de 1916) e Richard Fleischer (20,000 Leagues Under the Sea, de 1954).