Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Estudos em literatura e turismo: Conceitos fundamentaisPublication . Quinteiro, Sílvia; Rodrigues Baleiro, RitaA investigação em literatura e turismo passa desde logo por distinguir este campo de pesquisa dos estudos em literatura de viagens. Trata-se de uma distinção fundamental, não obstante os diversos pontos de contacto entre estas áreas, começando por aquele que é o mais óbvio: o ato de viajar. Na verdade, tal como ficará claro ao longo destas páginas, nos estudos em literatura e turismo abre-se espaço para a análise de um conjunto mais vasto de textos do que aquele frequentemente agregado sob a designação de literatura de viagens. Para além do mais, ao contrário da literatura de viagens, área científica já com algumas décadas de existência, os trabalhos centrados na relação entre literatura e turismo são recentes e, como tal, é ainda reduzido o número de estudos científicos sobre este tema.
- Key concepts in literature and tourism studiesPublication . Rodrigues Baleiro, Rita; Quinteiro, SílviaResearch on literature and tourism must depart from a distinction between this field of research and that on travel literature. Although they both focus on the act of travelling, there are fundamental differences between these two research areas. The most obvious difference is the fact that literature and tourism studies foster the analysis of a much wider set of texts than that aggregated under the classification of “travel literature”. Furthermore, unlike the travel literature research field, which has existed for a long time, literature and tourism research is recent and, as such, not many scientific studies have been conducted.
- O turismo literário e a promoção de uma nova literaciaPublication . Rodrigues Baleiro, RitaNão obstante a carência de dados estatísticos precisos, nas últimas duas décadas, o turismo literário tem ganho visibilidade e aficionados, em resultado quer da necessidade da criação de produtos turísticos que proporcionem experiências mais próximas da verdade cultural de um dado espaço, quer da procura de produtos e experiências alternativos ao turismo massificado de pronto-a-servir. De facto, há um amplo número de turistas que tem a ambição de retomar o espírito do viajante e de fazer da viagem um processo que contribua para o autoconhecimento e crescimento pessoal.