Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Evolução e manejo dos insetos sugadores dos citrosPublication . Yamamoto, Pedro; Paiva, PauloNo Brasil, a citricultura merece destaque tanto pelo número de empregos e renda que gera, como pela dificuldade no manejo das pragas e doenças que ocorrem na cultura. Em virtude do grande número de artrópodes pragas, alguns deles vetores de doenças destrutivas, o controle químico tem sido utilizado, muitas vezes, sem critérios técnicos, causando efeitos colaterais indesejáveis.
- Lagartas em citros, com ênfase em Helicoverpa armigera: uma breve revisãoPublication . Paiva, Paulo; Yamamoto, Pedro TakaoEntre as pragas de citros no Brasil, o grupo das lagartas tem importância menor que ácaros e insetos vetores de patógenos. As espécies de lagartas de maior destaque são o bicho furão, Gymnandrosoma aurantiana Lima (Tortricidae), e a minadora de folhas, Phyllocnistis citrella Stainton (Gracillariidae). Outras pequenas lagartas que ocorrem em folhas novas de citros e que podem danifcar frutos jovens são: Platynota rostrana (Walker) (Tortricidae), Argyrotaenia sphaleropa (Meyrick) (Tortricidae), Phidotricha erigens Raganot (Pyralidae), Cryptoblabes gnidiella (Millière) (Pyralidae) e Oxydia apidania (Cramer) (Geometridae). Além dessas, duas espécies desfolhadoras são relatadas em citros, Heraclides thoas brasiliensis (Rothschild & Jordan) (Papilionidae) e Heraclides anchisiades capys (Hübner) (Papilionidae). A confrmação da introdução de Helicoverpa armigera (Hübner) (Noctuidae) no Brasil em 2013 é mais um risco ao cenário ftossanitário da citricultura. Em citros, têm sido observadas infestações esporádicas de H. armigera em folhas jovens, frutos verdes e frutos maduros, assim como nas plantas daninhas dos pomares, justifcando estudos sobre este inseto, uma vez que em outros países do hemisfério sul, como África do Sul e Austrália, H. armigera é praga dessa cultura. Este texto tem por objetivo apresentar uma breve revisão da literatura das espécies de Lepidoptera com importância em citros, com ênfase em H. armigera, sua biologia, dano em citros e práticas para seu manejo.
- Lagartas dos citros e seu controlePublication . Paiva, Paulo; Nava, Dori; Yamamoto, PedroVárias lagartas da ordem Lepidoptera ocorrem em plantas cítricas no Brasil, e duas têm importância econômica como pragas: uma Broca de Fruto, conhecida como Bicho Furão, Gymnandrosoma aurantianum, e uma Minadora de Folhas, Phyllocnistis citrella. Outras espécies têm apresentado importância menor, porém há relatos de diferentes espécies de lagartas atacando frutos e reduzindo a produção diretamente, bem como afetando sua qualidade estética. Neste artigo, propomos uma divisão das espécies de lagartas com importância recente na cultura, baseando-se no seu histórico de dano e potencial em causar perdas econômicas.
- Moscas-das-frutas e bicho-furão em citros: uma nova abordagem na decisão de controlePublication . Paiva, PauloNo manejo de pragas diretas de frutos cítricos, diferentes estratégias têm sido adotadas na citricultura de São Paulo. Para as moscas-das-frutas (MF), Ceratitis capitata, Anastrepha fraterculus e A. obliqua (Diptera: Tephritidae), a presença do dano ou o estágio de maturação dos frutos tem sido as principais motivações para o início da adoção de medidas de controle. No caso do bicho-furão dos citros (BF), Gymnandrosoma aurantianum (Lepidoptera: Tortricidae), a estimativa da população através da captura de machos em armadilhas com feromônio sexual tem orientado a maior parte das ações de controle.