Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

de Vasconcelos Gonçalves Graça, Marina Estela

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Entre o olhar e o gesto, elementos para uma poética da imagem animada
    Publication . Graça, Marina Estela; Grilo, João Mário; Faria Lopes, Pedro
    Este trabalho apresenta-se como uma fase de consolidação de estudos iniciados anteriormente e tem por objetivo a definição de uma sistemática interpretativa do filme animado de autor tomado pelo lado do fazer. Nasce da exigência de o explicar o mais exaustivamente possível, enquanto fenómeno complexo e singular, e de o pôr em evidência, levantando questões que se pretende serem oportunas para o seu melhor conhecimento. A exiguidade de trabalhos publicados sobre o assunto e a decorrente falta de discussão levam, contudo, a que as análises e interpretações aqui propostas não possam senão constituir um primeiro, e ainda transitório, enquadramento sistemático do filme animado, abordado sob certos aspectos da sua elaboração. Pelas suas limitações, o estudo que aqui se expõe corresponde a uma etapa (ainda que avançada) de um trabalho em processo e, por isso, não deve ser considerado completo e definitivo. Tudo nele exige posterior análise, pesquisa, confronto. No final, em anexo, juntam-se textos essenciais de alguns autores, usados aqui como referências, que nunca foram publicados ou que cujas cópias são difíceis de encontrar.
  • Tango, um fragmento polaco
    Publication . Graça, Marina Estela
    Tango é uma curta-metragem animada e realizada pelo polaco Zbigniew Rybczynski segundo duas técnicas tradicionais no domínio do cinema de animação. Uma é a pixilação, pela qual pessoas são animadas como marionetas, assumindo posições fixas de um movimento imaginado e registado imagem por imagem. A outra corresponde à obtenção de imagens compostas através da utilização da impressora óptica (optical printer) segundo um processo específico que, na altura, se designava por matting (em português: máscara / contra-máscara) e que, actualmente, pode ser conseguido no âmbito do conjunto de estratégias gráficas qualificado como digital compositing. Foi concluída em 1981, em Lodz na Polónia, tendo ganho um Óscar em 1983.
  • Entre o olhar e o gesto, elementos para uma poética da imagem animada
    Publication . Graça, Marina Estela
    O que é a animação? O que é o cinema? Qual é a relação entre ambos? Este livro busca responder a essas perguntas e ao mesmo tempo construir uma estrutura concetual para a interpretação do filme animado.
  • Pas de Deux (1968) e Canon (1964) de Norman McLaren
    Publication . Graça, Marina Estela
    O processo básico de construção do discurso fílmico empregue por Norman McLaren em Pas de Deux já tinha sido utilizado em Canon. Refiro-me ao uso da optical printer na repetição de imagens no espaço do mesmo enquadramento. Em Pas de Deux, McLaren usou a seguinte estratégia: numa primeira fase registou os movimentos de dois bailarinos vestidos de branco contra um fundo negro, iluminados lateralmente de forma tangencial, em película de alto-contraste, a uma velocidade de 48 fotogramas por segundo a fim de dar um leve efeito slow motion.