Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • O Evento FCNC 2005 e o Turismo
    Publication . Ferreira, Ana Maria; Martins, Ana Isabel; Gonçalves, Alexandra; Perdigão, F.; Torkington, Kate; Pereira, Luis Nobre; Martins, Paula
    Este relatório foi elaborado com base num estudo que decorreu entre Julho e Dezembro de 2005. O objectivo geral do projecto que se desenvolveu traduziu-se na tentativa de aprofundar o conhecimento sobre o perfil dos visitantes não residentes no Algarve que participaram nos eventos culturais da Faro, Capital Nacional da Cultura, assim como as suas motivações, actividades e impressões. Além deste objectivo o Centro de Estudos da Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve tinha em mente a prossecução de outros fins que se prendiam com a criação de uma linha de investigação nos domínios do Património, da Cultura e do Turismo dado que possui um conjunto de docentes com formação especializada nesta área. Acresce que esta instituição é membro da ATLAS - Association for Tourism and Leisure Studies agremiação que desenvolve, com regularidade, estudos sobre o Perfil do Turista Cultural, a nível mundial, em parceria com estabelecimentos de ensino superior, nos quais nós temos vindo a participar com a colaboração de algumas câmaras municipais do Algarve. Para concretizar os objectivos propostos, foi realizada, numa primeira fase, recolha de informação relativa a estudos desenvolvidos no âmbito de eventos anteriores, nomeadamente: Cidades e Capitais Europeias da Cultura; Porto, Capital Europeia da Cultura; Coimbra, Capital Nacional da Cultura; entre outros. A investigação primária teve por base principal um inquérito aplicado junto de uma amostra de visitantes/turistas participantes na programação de Faro Capital Nacional da Cultura, tendo-se previsto uma amostragem mínima de 500 inquéritos a visitantes de várias nacionalidades. Estes inquéritos foram administrados por dois estagiários recrutados entre os alunos finalistas da ESGHT. O inquérito que se aplicou teve por base o já produzido pela ATLAS (Association for Tourism and Leisure Education) para estudar eventos associados ao turismo e estava disponível em quatro idiomas: português, inglês, alemão e espanhol. Na amostragem desenvolvida tentou-se aplicar os questionários em diferentes tipos de eventos, para que a amostra fosse representativa (ver capítulo 6) das várias actividades programadas: exposições; eventos de rua (concertos, festivais); eventos em recinto fechado (teatro, dança, concerto); atracções (museus, monumentos). No final da investigação teve lugar uma apresentação pública dos resultados a que se seguiu a elaboração do relatório que se passa a apresentar. Este é constituído por sete capítulos sendo que no primeiro se estabelece a relação entre turismo e cultura, no segundo sumaria-se a evolução do turismo cultural na Europa e traça- se o perfil do turista cultural, no terceiro expõe-se a ligação entre turismo e eventos, (com maior relevo para os eventos culturais), no quarto descreve-se o conceito de cidade e de capital europeia da cultura, no quinto caracteriza-se a Faro capital da Cultura, no sexto explica-se a metodologia seguida, e por fim, no sétimo apresentam-se os resultados obtidos e tecem-se as considerações finais.
  • Tourism and third sector organisations: synergies for responsible tourism development?
    Publication . Martins, Paula; Ferreira, Ana Maria Alves; Costa, Carlos
    The main aim of this paper is the analysis of the third sector arts, culture and local development organisations (TSO) participation in the context of tourism planning and development and to understand the characteristics of its connections to the tourism sector in the region of the Algarve. The methodological strategy is anchored in a mix-methods approach applying qualitative techniques such as semi structured interviews (n=40), document analysis, non-participant observation, and adopting a triangulation approach. There have been few empirical studies that analyse this theme, thus, identifying the forms of participation that the third sector can adopt and their characteristics constitutes one of the main contributions of this research towards reinforcing the conceptual framework in the context of responsible tourism development. The results revealed that third sector organisations display a set of characteristics that position them as active agents in the tourist planning and development processes by operating on areas such as the promotion of cultural expression, research and inventory of cultural and natural resources, raising awareness of those resources and also by actively participating in supply structuring of tourist services.