Repository logo
 
Loading...
Project Logo
Research Project

Untitled

Authors

Publications

O monstruoso na literatura e outras artes
Publication . Carvalho, João Carlos Firmino Andrade de; Carvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade de
Entre 20 de outubro de 2017 e 9 de fevereiro de 2018 realizou-se um Ciclo de Conferências, dedicado à temática da representação do monstruoso na literatura e outras artes, iniciativa resultante da parceria entre o Departamento de Artes e Humanidades da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve e a Biblioteca Municipal de Faro “António Ramos Rosa”. O evento, que decorreu nas instalações da Biblioteca Municipal de Faro e da delegação regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, teve por objetivo a divulgação da temática teratológica, quer no plano literário quer no de outras artes, suscitando a reflexão analítico-interpretativa em torno de diferentes formas de configuração da monstruosidade em diversos momentos históricos (da Antiguidade à Contemporaneidade), e dirigiu- -se a um público heterogéneo, constituído por círculos de leitores e usuários da Biblioteca, por círculos escolares, universitários e culturais da cidade e da região, bem como por outros interessados na especificidade da temática abordada. Reúnem-se agora, neste livro, as versões escritas dessas nove conferências proferidas por especialistas das áreas da literatura e outras artes, disponibilizando, deste modo, ao Leitor, o resultado escrito da reflexão, análise e interpretação propostas por cada um dos autores. Queremos deixar aqui o nosso agradecimento aos autores que, prontamente, aderiram a esta iniciativa e disponibilizaram os seus textos, bem como ao Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL) que tornou possível a sua publicação.
Eros & Thanatos. Estudos de literatura
Publication . Carvalho, Ana Alexandra Seabra
Este livro é composto por oito estudos desenvolvidos ao longo dos últimos anos, quer como investigação pessoal, quer como material de apoio à lecionação de disciplinas da área da Literatura francesa e comparada. O seu denominador comum encontra-se na predominância das temáticas do amor e da morte no contexto da Literatura francesa (embora não exclusivamente), partindo do século XVII para chegar à atualidade.
A sedução do vampiro
Publication . Carvalho, Ana Alexandra Mendonça Seabra da Silva Andrade de
Nas diversas mitologias ancestrais, as criaturas devoradoras de carne e/ou bebedoras de sangue tomavam formas monstruosas. Ao longo da história dos vampiros ocidentais, a possessão das vítimas humanas desperta nestas sentimentos de variável ambiguidade entre a repulsa e a atração. No Drácula de Bram Stoker, o mito é revisitado; da ancestral criatura monstruosa sugadora de sangue passa-se a um ser aristocrata, de aparência pálida, misteriosa e sedutora, mas que esconde o monstro. A partir do século XX, o vampiro conquista também a Sétima Arte e o audiovisual, meios que permitem a sua ampla difusão junto de um público mais vasto e de diferentes faixas etárias. No século XXI, o vampiro humaniza-se, surgindo como anti-herói problemático que seduz legiões de adolescentes.
Monstros marinhos na mitologia e na arte
Publication . Nogueira, Adriana
O mar, tão familiar e tão desconhecido, foi a fonte de inspiração para a criação de monstros que assustavam os homens, ao mesmo tempo que lhes incutiam a esperança de vencer. Iremos ver, neste artigo, exemplos de monstros marinhos que a literatura e a arte nos descrevem e refletir sobre as suas representações.
A propósito do romance tradicional «NauCatrineta»: peregrinações no tempo e no espaço
Publication . Boto, Sandra
«Nau Catrineta» é um dos poucos romances marítimos presentesna tradição oral moderna portuguesa. Contudo, a sua popularidade entre nósé inquestionável. Parece por isso natural que no século XIX Almeida Garretttenha assumido como certa a sua origem portuguesa e que desde então estaposição não tenha praticamente sido revista: instalava-se então a leitura na-cionalista no debate em torno das origens da «Nau Catrineta», definitivamenteimplantada pela inclusão da versão de Almeida Garrett nos manuais escolaresiniciada durante o regime do Estado Novo e com ecos no presente.Contudo, a aplicação de uma metodologia diacrónica e de geografia folclóricanum estudo como o que tenho vindo a dedicar a este romance permite-nos des-mistificar esta leitura cristalizada do mesmo. A presente comunicação pretendeapresentar algumas conclusões que apontam para a necessidade de contrariar aideia romântica associada a este romance (que tem vindo a ser acarinhado comoexpressão poética do Portugal marítimo e marinheiro do século XVI), que nãopassará, deste modo, de uma eficaz e bela construção romântica. No recurso àcomparação com a balada europeia e com outros modelos poéticos tradicionaisassenta a argumentação aqui proposta.

Organizational Units

Description

Keywords

Contributors

Funders

Funding agency

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Funding programme

5876

Funding Award Number

UID/ELT/00077/2013

ID