Repository logo
 
Loading...
Project Logo
Research Project

Interdisciplinary Centre of Social Sciences

Authors

Publications

Organizational and job resources on employees’ job insecurity during the first wave of COVID-19: the mediating effect of work engagement
Publication . Santos, Joana; Gonçalves, Sónia P.; Silva, Isabel S.; Veloso, Ana; Moura, Rita; Brandão, Catarina
The world of work has been severely affected by the COVID-19 pandemic due to the high instability observed in the labor market, bringing several new challenges for leaders and employees. The present study aims to analyze the role of organizational and job resources in predicting employees' job insecurity during the first wave of the COVID-19 outbreak, through the mediating role of work engagement. A sample of 207 Portuguese employees participated (Mean age = 45 years old, SD = 9.92), of which 64.7% were women. Data was collected using an online survey, including self-report measures of organizational resources (perceived organizational support), job resources (performance feedback and job autonomy), job insecurity, and work engagement. Data showed that job and organizational resources negatively influenced job insecurity. Moreover, work engagement was a significant mediator of the relation between performance feedback (facet of job resources) and job insecurity. Findings suggest that investing in job and organizational resources can act as protective factors to minimize feelings of job insecurity. Likewise, leaders should foster work engagement among employees to help them balance the relation between these resources and job insecurity, especially in crisis situations. Overall, this study takes a new, underexplored perspective, theoretically bridging organizational and job resources with job insecurity and work engagement during a time of great uncertainty, such as the COVID-19 pandemic.
Once-in-a-lifetime leisure experiences (OLLE): the role of flow, novelty, and interpersonal interaction on tourists’ satisfaction and memories
Publication . Matos, Nelson; Duarte, Paulo Alexandre de Oliveira; Sá, Elisabete Sampaio de
Drawing on Flow theory and memorable tourism experience, this study explores the relationships between Flow, novelty, and interpersonal interaction and the impact on travelers' satisfaction and memories. By applying a mixed-method approach and the critical incident technique to a once-in-a-lifetime leisure experience, 550 tourists recalled their experiences. The results reveal that Flow has a direct and positive influence on tourists' satisfaction and memories of the experience. The findings highlight the role of novelty and interpersonal interaction in producing positive Flow. However, novelty and interpersonal interaction did not come out as significant to predict memories and satisfaction.
Práticas, Percursos & Investigação
Publication . Abrantes, António Fernando; Silva, Carlos Alberto da
Desde o início da história da humanidade, o homem tem tentado compreender o mundo e tudo o que o rodeia, com o objetivo de melhorar a sua vida. A compreensão do mundo e dos fenómenos que daí decorrem está, desde sempre, associada a processos mais ou menos empíricos de aquisição de conhecimentos, desde métodos de tentativa e erro até aos mais consolidados procedimentos e metodologias de investigação. É inegável que a busca pelo conhecimento é quase coincidente com a própria existência humana. Os motivos e as razões podem diferir, mas a procura por resultados que melhorem as condições de vida é constante. Nas sociedades atuais, a investigação produz novo conhecimento, que rapidamente é integrado e assimilado, desencadeando inovação. Podemos afirmar que a ciência e a investigação são condições essenciais para o sucesso e desenvolvimento das sociedades. A evolução das sociedades assenta na ciência e na investigação, que, pela complexidade da sua estrutura, se foi ramificando em áreas científicas, fundamentais ou aplicadas, especializações, subespecializações e áreas temáticas em desenvolvimento. Por sua vez, a evolução e o avanço contínuo do conhecimento em todas as áreas têm imposto condições e limitações a cada uma delas. À medida que aprofundamos o conhecimento numa determinada área, corremos o risco de perder a visão do todo. Arriscando alguma colagem ao pensamento positivista de Auguste Comte, podemos afirmar que o progresso social decorre do avanço das ciências. A investigação científica fundamenta a criação de conhecimento em todas as dimensões da vida e da interação humana. A vida humana, as sociedades e até a própria investigação científica encontram respaldo nas chamadas profissões. É exatamente sobre três profissões agrupadas na área designada como Imagem Médica e Radioterapia, que englobam a Radiologia, a Radioterapia e a Medicina Nuclear, que nos vamos debruçar neste texto, as quais também fundamentam este livro. Tratando-se de profissões com pouco mais de um século de existência, no que toca à investigação científica, estão a dar os primeiros passos, quando comparadas com as ciências fundamentais. Apesar de ancorarem os seus conhecimentos em áreas como a física, a matemática, a anatomia e a fisiologia, e mais recentemente em campos como a qualidade, a gestão e a segurança do paciente, essas novas profissões revestem-se de tal complexidade que não é possível limitá-las exclusivamente a um único domínio científico. A investigação em Imagem Médica e Radioterapia na Universidade do Algarve conta com vinte anos de existência e um percurso sinuoso, pautado pelas dificuldades inerentes à implementação e consolidação do curso, bem como pela definição nacional e internacional de políticas para este ensino. A consolidação da investigação científica, apesar das dificuldades decorrentes de se tratar de uma universidade afastada dos grandes centros urbanos e da escassez inicial de recursos humanos e materiais específicos, beneficiou da vasta experiência que a Universidade do Algarve detinha em outros domínios científicos, bem como do facto de o próprio curso estar integrado num campus universitário com várias unidades orgânicas plenamente consolidadas. Para não repetir partes do texto publicado anteriormente na obra intitulada “Imagem Médica: Experiências, Práticas e Aprendizagens”, uma vez que já se passaram alguns anos desde essa publicação, importa agora abordar o que foi possível consolidar em termos de percursos de investigação. Como não poderia deixar de ser, há uma forte componente no domínio das radiações ionizantes e de tudo o que lhes está associado, seja na sua utilização, qualidade ou segurança. As áreas de aplicação clínica, no domínio das três profissões, devido à hierarquia e dependência funcional de outras profissões, encontram-se numa fase mais embrionária de desenvolvimento. Acreditamos que a colaboração com a mais recente unidade orgânica da Universidade do Algarve pode potenciar este caminho. A vertente mais instrumental destas áreas também tem sido desenvolvida, com grande ligação à fisiologia humana. Por fim, há uma abordagem humanista e social, que integra a qualidade, a segurança dos cuidados prestados, estudos de satisfação, avaliação de tecnologia em saúde e até áreas da gestão. Importa referir e salientar que este enfoque mais humanista se deve, em parte, à estreita colaboração, praticamente desde a criação da escola, com o Departamento de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Évora. Esta colaboração, em grande medida personalizada na figura do Professor Catedrático Emérito Carlos Alberto da Silva, que, em virtude da sua formação em radiologia e sociologia, reforçou a necessidade de olhar para a imagiologia de forma holística, menos centrada na vertente tecnológica e na aplicação quase exclusiva de procedimentos técnicos. A prática da medicina em geral e da imagem médica em particular, após a introdução de novos conceitos teórico-metodológicos que colocam o paciente no centro dos cuidados, como a avaliação de tecnologias em saúde, a capacidade de decisão e o empoderamento dos utilizadores dos cuidados de saúde, e a governança clínica, juntamente com a consciencialização da necessidade de educar as populações para que possam fazer escolhas acertadas em saúde, traz à tona a necessidade de centrar os cuidados no paciente. A certeza de que as opiniões dos especialistas devem ser articuladas com as preferências dos pacientes, conferindo-lhes capacidade de decisão sobre a sua vida e doença, ao invés de se limitar à decisão técnica e clínica que deixava o indivíduo sem controlo sobre a sua vida, levou à integração das ciências humanas no ensino mais tecnológico e técnico. Após um período em que as ciências humanas quase foram excluídas do ensino das ciências da vida, em concreto da medicina e das áreas a ela associadas, tomou-se consciência, um pouco por todo o mundo, de que os profissionais de saúde não podem se limitar à aprendizagem dos pressupostos técnicos das suas profissões sem incluir uma abordagem centrada na pessoa humana.

Organizational Units

Description

Keywords

Contributors

Funders

Funding agency

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Funding programme

6817 - DCRRNI ID

Funding Award Number

UIDB/04647/2020

ID