Loading...
Research Project
Center for Classical and Humanistic Studies of the Faculty of Letters of Coimbra University
Funder
Authors
Publications
Ecos da Antiguidade na Poesia Portuguesa Contemporânea: Ulisses Plurais – Memórias Míticas
Publication . Nogueira, Adriana
Os temas da Odisseia e de Ulisses, em particular, têm tido grande receção na poesia portuguesa contemporânea, sendo a pluralidade do herói um dos fatores da adaptabilidade do mito.
Os poemas aqui tratados, centrados em Ulisses (“Ulisses”, de Jorge de Sousa Braga; “Ladainha de Ulisses”, de Nuno Júdice; “O olhar de Ulisses”, de Bernardo Pinto de Almeida) refletem esse destaque, que sublinha
a sua importância na mitologia nacional, evocando memórias várias,
sejam da infância, musicais, cinematográficas, políticas ou religiosas.
De alguma forma, os três poemas apresentados evocam, ainda, a te mática da “Segunda Odisseia”, em que Ulisses não se conforma com ser quem é e com o regresso a uma vida que já não é a sua, partindo
para uma nova demanda identitária.
As Termópilas na poesia de Fernando Cabrita
Publication . Nogueira, Adriana
Como pode a poesia portuguesa contemporânea dialogar com a história grega? Como pode ultrapassar a barreira das referências genéricas eruditas? Poderá assumir-se como uma forma de ler a história contemporânea? Pretendemos encontrar respostas a estas perguntas, através do modo como o episódio das Termópilas surge na poesia de Fernando Cabrita. Começámos por enquadrar a batalha na fonte herodotiana e delineámos marcas da receção de alguns dos seus aspetos mais populares. Interessou-nos, ainda, analisar como este episódio concreto da história grega poderia ser uma forma de leitura de vivências da história portuguesa no último terço do século XX. Na análise do poema, procurámos as temáticas universais que nos permitem compreender a contemporaneidade, funcionando as referências históricas como catacreses poéticas.
As Termópilas na poesia de Fernando Cabrita
Publication . Nogueira, Adriana
Como pode a história grega dialogar com a poesia portuguesa contemporânea? Como pode ultrapassar a barreira das referências genéricas eruditas? Poderá assumir-se como uma forma de ler a história contemporânea? Pretendemos encontrar respostas a estas perguntas, através do modo como o episódio das Termópilas surge na poesia de Fernando Cabrita.
Começámos por enquadrar a batalha na fonte herodoteia e delineámos marcas da receção de alguns dos seus aspetos mais populares. Interessou-nos, ainda, analisar como este episódio concreto da história grega poderia ser uma forma de leitura de vivências da história portuguesa no último terço do séc. XX.
Na análise do poema, procurámos as temáticas universais que nos permitem compreender a contemporaneidade, funcionando as referências históricas como catacreses poéticas.
Organizational Units
Description
Keywords
Contributors
Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
6817 - DCRRNI ID
Funding Award Number
UIDB/00196/2020