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Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-being
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Littoral and inland residents perceptions of tourism impacts, attitudinal support for tourism development, and intentions for pro-tourism behaviours in the Algarve region
Publication . Völk, Michael Sidharta Kirpal; Valle, Patrícia Oom do; Lança, Milene
O turismo é um importante motor económico de desenvolvimento, sobretudo nas regiões
costeiras do planeta. Por conseguinte, a indústria do turismo concentra-se frequentemente
em destinos de praia, o que pode conduzir a um desenvolvimento desigual, com as zonas
costeiras a sofrerem de sobrelotação e as regiões do interior a serem negligenciadas.
No domínio do desenvolvimento sustentável do turismo, é essencial compreender as
perceções, atitudes e intenções dos vários intervenientes. Neles incluem-se os turistas, as
empresas ligadas ao turismo, os operadores turísticos, as entidades públicas e os
residentes. É especialmente importante compreender a forma como os residentes
percecionam os impactos do turismo e quais as suas atitudes em relação ao apoio do setor,
uma vez que o desenvolvimento sustentável do turismo não se obtém sem a participação
dos residentes, que convivem com os turistas numa base diária.
Embora investigações anteriores tenham explorado as perceções dos residentes sobre os
impactos do turismo, tem sido dada pouca atenção às diferenças geográficas entre as
regiões costeiras e interiores. Este estudo visa contribuir para preencher essa lacuna,
examinando as diferenças e as semelhanças entre os residentes que vivem em zonas
costeiras (litorais) e interiores. Especificamente, pretende-se estudar os impactos
turísticos percebidos e se as atitudes em relação ao desenvolvimento turístico diferem
entre estes dois grupos. Adicionalmente, procura-se perceber se as diferenças encontradas
refletem as diferentes fases de desenvolvimento turístico dos locais de residência
analisados.
A investigação centra-se no Algarve, uma região costeira do sul de Portugal, conhecida
pela sua indústria turística. Os residentes do litoral algarvio dependem frequentemente do
turismo como forma de rendimento, o que pode levar a níveis mais elevados de apoio ao
desenvolvimento turístico. Por outro lado, os residentes do interior recebem menos
turistas e são menos dependentes economicamente do turismo, o que pode resultar em
atitudes diferentes. Compreender estas diferenças é crucial para um planeamento e uma
gestão eficazes do turismo.
A literatura existente explora as perceções dos residentes sobre os impactos do turismo,
as atitudes em relação ao desenvolvimento do turismo e as intenções de comportamentos
pró-turismo. Os residentes têm frequentemente perceções positivas do turismo devido aos seus benefícios económicos, enriquecimento cultural e melhoria das infraestruturas. No
entanto, também reconhecem impactos negativos como o aumento do custo de vida, a
homogeneização cultural e a degradação ambiental. As perspetivas, atitudes e
comportamentos dos residentes são frequentemente explicados através de teorias e
modelos como a Teoria das Trocas Sociais (SET), o Modelo do Ciclo de Vida dos
Destinos Turísticos (TALC), o Modelo Irridex e a Teoria da Ação Racional (TRA). Esta
investigação utiliza estas teorias e modelos como fundamentação epistemológica.
Com efeito, este estudo tem como objetivo fornecer informações sobre as diferenças e
semelhanças nas perceções sobre os impactos do turismo e no apoio dos residentes ao
desenvolvimento do turismo entre as regiões costeiras e interiores, utilizando a região do
Algarve como objeto de análise. Compreender estas articulações é essencial para o
planeamento e gestão do turismo sustentável, tendo em conta os desafios e as
oportunidades únicos que caracterizam o litoral e o interior da região.
A região do Algarve é composta por 16 municípios e 67 freguesias, oferecendo paisagens
diversas, região costeira, barrocal e serra. Cerca de 38% da região desfruta de um status
de conservação ambiental. O litoral estende-se por 200 km, constituindo uma parte
significativa da costa portuguesa. Esta região desempenha um papel vital no turismo
português, contribuindo substancialmente para as dormidas, a capacidade de alojamento
e as receitas nos empreendimentos turísticos nacionais.
Para obter uma compreensão alargada das perspetivas dos residentes, das suas atitudes
em relação ao turismo e das suas intenções de o apoiar, foi aplicado um extenso
questionário aos residentes do Algarve. As questões abrangeram vários aspetos, incluindo
as perceções dos residentes sobre os impactos positivos e negativos do turismo, as suas
atitudes em relação ao desenvolvimento do turismo e também as suas intenções para
adotarem comportamentos pró-turismo. A recolha de dados ocorreu durante as épocas
alta e baixa da atividade turística no Algarve, em 2020/21, abrangendo residentes de todos
os municípios do Algarve. A investigação utilizou um método de amostragem
estratificado, considerando aspetos como o município, o género e o grupo etário. Após o
processamento dos dados, 4.000 observações foram validadas para serem utilizadas nesta
investigação, proporcionando uma base sólida para análise. Os inquiridos foram depois
divididos entre os que indicaram viver em freguesias litorais e os que afirmaram viver em freguesias do interior. O método estatístico utilizado para retirar conclusões dos dados foi
o Partial Least Sqares Structural Equation Modelling (PLS-SEM), através de uma análise
multigrupos (MGA).
Os resultados mostram que o efeito das perceções dos residentes sobre os impactos
ambientais positivos no seu apoio ao desenvolvimento turístico difere significativamente
entre os residentes do litoral e do interior. A região do interior apresenta ligações mais
fortes entre as perceções ambientais positivas e o consequente apoio ao desenvolvimento
do turismo, o que significa que, se for gerido corretamente no aspeto ambiental, os
residentes terão mais probabilidades de apoiar o desenvolvimento do turismo. Por outro
lado, as perceções sobre os impactos ambientais positivos revelam não ter impacto no
apoio dos residentes do litoral em relação ao desenvolvimento turístico. Este resultado
sugere que as regiões se encontram em fases distintas do ciclo de vida dos destinos
turísticos, estando o interior na fase de desenvolvimento e o litoral na fase de
consolidação.
Além disso, a relação entre os constructos mostra uma forte influência dos impactos
económicos no apoio ao turismo em ambos os grupos, provavelmente explicável pelo seu
envolvimento na indústria do turismo, com mais de 70% dos respondentes no litoral e
60% no interior a declararem trabalhar no setor. Por último, os valores médios percebidos
em relação aos impactos negativos do turismo são superiores no litoral, o que permite
supor que aumentam proporcionalmente à intensidade turística.
Os resultados do estudo oferecem perspetivas válidas para a gestão do turismo no
Algarve. As recomendações incluem uma gestão pró-ativa dos impactos ambientais
positivos, uma avaliação cuidadosa da capacidade de carga para mitigar o excesso de
turismo ao longo da linha costeira e um enfoque estratégico no desenvolvimento do
turismo sustentável nas regiões do interior. Estes conhecimentos são cruciais para as
entidades gestoras do turismo que procuram encontrar um equilíbrio entre a promoção
turística e a preservação do meio ambiente.
Psychological determinants of tourist satisfaction and destination loyalty: the influence of perceived overcrowding and overtourism
Publication . Papadopoulou, Nikoleta Maria; Ribeiro, Manuel Alector; Prayag, Girish
This study develops and tests an integrative model of destination loyalty to tourist hotspot destinations. The study highlights the role of perceived destination adaptation and psychological reactive behaviors in determining tourist satisfaction and loyalty. The model was tested using data collected from 582 respondents who had recently visited one of the "overcrowded" Mediterranean coastal tourism destinations. Findings suggest that perceived destination adaptation negatively influences tourist satisfaction and positively influences reactive behaviors of approach, avoidance, and tolerance. Approach and avoidance behaviors predict assessed crowding levels and tourist satisfaction. Tourists' tolerance levels on assessed crowding was insignificant. Assessed crowding levels negatively affect tourist satisfaction and intentions to revisit and recommend the destination while positively influencing objections to revisit and recommend the destination. Concomitantly, overtourism awareness moderated the effect of assessed crowding levels on tourist satisfaction and intentions to revisit and recommend the destination. Theoretical and managerial implications are discussed.
Tourism memory, mood repair and behavioral intention
Publication . Kim, Youngsoo; Ribeiro, Manuel Alector; Li, Gang
Recall of tourism experiences evokes pleasant affect tied to the trip, which leads to mood and behavioral intentions. Based on experimental design with two studies, this research investigates the mood-repairing role of tourism memory, memory characteristics, and affective and behavioral consequences of tourism memory. Study 1 confirmed that both positive and negative mood groups recall positive tourism memories, and the effect of mood repair motivation on tourism memory valence is moderated by mood state. Study 2 identified tourism memory characteristics and the effect of tourism memory valence on mood and behavioral intentions. Findings contribute to the literature on relationships between tourism memories, mood and behavioral intentions, and inform tourism organizations on how to use tourism memories for experience management.(c) 2022 The Authors. Published by Elsevier Ltd. This is an open access article under the CC BY license (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/).
Valuation models for holiday rentals’ daily rates: price composition based on Booking.com
Publication . Santos, José António C.; Fernández-Gámez, Manuel Á.; Solano-Sánchez, Miguel Ángel; Rey-Carmona, Francisco José; Rio, Lorena Caridad y López del
In recent years, the number of sharing economy accommodations has grown exponentially due to the Internet and peer-to-peer networks, which has made researchers increasingly interested in analysing this new type of lodging. This study sought to develop models that determine the significant variables for the daily price of staying in holiday rentals based on data extracted from Booking.com and other sources. The hedonic pricing method (HPM) was selected to conduct the research as this methodology has been widely used in real estate valuation and hotel daily rate determination; however, the HPM is still rarely used for holiday rentals. The study focused on the city of Seville, where a notable increase in holiday rentals has been observed in recent years. Variables related to the accommodation typology, including location, size and equipment, as well as seasonality, are the most influential factors in the proposed models. These results are of interest to both owners and users of holiday rentals and can help these individuals to determine if the price of a stay is what would commonly be offered in the market under normal circumstances.
Perceived quality factors that discriminate parents of orthodontic patients according to their satisfaction
Publication . Souki, Gustavo; Ávila, Juliana Meire Silva de; Moura, Luiz Rodrigo Cunha; Souki, Bernardo Quiroga
Purpose – Monitoring the perception of quality by parents and the satisfaction with their children’s
treatment is crucial in developing high-level health-care services. The purpose of this paper is to identify the
perceived quality factors by parents of paediatric orthodontic patients according to the levels of satisfaction.
Design/methodology/approach – A survey with 316 parents of paediatric orthodontic patients of 45
offices in a big Brazilian city was conducted. The questionnaires included statements on the parents’
satisfaction and perception of quality concerning their children’s treatment. The data were analysed using
multivariate statistics (exploratory factor analysis, cluster analysis and discriminant analysis).
Findings – Parents were classified into three clusters according to their level of satisfaction. This survey
identified 11 quality factors perceived by parents of patients regarding their children’s orthodontic treatment.
Among them, five factors discriminated the clusters: orthodontist’s technical skills, administrative
organisation, location (accessibility and convenience), treatment duration and dental supplies.
Practical implications – This research identified the perceived quality factors that most impacted
parents of orthodontic patients’ satisfaction, contributing to dentists in developing strategies and actions to
improve the quality of services in dental offices.
Originality/value – This paper included 11 perceived quality factors in the hypothetical model, identified
through literature review and a qualitative phase. Moreover, multivariate statistical analyses confirmed the validity and reliability of the questionnaires, classified respondents in clusters and identified the perceived
quality factors that most discriminated them. Therefore, the current investigation presented a more
comprehensive and robust analysis than the previous studies on this topic.
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Fundação para a Ciência e a Tecnologia
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6817 - DCRRNI ID
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UIDB/04020/2020