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A música como património cultural imaterial: estudo sobre samba e tarantella

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorGonçalves, Maria Alexandra
dc.contributor.authorCama, Francesco
dc.date.accessioned2019-02-26T12:24:16Z
dc.date.available2019-02-26T12:24:16Z
dc.date.issued2018-11-22
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractA patrimonialização das expressões musicais vem ganhando, nas últimas décadas, uma maior relevância devido, em grande parte, às recentes recomendações das instâncias internacionais estabelecidas no âmbito do Património Cultural Imaterial. A institucionalização deste tipo de património cultural deu origem a várias questões referentes à complexidade da sua natureza e às medidas de salvaguarda que se diferenciam totalmente das adotadas para o Património Material. Neste trabalho apresentamos uma análise sobre dois patrimónios imateriais, pertencentes a dois povos tão semelhantes quanto distantes geograficamente: trata-se da Tarantella e do Samba, manifestações da cultura e da música popular do sul de Itália e do Brasil, respectivamente. O trabalho está estruturado da seguinte forma: no primeiro capítulo, definimos o que é o Património Cultural Imaterial e o que representa para as comunidades a que pertence, falando também do principal órgão responsável pela sua tutela (UNESCO - United Nations Educational Scientific and Cultural Organization) e as respectivas medidas de tutela adotadas. No seguinte capítulo, refletimos como as realidades distintas em objeto enfrentam o conceito de Património Imaterial e como foi integrado nas suas políticas públicas, sob as diretrizes instituídas pela Convenção da UNESCO (2003). O terceiro capítulo é dedicado à caracterização e à evolução, ao longo do tempo, das duas manifestações culturais, para concluir, no quarto capítulo, com a descrição da experiência do estágio no Brasil. O estudo de caso adotou como metodologia de investigação a pesquisa bibliográfica, além de entrevistas às pessoas directamente envolvidas com estas tradições populares e que trabalham na área cultural. Os resultados demostram que, apesar de a Itália ser o país com o número mais alto de bens reconhecidos pela UNESCO, ainda tem dificuldade na valorização e na tutela dos bens imateriais; por sua vez, o Brasil teve uma forma mais holística de gerir o seu Património Imaterial, apesar desse resultado se dever ao processo de transformação deste património em símbolo de identidade nacional e, sucessivamente, em atrativo turístico.pt_PT
dc.identifier.tid202162184pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/12374
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPatrimónio cultural imaterialpt_PT
dc.subjectUNESCOpt_PT
dc.subjectBrasilpt_PT
dc.subjectItáliapt_PT
dc.subjectMúsica popularpt_PT
dc.subjectAtrativo turísticopt_PT
dc.titleA música como património cultural imaterial: estudo sobre samba e tarantellapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Turismopt_PT

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