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A música como património cultural imaterial: estudo sobre samba e tarantella
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Maria Alexandra | |
dc.contributor.author | Cama, Francesco | |
dc.date.accessioned | 2019-02-26T12:24:16Z | |
dc.date.available | 2019-02-26T12:24:16Z | |
dc.date.issued | 2018-11-22 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.description.abstract | A patrimonialização das expressões musicais vem ganhando, nas últimas décadas, uma maior relevância devido, em grande parte, às recentes recomendações das instâncias internacionais estabelecidas no âmbito do Património Cultural Imaterial. A institucionalização deste tipo de património cultural deu origem a várias questões referentes à complexidade da sua natureza e às medidas de salvaguarda que se diferenciam totalmente das adotadas para o Património Material. Neste trabalho apresentamos uma análise sobre dois patrimónios imateriais, pertencentes a dois povos tão semelhantes quanto distantes geograficamente: trata-se da Tarantella e do Samba, manifestações da cultura e da música popular do sul de Itália e do Brasil, respectivamente. O trabalho está estruturado da seguinte forma: no primeiro capítulo, definimos o que é o Património Cultural Imaterial e o que representa para as comunidades a que pertence, falando também do principal órgão responsável pela sua tutela (UNESCO - United Nations Educational Scientific and Cultural Organization) e as respectivas medidas de tutela adotadas. No seguinte capítulo, refletimos como as realidades distintas em objeto enfrentam o conceito de Património Imaterial e como foi integrado nas suas políticas públicas, sob as diretrizes instituídas pela Convenção da UNESCO (2003). O terceiro capítulo é dedicado à caracterização e à evolução, ao longo do tempo, das duas manifestações culturais, para concluir, no quarto capítulo, com a descrição da experiência do estágio no Brasil. O estudo de caso adotou como metodologia de investigação a pesquisa bibliográfica, além de entrevistas às pessoas directamente envolvidas com estas tradições populares e que trabalham na área cultural. Os resultados demostram que, apesar de a Itália ser o país com o número mais alto de bens reconhecidos pela UNESCO, ainda tem dificuldade na valorização e na tutela dos bens imateriais; por sua vez, o Brasil teve uma forma mais holística de gerir o seu Património Imaterial, apesar desse resultado se dever ao processo de transformação deste património em símbolo de identidade nacional e, sucessivamente, em atrativo turístico. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202162184 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/12374 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Património cultural imaterial | pt_PT |
dc.subject | UNESCO | pt_PT |
dc.subject | Brasil | pt_PT |
dc.subject | Itália | pt_PT |
dc.subject | Música popular | pt_PT |
dc.subject | Atrativo turístico | pt_PT |
dc.title | A música como património cultural imaterial: estudo sobre samba e tarantella | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Turismo | pt_PT |