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Heranças, conquistas e novos rumos da leitura literária nos manuais escolares de português de 6º ano

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCarmo, Carina Infante do
dc.contributor.advisorDias, Isabel Rosa
dc.contributor.authorVale, Shirley do
dc.date.accessioned2016-01-19T12:08:48Z
dc.date.available2016-01-19T12:08:48Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.descriptionDissertação de mestrado, Promoção e Mediação da Leitura, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2014
dc.description.abstractO presente trabalho enquadra-se no âmbito da promoção e mediação da leitura do texto literário, no manual escolar de Português, do 6.º ano. Considerando a atualidade como um momento de viragem na história da leitura e da informação, dominada pelos media digitais, importa conhecer o lugar reservado à leitura literária, sendo esta a que, por excelência, potencia o trabalho com a cultura e a língua de um país. Numa primeira parte, procuramos dar a conhecer o papel que o domínio da leitura foi tomando nos documentos oficiais reguladores da aprendizagem da língua portuguesa (Programa de Língua Portuguesa de 1991, Programa de Português de 2009 e Metas Curriculares de Português de 2012). Ambicionamos também dar conta das leituras literárias promovidas pela escola contemporânea e do modo como os grandes textos da literatura infantojuvenil têm sido salvaguardados no discurso oficial. Numa segunda parte, apresentamos o estudo que resulta da análise dos textos literários apresentados em três manuais escolares de Português, adotados, pela primeira vez, no ano letivo de 2012/2013. Foi objetivo desta investigação compreender de que forma estes promovem a leitura literária, através da verificação dos critérios propostos pela tutela para a constituição de um corpus textual a trabalhar em sala de aula. Foram cinco os critérios analisados: representatividade e qualidade dos textos, integridade das obras, diversidade textual, intertextualidade e progressão. Da análise efetuada, pode dizer-se que, enquanto promotor e mediador da leitura literária, o manual escolar atual ainda apresenta muitas fragilidades que não potenciam a formação do jovem leitor. Esta ferramenta pedagógica está assim muito dependente da ação do professor que, mais do que nunca, deverá estar consciente da importância da literatura no desenvolvimento intelectual, linguístico e social do aluno.pt_PT
dc.identifier.tid202469824
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/7456
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPromoção de leiturapt_PT
dc.subjectLiteratura infantilpt_PT
dc.subjectLiteratura juvenilpt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectLíngua portuguesapt_PT
dc.subjectManuaispt_PT
dc.titleHeranças, conquistas e novos rumos da leitura literária nos manuais escolares de português de 6º anopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Promoção e Mediação da Leiturapt_PT

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