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  • Terminologia e vulgarização - estudo de caso: UAlgoritmo
    Publication . Rodrigues, Sandra Isabel da Ponte; Conceição, Manuel Célio
    A terminologia, enquanto disciplina da área das ciências da linguagem, interessa-se pelo estudo das Unidades Terminológicas em discurso na diversidade de ambientes comunicativos. O discurso de vulgarização científica é um exemplo, muito embora seja uma tipologia discursiva menos trabalhada na investigação terminológica. No contexto da vulgarização científica são acionados mecanismos de mediação linguística de adequação do discurso ao nível de especialização do interlocutor que afetam a verbalização das unidades terminológicas e podem resultar, entre outros, em variação denominativa. O fenómeno da variação denominativa intratextual, descrita tipicamente como uma causa estilística relacionada com a fluidez e expressividade, tem sido associado a motivações cognitivas de explicitação e transferência de conhecimento terminológico. O nosso estudo parte dos princípios de adequação comunicativa e motivação cognitiva para observar a expressão da variação como mecanismo de reformulação, o seu impacto na resolução da densidade terminológica e da opacidade do discurso científico. Com base no estudo de caso da revista de divulgação UAlgoritmo, cuja missão expressa é promover literacia científica, desenvolvemos uma exploração de corpus para analisar as manifestações de variação terminológica em sequências reformulativas e determinar o efeito dessa variação. Recorremos, igualmente, à interpretação de dados empíricos do processo de revisão dos textos, para averiguar como avalia a adequação e enriquecimento discursivo operado pelos cientistas, também autores de vulgarização. Com esta investigação esperamos ter contribuído para o estudo das causas da variação denominativa intratextual e para o enquadramento do fenómeno na reformulação de discursos científicos primários que se manifesta na vulgarização científica.
  • Muralha de Faro: entre a história e a cidade
    Publication . Selau, Gabriela Passos; Bernardes, João Pedro
    De caráter multicultural a cidade de Faro foi constituída através do encontro de diferentes povos e culturas. Elevada em uma zona portuária a região abriga, desde a época Pré-Romana, uma riqueza de histórias e memórias. A Muralha de Faro é uma das estruturas mais antigas do local, sendo um dos principais patrimónios que ancoram e traduzem a história da cidade. O presente estudo visa contribuir para a construção de um olhar analítico e reflexivo para com a Muralha de Faro. Através da educação patrimonial, pretende-se destacar a importância da Muralha para a cidade, despertando sentimentos de pertença e responsabilidade da comunidade local para com esse bem cultural. Para tanto, propõe-se responder a seguinte problemática de pesquisa: Quais são as estratégias de educação patrimonial, desenvolvidas com os estudantes e a comunidade, referente as Muralhas de Faro e qual a importância destas para o reconhecimento de pertença dos moradores na cidade? A pesquisa desenvolve-se por meio de um estudo de caso que analisa a riqueza da Muralha de Faro para a identidade do local e as propostas de educação patrimonial desenvolvidas neste bem material. Compreendendo o património como uma ponte entre o presente e o passado, o objetivo geral deste estudo busca perceber como se pode valorizar a Muralha de Faro, tornando a sua importância reconhecida pelos habitantes da cidade. E os objetivos específicos visam analisar estratégias de alfabetização patrimonial e movimentos de sensibilização patrimonial para compreensão, por parte da comunidade, das relações da modernidade com o passado e dos processos de identificação e pertença. A metodologia de pesquisa desenvolve-se a partir de um levantamento de estudos sobre o que se conhece da Muralha, da apreensão, através de entrevistas (à profissionais da área patrimonial), bem como a análise dos anais de Faro, para compreender a percepção do valor do bem. Os principais autores que constituem o referencial teórico deste trabalho são: Catroga (2001), Bauman (2013), Hall (2019), Mendes (2012), Silva (2018), Pinto (2015), González-Monfort (2019) e Saballa (2007). Como resultados, constatou-se que o município de Faro promove atividades de educação patrimonial no contexto escolar, possibilitando a construção de conhecimentos relacionado ao património, à história e à cultura. Esse projeto desempenha um papel crucial na valorização e apropriação dos monumentos por parte dos estudantes. Por outro lado, as atividades patrimoniais que envolvem a comunidade são atualmente limitadas e beneficiam apenas um pequeno número de residentes locais. É essencial ampliar as atividades culturais nos patrimónios e prédios históricos, dando ênfase à participação da comunidade. Isso porque os sentimentos de identificação e pertencimento emergem quando os patrimônios são construídos a partir de memórias individuais, coletivas e históricas, criando um vínculo emocional com o local e permitindo uma compreensão mais profunda de sua relevância histórica, social e afetiva para a cidade.
  • Análise temática da interação terapeuta-cliente: identificação das intervenções terapêuticas que potenciam a experiência emocional do cliente
    Publication . Cruz, Sara Peralta da; Janeiro, Luís de Brito
    A Terapia para a Fobia aos Afetos preconiza que o sucesso terapêutico é determinado pela experiência emocional vivida na sessão pelos clientes. Apesar desta expectativa, as investigações até à data não determinam quais as intervenções terapêuticas que melhor potenciam essa experiência. O presente estudo pretendeu avaliar o tipo de intervenções terapêuticas que potenciam a experiência emocional nos clientes. Para o efeito, foram ouvidos e cotados 70 extratos de cinco minutos, a partir das sessões 2, 5 e 10 de cinco clientes (Midade = 24,6 anos; 60% do sexo feminino). As sessões das quais foram obtidos os extratos foram previamente cotadas com as subescalas da Escala de Aquisição dos Objetivos Terapêuticos para diferenciar em que situações o cliente revela Experiência dos Afetos (Ativadores) ou Afetos Inibitórios. A Análise Temática, à qual os dados foram submetidos, resultou em 2405 momentos, que deram origem a nove temas de intervenção terapêutica, com dois a sete códigos cada. Verificou-se que os terapeutas recorrem a fatores específicos num contínuo entre suporte e expressão, e comuns, maioritariamente a Demonstração de Atenção, o tema mais frequente. O Encaminhamento de Conteúdo é a intervenção que mais parece potenciar a experiência emocional, em particular, intervenções em que o terapeuta Convida a Clarificar e Questiona Detalhe. As intervenções que parecem resultar em mais afetos inibitórios foram as de Trabalho de Insight, sobretudo as centradas na Interpretação. Seguiram-se o Reforço dos Ganhos, particularmente os códigos Enfatiza e Celebra Aprendizagem e Consolida Aprendizagem. Foram ainda identificados dois temas relativos ao tópico e à postura, cada um com cinco códigos. No que concerne a estes temas, o Trabalho sobre o Self e a Postura Confrontativa parecem resultar em afetos inibitórios. Os dados encontrados possibilitam uma maior compreensão face às intervenções terapêuticas, temáticas e posturas que potenciam ou inibem a experiência dos afetos nas sessões.
  • Diagnóstico e plano de formação: estudo de caso numa empresa de restauração no Algarve
    Publication . Godinho, Ana Maria; Valadas, Sandra
    Tendo por base o panorama atual de globalização e a competitividade empresarial, é certo que a Gestão de Recursos Humanos ocupa um lugar de importância no desenvolvimento das organizações. Assim, o presente estudo tem como temática principal a Formação profissional como prática de Gestão de Recursos Humanos e consequente Diagnóstico de Necessidades de Formação, realizado numa empresa do Setor da restauração, sediada do Algarve. Ao longo do projeto refletiu-se sobre a evolução da Gestão de Recursos Humanos nos últimos anos, bem como todas as alterações ao nível de objetivos, intervenientes e práticas. Sendo a Formação Profissional umas das responsabilidades dos RH, reveste-se de uma posição relevante nos objetivos estratégicos das organizações. Sabendo que, atualmente, as organizações procuram evoluir e diferenciar-se no meio em que se inserem, contemplámos ainda a Gestão da Formação, de forma a perceber os benefícios da formação profissional no desempenho dos colaboradores. Desta forma, para execução do Diagnóstico de Necessidades de Formação recorremos à realização de entrevistas aos colaboradores em posição de chefia (gerentes) e à aplicação de inquéritos por questionário aos restantes colaboradores. Com base nos dados recolhidos, procedeu-se à construção do plano de formação, que visa colmatar as necessidades identificadas, não só dos colaboradores, mas também da empresa, estando em concordância com os objetivos estratégicos delineados.
  • Efeito da diversidade cultural da equipa na cultura de aprendizagem organizacional e nos comportamentos inovadores
    Publication . Miguel, Natacha Catarina Revez; Gonçalves, Gabriela
    A diversidade cultural está cada vez mais presente nas organizações, comportando algumas dificuldades na gestão das pessoas. Porém, existem algumas vantagens, nomeadamente a diversidade cognitiva que, segundo Wang et al. (2016), é importante para o estímulo de ideias novas e mais criativas, resultantes de diferentes perspetivas por parte dos membros de uma equipa. Aspeto que é cada vez mais relevante para as organizações associado à continua pressão para adaptação às mudanças sociais económicas. Pelo que, compreender o contributo da diversidade cultural para a promoção da inovação e da criatividade é relevante. Consideramos, no nosso estudo, que a diversidade cultural nas organizações contribui positivamente para o clima de grupo intercultural e para a cultura de aprendizagem, e por sua vez estas variáveis contribuem para comportamentos criativos e inovadores. Por outro lado, espera-se observar diferenças entre equipas nacionais e multiculturais relativamente a estas variáveis. Para o efeito, foi desenvolvido um estudo quantitativo de carácter correlacional e comparativo. Os 232 participantes de ambos os géneros responderam a um questionário self-reported. Para a análise comparativa considerou-se duas subamostras (equipa nacional vs. equipa multicultural). Além da nacionalidade portuguesa, a amostra tem participantes de 10 nacionalidades, sendo a mais representada, a brasileira. As análises de resultados, que são discutidos em termos de implicações científicas e organizacionais, mostraram não haver diferenças entre equipas nacionais e multiculturais. Além disto, pode-se observar que, ao contrário do esperado, os efeitos positivos da diversidade cultural são pouco significativos. Mediante este cenário, foram comparadas as respostas dos inquiridos com posição de chefia e não chefia. Assim, concluiu-se, com pouca margem de diferença nas respostas, a chefia considera ligeiramente mais positivo a diversidade cultural do que um colaborador não chefe.
  • O stress profissional entre os funcionários do setor turístico: o caso do Aeroporto Internacional de Faro
    Publication . Manita, Carina Baptista; Viegas, Maria Margarida Viçoso de Arraes; Lança, Milene
    A presente dissertação analisa a possível existência de stress profissional entre os funcionários do setor turístico e a sua relação com a satisfação profissional e intenção de saída dos mesmos. O setor em questão sempre apresentou fracas condições de trabalho e foi um dos mais afetados a nível global pela pandemia da Covid-19, por isso, sujeita os seus colaboradores a elevados níveis de stress profissional. A investigação decorreu no Aeroporto Internacional de Faro, pelo facto de ser um local marcado pela movimentação diária e massiva de turistas. Por intermédio da aplicação de um inquérito por questionário online e presencial, obteve-se uma amostra não probabilística, por bola de neve, de 121 respondentes. A maioria dos funcionários inquiridos são do género feminino, solteiros, licenciados e sem filhos. A média de idades corresponde a 38 anos e a da antiguidade na empresa corresponde a 8 anos. A maioria está efetiva, trabalha no setor do handling/aviação, a full-time e por turnos. Os resultados revelam que os funcionários inquiridos estiveram frequentemente sob stress no trabalho nos seis meses anteriores à implementação dos questionários. Além disso, os resultados mostram que existe uma relação negativa entre o stress profissional e a satisfação profissional dos inquiridos, bem como uma relação positiva entre o stress profissional e a intenção de saída deste setor de atividade. Este estudo contribui com resultados significativos que podem ser utilizados pelas chefias do setor turístico aeroportuário, de forma a criar estratégias de recursos humanos que diminuam o stress profissional e promovam um maior bem-estar entre os funcionários.
  • De Ossonoba a Faro: uma perspetiva zooarqueológica (Século IV a.C.- Século XVIII)
    Publication . Veríssimo, Humberto Filipe Dias; Valente, Maria João
    No decorrer do ano de 2001, os trabalhos de avaliação de potencial arqueológico desenvolvidos no espaço das antigas carpintarias da Câmara Municipal de Faro revelaram um conjunto de sucessivas ocupações humanas neste espaço, remontando as mais antigas ao século IV a.C. (Idade do Ferro) e as mais recentes datando do séc. XVIII. Os testemunhos arquitetónicos encontrados demonstram uma ocupação contínua do local, sustentada também pelos vestígios do quotidiano das sociedades que ali se fixaram. Desde os povos da Idade do Ferro e passando por várias transições culturais, o testemunho deixado do dia a dia das comunidades permitiu reconstruir os aspetos gerais acerca da sua subsistência e as estratégias de gestão dos recursos faunísticos existentes ao seu dispor. Os resultados desta dissertação abordam a evolução do território desde as primeiras ocupações segundo uma perspetiva zooarqueológica, respetivamente em relação aos vertebrados mamíferos, focando-se na verificação das alterações de características morfométricas, por sua vez, testemunhas de práticas de melhoramento/substituição das espécies presentes no território. Por outro lado, as análises dos restos faunísticos revelaram a forma como as condicionantes culturais e económicas moldaram as estratégias de gestão destes recursos, nomeadamente em que os cânones religiosos regravam a vida quotidiana das comunidades, por exemplo a quase ausência de suídeos no período islâmico. Finalmente, para além da caracterização das escolhas alimentares das comunidades, foi possível de identificar praticas de gestão pastoril que preconizaram melhoramentos/alterações nas espécies existentes no território, sobretudo a partir do séc. XV, sendo estas práticas uniformes em termos regionais.
  • A ansiedade face à morte como preditora da paixão pelo trabalho: perspetiva da teoria de gestão do terror
    Publication . Morais, Ana Lúcia Bernardo; Sousa, Cátia; Gonçalves, Gabriela
    Diversos estudos demonstram que o ser humano recorre a diferentes mecanismos para lidar com a ansiedade face à morte, nomeadamente quando a mortalidade é mais saliente. O indivíduo crê na sua eternidade através de aspetos valiosos (materiais, intelectuais, filhos, etc.) que continuarão a existir depois de morrer, esses aspetos são prolongamentos de si próprio sendo que várias perspetivas e teorias assentam na importância que o trabalho tem para o indivíduo. A presente investigação tem como objetivos: 1) analisar as características psicométricas do inventário – “Threat Buffer Inventory” ; 2) avaliar, com recurso ao inventário da Teoria de Gestão do Terror, em que medida a ansiedade face à morte prediz a paixão pelo trabalho. O estudo foca-se na ansiedade face à morte, bem como na Teoria da Gestão do Terror e na paixão harmoniosa e obsessiva no trabalho moderadas pela centralidade. A amostra é composta por 326 indivíduos, dos quais 67.9% são do género feminino e 32.1% do género masculino, com uma média de idades de 39.16 anos. A centralidade modera a paixão harmoniosa e obsessiva no trabalho, e que o modelo desenvolvido referente ao inventário da Teoria da Gestão do Terror é mais ajustável que o original. O inventário adaptado à população portuguesa apresentou bons valores de consistência interna em todos os fatores. Em síntese, o estudo permite uma melhor compreensão do comportamento humano, fornecendo insights sobre as motivações e emoções que influenciam o comportamento das pessoas no contexto do trabalho.
  • Importância do ambiente restaurador/paisagem sonora no bem-estar e desempenho no trabalho
    Publication . Bento, Ana Teresa da Silva; Fernandes, Maria Jacinta
    A caraterística do ambiente/paisagem tem mostrado afetar não só o bem-estar e qualidade de vida das pessoas em geral, como também a qualidade do ambiente de trabalho tem vindo a mostrar influenciar o bem-estar e o desempenho no trabalho. Perante esta problemática, o estudo pretendeu explorar a relação entre as características/qualidade do ambiente de locais de trabalho confinados e do tipo openspace, nomeadamente o efeito da “presença” de elementos naturais no ambiente/paisagem sonora e visual, no bem-estar e desempenho no trabalho. O estudo resulta de um acordo assinado entre a Força Aérea Portuguesa (FAP) e a Universidade do Algarve (UAlg). Este estudo experimental decorreu em ambiente naturalista (trabalhadores no seu local de trabalho – escritório tipo openspace numa instalação militar sem janelas e iluminação natural). Em quatro dias consecutivos, sendo o primeiro dia o controlo, no ambiente de trabalho foram introduzidos “elementos naturais”: som de natureza (2º dia), imagem – vídeo (3º dia) e som e imagem de natureza (4º dia). A amostra é constituída por um grupo de dez indivíduos, militares e civis da estação de radar nº1 da Força Aérea Portuguesa, a trabalhar num espaço fechado e sem qualquer contacto com o mundo natural, ou seja, num ambiente confinado, e do tipo openspace. Usaram-se medidas essencialmente quantitativas, tanto objetivas (fisiológicas – batimentos cardíacos) como subjetivas (autorrelato: emoções positivas e negativas, desempenho no trabalho, potencial restaurador do ambiente sonoro, e efeitos restauradores percebidos). Os resultados indicam que a presença de elementos naturais, ainda que simulados, no ambiente sonoro e visual do espaço de trabalho, foi percebida como aumentando significativamente o potencial restaurador percebido do ambiente e os efeitos restauradores percebidos, contribuindo para o aumento significativo do bem-estar no trabalho (fisiológico e emocional), em trabalhadores de espaços openspace em ambiente confinado. Os resultados são pouco conclusivos (aumentos não significativos) quanto ao efeito positivo no desempenho no trabalho. Apontam-se estratégicas capazes de melhorar as condições estruturais (do espaço) de trabalho em espaços confinados do tipo bunker e, ou, escritórios de design openspace.
  • Geoarchaeology of mound structures: A sedimentary micromorphological analysis of Lapa da Meruje (Vouzela, Viseu)
    Publication . Martins, Daniel Alexandre Hindson; Carvalho, António Faustino; Simões, Carlos Duarte
    The occurrence of an ample number of megalithic monuments in the historical region of Lafões, presents itself as a consequence of the increased human activity on the landscape, having this notable growth marked during Neolithic period. From this point, the present work focuses on a geoarchaeological approach, in order to obtain an insight on possible land use before the building of megaliths, as well as the construction phases and of use of these funerary structures. To answer these problems a sedimentary micromorphological analysis was carried out, also adding a better understanding of both the stratigraphy and construction methods of a particular megalithic monument. This was conducted by obtaining samples from the Neolithic dolmen of Lapa da Meruje (one of the few dolmens to have been target of consistent archaeological work), by means of understanding site formation processes through the analysis of thin sections, under a petrographic microscope. Through the use of this method, it was possible to understand the extent of the violation that occurred in the funeral chamber. On the other, preserved areas of the monument revealed the origin of the sediments used for the construction of the monument and the filling of the funerary chamber (in prehistoric times), these being most likely of local origin. Furthermore, several elements within the thin sections led to the possibility of having occurred the practice of vegetation clearance activities previous to the construction of the funerary structure, as well as a layer attributed to preparation practices for the construction of the dolmen.
  • Reflexões acerca da memória a partir da problemática dos monumentos - é possível (re) escrever a história?
    Publication . Corrêa, Lindsey de Oliveira; Araujo, Renata Klautau Malcher de
    Esta pesquisa tem suas raízes nos campos de estudo da memória e do patrimônio, mas busca expandir seu enfoque através da análise de eventos recentes. Após a morte de George Floyd em maio de 2020, emergiram antigas e novas discussões sobre a retirada ou derrubada de monumentos localizados no espaço público que homenageiam figuras históricas associadas a memórias dolorosas. Neste contexto, o estudo se propõe a examinar a presença dessas inquietações no meio acadêmico-científico e como se relacionam com os movimentos sociais. O espaço público é um campo de batalha simbólico, onde a memória é usada como uma ferramenta de poder. Monumentos e estátuas historicamente prestaram homenagem a figuras que moldaram a narrativa dominante, muitas vezes omitindo ou marginalizando histórias e experiências que não se encaixam nessa narrativa. Portanto, uma das questões centrais desta pesquisa é a proposta de decolonizar o espaço público. Isso implica questionar as narrativas hegemônicas que perpetuam a opressão e o colonialismo, abrindo espaço para vozes marginalizadas e reconhecendo as memórias silenciadas. Não se trata apenas de remover monumentos, mas de repensar como a memória é construída e representada coletivamente. É importante ressaltar que esta pesquisa não visa propor soluções definitivas, mas sim provocar reflexões e debates sobre a complexidade das questões envolvidas. O objetivo é contribuir para uma compreensão mais profunda de como a memória e o espaço público estão interligados e como podem ser (re)imaginados através de uma crítica da escrita da história.
  • Mecanismos intervenientes na relação entre as exigências emocionais e os resultados de trabalho
    Publication . Costa, Iuri André Ferreira Da; Viseu, João; Gomes, Alexandra
    As exigências emocionais no trabalho submetem os trabalhadores a diferentes efeitos que afetam a forma como estes lidam com o contexto laboral, com impacto direto nos resul-tados de trabalho desejáveis, como a satisfação no trabalho e o empenhamento afetivo. Porém, a existência de recursos pessoais, como o capital psicológico positivo, permitem dotar o indivíduo de formas de contornar esses efeitos negativos, culminando numa ex-periência de trabalho positiva. Desta forma, o presente estudo procurou testar os meca-nismos moderadores que intervêm na relação entre as exigências emocionais e os resul-tados de trabalho positivos, seguindo os pressupostos do Modelo Exigências-Recursos. Para esse efeito, foi recolhida uma amostra de 507 trabalhadores portugueses (67.9% do género feminino, 30.2% do género masculino e .2% do género não-binário). O protocolo de investigação, composto por sete instrumentos, foi aplicado a todos os participantes de igual forma, adotando um design transversal. Todos os instrumentos demonstraram níveis de fiabilidade satisfatórios (i.e., α > .70) e o modelo teórico foi testado através de uma análise de equações estruturais, com recurso ao software Analysis of Moment Structures (AMOS) versão 20. Além disso, demonstrou caraterísticas psicométricas aceitáveis ao nível da validade fatorial, convergente e discriminante. A análise dos resultados permitiu identificar diversas relações diretas e, principalmente, o efeito moderador do capital psi-cológico positivo na relação entre as exigências emocionais e o engagement no trabalho.
  • Acontecimentos de vida negativos e ideação suicida: o papel moderador do otimismo em jovens universitários
    Publication . Lapa, Vanessa Isabel Viegas; Brás, Marta
    O suicídio é um processo complexo, que se inicia com a ideação suicida e pode terminar no ato suicida. É um grave problema de saúde pública, sendo a quarta maior causa de morte entre os jovens a nível internacional e a segunda principal nos estudantes universitários. Destaca-se a importância de compreender o papel dos fatores de risco e protetores, de modo a implementar estratégias preventivas eficazes. Os acontecimentos de vida negativos (AVN) têm sido identificados como fatores de risco significativos para a ideação suicida. Contudo, a literatura é parca e inconsistente sobre o papel moderador de fatores protetores, como o otimismo, na mitigação do impacto dos AVN na ideação suicida. O presente estudo pretende analisar a relação entre a história de AVN e a ideação suicida e se o otimismo disposicional poderá funcionar como um moderador na relação entre estas duas variáveis. Participaram 80 estudantes universitários, entre os 18 e os 30 anos, que responderam a um Questionário Sociodemográfico, ao Inventário de Ideação Suicida Positiva e Negativa, ao Questionário de Trauma de Infância – Versão breve e ao Teste de Orientação de Vida – Revisto através de uma plataforma digital de recolha de dados. Os resultados indicam que os AVN predizem significativamente a ideação suicida. Verifica-se também que o otimismo se relaciona de forma negativa e significativa com a ideação suicida e que o otimismo não modera a relação entre os AVN e a ideação suicida. Na globalidade, os resultados foram ao encontro da literatura, enaltecendo que os AVN conferem risco para a ideação suicida e que o otimismo age como um fator protetor, embora não tenha um papel moderador. Conclui-se assim que tanto os AVN, quanto o otimismo estão inversamente associados com a ideação suicida. A vivência de AVN está associada a um aumento significativo nos níveis de ideação suicida, enquanto maiores níveis de otimismo estão relacionados a menores níveis de ideação suicida. Neste sentido, é essencial promover programas de apoio e intervenção que visam fortalecer o otimismo como parte da promoção da saúde mental.
  • O papel das necessidades psicológicas básicas e do suporte à autonomia no programa de intervenção surf & therapy 
    Publication . Anunciação, Emanuel Ferreira; Martins, Cátia
    O conceito de surf therapy diz respeito à conjugação da prática do surf e da intervenção psicológica, de modo a alcançar um melhor bem-estar psicossocial. A investigação nesta área é muito reduzida, sendo que a maioria dos estudos avalia apenas o impacto da prática do surf nos participantes e não tem em conta características do programa e da sua aplicação. O objetivo deste estudo foi analisar o contributo do programa de uma intervenção socioemocional, com recurso ao surf (“Surf Therapy”), na promoção das Necessidades Psicológicas Básicas (NPB) e do suporte à autonomia. Procurou-se avaliar em que medida este programa de intervenção pode contribuir para o aumento da satisfação das necessidades de autonomia, competência e relacionamento, bem como o suporte a essa autonomia, tendo em conta a perceção dos participantes e dos monitores. No global, participaram 19 jovens, com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos (M = 14,63; DP = 2,24) em idade escolar (6º - 12ºano). O estudo seguiu um design descritivo-correlacional e longitudinal, avaliando as dimensões referidas antes e depois da aplicação do programa e as monitorizações realizadas. Os resultados referentes aos vários momentos de avaliação mostram um contributo positivo da implementação do programa de intervenção Surf Therapy na satisfação das NPBs e no suporte à autonomia. Verificou-se um aumento ligeiro em todas as dimensões avaliadas, com exceção da dimensão Tensão/Pressão, que apresenta um decréscimo, refletindo uma melhoria significativa dessa dimensão. Contextos e intervenções em diversos domínios (e.g., desporto, educação), que promovam oportunidades e interações de apoio à autonomia, poderão refletir-se não apenas em índices mais elevados de satisfação das NPB e de motivação autónoma, mas também de bem-estar psicológico.
  • Ajustamento ao ensino superior em estudantes de Cursos Técnico Superior Profissional (CTeSP): efeito da exploração de carreira e da empregabilidade
    Publication . Rosa, Catarina Martins; Gamboa, Vítor Manuel Pacheco
    Os Cursos Técnico Superior Profissional (CTeSP) surgem, no Ensino Superior (ES) português, como uma modalidade de formação profissionalizante, de curta duração. Considerando a crescente expressão destes cursos no ES, parece-nos pertinente analisar o efeito de variáveis de carreira, designadamente o papel das expetativas, recursos de empregabilidade e da exploração de carreira, no processo de ajustamento ao ES, tendo como indicadores a satisfação com o curso e de intenções de abandono, sendo este o objetivo principal deste estudo. Participaram 217 estudantes do 1º ano dos CTeSP, nomeadamente 171 da Universidade do Algarve (78.8%) e 46 da Universidade da Madeira (21.2%). Destes, 159 indivíduos do género masculino (71.9%) e 26.7% do género feminino, com idades compreendidas entre os 17 e os 76 anos de idade (M= 22.00; DP= 7.13). A empregabilidade percebida foi avaliada com recurso à Self-perceived Employability Scale, em duas dimensões, os recursos de carreira através da Medida Multidimensional de Empregabilidade (Lo Presti et al., (2019) adapt. Silva et al., 2023), e a exploração de carreira através da Career Exploration Survey (CES) (Stumpf et al., 1983; adapt Taveira (1997), e o ajustamento ao Ensino Superior, o qual resultou de dois indicadores, a satisfação e as intenções de abandono. Para analisar o efeito das expetativas de empregabilidade, dos recursos de carreira e da exploração de carreira (variáveis independentes) na satisfação e nas intenções de abandono (variáveis dependentes), foram calculadas equações de regressão. Os modelos testados explicam 71% da Satisfação com o Curso e 50% das intenções de abandono. Emergem como preditores individuais significativos da satisfação: o capital humano e desenvolvimento profissional (β=.39, p<.01), a empregabilidade interna (β=.22, p<.05), e a empregabilidade externa (β=.21, p<.01). Emergem como preditores individuais significativos das intenções de abandono: as expetativas referentes à entrada no mercado de trabalho após a conclusão do curso (β=-.27, p<.01); e a exploração do meio (β=.38, p<.01). Estes resultados sublinham a importância das variáveis da carreira no ajustamento ao Ensino Superior, nesta modalidade de formação.
  • O efeito mediador da motivação na eficácia de uma intervenção baseada em mindfulness para o perfecionismo
    Publication . Antunes, João Paulo Teixeira; Carmo, Cláudia
    O perfecionismo clínico é um problema cada vez mais prevalente entre estudantes universitários, sendo responsável pelo desenvolvimento e manutenção de várias perturbações relacionadas com o estresse. Intervenções baseadas em mindfulness (MBI) têm surgido como alternativa à abordagem cognitivo-comportamental clássica, mas ainda a relação entre mindfulness e perfecionismo ainda é pouco clara. O presente estudo procura avaliar o papel da motivação nesta relação e na eficácia de uma MBI aplicada no perfecionismo clínico. Foi realizado um estudo bifásico, em que o objetivo do primeiro estudo foi verificar a existência de um efeito mediador de motivação na relação entre mindfulness e perfecionismo, através de uma análise de dados transversal, enquanto a segunda fase investigou a eficácia de uma MBI e testou a hipótese de motivação ser parcialmente responsável por esta eficácia. A motivação intrínseca mediou parcialmente a relação entre o perfecionismo clínico e o mindfulness. No entanto, motivação não teve nenhum efeito na intervenção aplicada. Apesar deste facto, a intervenção mostrou algum nível de eficácia na redução dos níveis de perfecionismo clínico, tendo-se verificado mudanças intra-grupos em pós-intervenção, que se mantiveram após um follow-up de cinco semanas. Esta investigação ajudou a clarificar a relação entre mindfulness e perfecionismo, unificando dois campos de investigação com forte validação empírica. Os resultados do estudo de intervenção replicaram resultados anteriores sobre a eficácia de MBI e apontam para possíveis caminhos futuros neste campo de investigação.
  • O storytelling na formação e na autodeterminação: experiência com voluntários do ensino superior
    Publication . Arraiano, Ricardo Baptista; Martins, Cátia
    O voluntariado equipa as pessoas voluntárias com uma série de competências uteis no contexto de ensino superior. Neste contexto assistimos a uma maior integração do voluntariado na missão institucional, bem como preocupação relativa envolvimento e persistência de estudantes em atividades de voluntariado. Assim torna-se pertinente estudar a motivação para o voluntariado, mais especificamente no contexto da Teoria da Autodeterminação. A presente investigação propôs-se a estudar o efeito motivacional (i.e., satisfação das Necessidades Psicológicas Básicas, Aspirações de Vida e Estilo Regulatórios) de uma Formação com recurso a Storytelling em Estudantes Universitários inscritos em Serviços de Voluntariado. O estudo apresenta um design experimental, com dois grupos de participantes (GI: grupo de intervenção; GC: grupo de controlo). A amostra foi composta por 50 estudantes (GI = 32; GC = 18), 84,0% do sexo feminino e com idades entre os 17-45 anos (M = 23,14; DP = 6,91). A intervenção dividiu-se em duas sessões, e foi aplicado um questionário pré-intervenção e pós-intervenção. Os resultados indicam efeitos positivos na Satisfação da Necessidade Psicológica Básica de Autonomia, transferência de Regulações Externas para Regulações Internas e aumento da Importância atribuída a Aspirações Intrínsecas. Este estudo revela a importância de promover promoção intervenções que incrementem a autoconsciência e a satisfação das NPBs enquanto ingredientes importantes no envolvimento e sustentação do Voluntariado.
  • A influência do stress nas funções executivas cognitivas e emocionais
    Publication . Dionel, Gabriel António Ferreira; Inácio, Filomena Café
    O stress pode ser caracterizado como uma resposta comportamental e fisiológica que ocorre perante dificuldades, ou eventos, que o indivíduo tem de ultrapassar utilizando os recursos e meios que dispõe. Alguns estudos têm demonstrado que o stress pode influenciar o funcionamento executivo, comprometendo tanto o sistema executivo cognitivo como o sistema executivo emocional. O presente estudo procurou investigar a relação entre o stress e o funcionamento executivo, explorando o seu efeito em ambos os sistemas separadamente. A amostra incluiu 46 estudantes universitários com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos, sendo que 25 foram expostos a uma manipulação que tinha o intuito de induzir stress e os restantes integraram o grupo de controlo emparelhado por idade e escolaridade. Foram avaliadas funções executivas cognitivas e emocionais, nomeadamente a atenção e controlo inibitório, memória de trabalho, flexibilidade cognitiva e teoria da mente, tendo sido utilizado o Stroop Color and Word Test e um Stroop Emocional; a prova de Memória de Dígitos da Wechsler; uma prova de Fluência Verbal; o Trail Making Test e Faux Pas Recognition Task. Os resultados revelam que os participantes do grupo experimental demonstram um melhor desempenho no tempo de resposta tanto do Stroop Color and Word Test Cognitivo como do Stroop Emocional, e na percentagem de acertos das respostas certas no Stroop Emocional. Estes resultados revelam que, de facto, o stress demonstra uma influência em ambos os sistemas, contudo contrária ao que se esperava inicialmente. Conclui-se que o stress pode afetar tanto as funções executivas cognitivas como as emocionais, sendo importante explorar e avaliar separadamente cada sistema, dado o espetro de influência que o stress pode manifestar no funcionamento executivo.
  • Gratidão e emoções positivas no estudo da depressão em jovens universitários
    Publication . Domingos, Cristina Duarte; Carmo, Cláudia
    A depressão é uma doença crónica que se mostra cada vez mais crescente na população universitária. Este aumento exponencial tem despertado interesse em diversas áreas da saúde, uma vez que esta patologia pode acarretar diversas consequências na vida do estudante. Considerando a elevada prevalência, como forma de atenuar o seu impacto negativo, surgiram estudos acerca da implementação de práticas de gratidão que têm vindo a ser associadas à diminuição da sintomatologia depressiva. O desenvolvimento desta virtude adquiriu particular interesse nos estudos da Psicologia Positiva, que apesar de já apresentarem resultados pertinentes ainda carece de um maior debate no que concerne ao estudo da gratidão na redução da sintomatologia quando aliada à emocionalidade positiva. Este estudo teve dois objetivos principais: avaliar o papel da gratidão como fator protetor na depressão e, quais os benefícios da mesma quando associada fortemente à capacidade de experienciar emoções positivas e implementar e avaliar a eficácia de um programa de promoção de saúde mental e prevenção da depressão nos estudantes universitários. O estudo exploratório envolveu a participação de 217 estudantes universitários, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, dos quais 10 aceitaram participar voluntariamente numa intervenção de cinco semanas (estudo da eficácia). Todos os participantes responderam a um protocolo de avaliação online que incluía um questionário de avaliação sociodemográfica, O inventário de Depressão de Beck (BDI-II), a Escala de Afeto Positivo e Negativo (PANAS), e o Questionário de Gratidão (GQ-6). Os resultados do estudo exploratório, corroboram a literatura, confirmando a existência de uma relação entre a gratidão e os sintomas depressivos e também a mediação parcial das emoções positivas na relação entre as duas dimensões. Concluindo-se que os estudantes que apresentam níveis mais elevados de gratidão e emocionalidade positiva tem menor probabilidade de desenvolver sintomas depressivos. Os resultados do programa de prevenção não demostraram um registo tão positivo quanto o desejável, não se verificando diferenças entre o grupo de intervenção e o grupo de controlo após a participação no programa.
  • Ensino da música no 2º Ciclo do Ensino Básico: as práticas dos professores de educação musical e os novos referenciais curriculares
    Publication . Alves, Pedro Gil Lopes; Quintas, Helena
    O presente trabalho procura analisar e compreender as práticas pedagógicas dos professores de Educação Musical do Ensino Básico, bem como os desafios que enfrentam em contexto escolar. Inserida no grupo disciplinar da Educação Artística, a Educação Musical faz parte do currículo nacional do Ensino Básico há mais de 40 anos, continuando a ser uma área disciplinar de difícil conceptualização por parte de professores e legisladores. Com a mais recente reforma curricular iniciada em 2018, que constitui uma profunda mudança estrutural em todo o Ensino Básico, torna-se premente observar como estão os professores a desenvolver as suas práticas segundo as novas orientações curriculares. A informação de que dispomos sobre as práticas pedagógicas dos professores de Educação Musical é escassa, sendo esta, também, uma das principais razões da pertinência deste estudo. Neste sentido, do ponto de vista teórico, foram abordados conceitos base que sustentam a problemática das práticas pedagógicas na música. Analisou-se o conceito de currículo e a sua evolução teórica durante o séc. XX, abordando algumas perspetivas filosóficas da Educação Musical, bem como a sua conceptualização e a evolução desta área disciplinar no Sistema Educativo português. Assim, fez-se referência aos autores mais relevantes da pedagogia da Música e às suas propostas, finalizando a fundamentação teórica com a abordagem aos documentos curriculares oficiais, nomeadamente as Aprendizagens Essenciais e o Perfil do Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de caso inserido no paradigma qualitativo, pelo que na recolha de dados recorremos a entrevistas semiestruturadas a 10 professores participantes no estudo. Os resultados mostram que há um certo desconhecimento dos documentos curriculares oficiais, em parte devido a falhas de gestão e organização escolar, mas, em termos gerais, as práticas dos professores estão alinhadas com os objetivos da disciplina, refletindo os domínios interdependentes: audição, interpretação e criação/composição, com forte relação com as Aprendizagens Essenciais em articulação com o Perfil do Aluno. Salienta-se, ainda, o facto de todos os professores terem mencionado dificuldades relacionadas com falta de materiais musicais ou tecnológicos, que influenciam negativamente as práticas letivas na disciplina de Educação Musical.