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Recent Submissions
- Avaliação da divagação mental em crianças pré-escolaresPublication . Campos, Clarice Oliveira; Inácio, Filomena CaféA Divagação Mental (DM) é um fenômeno cognitivo bem conhecido, no qual a atenção se desvia da tarefa em andamento para pensamentos autogerados. Embora amplamente estudada em adultos, a pesquisa sobre DM em crianças é escassa. Este estudo teve como objetivo investigar se crianças pré-escolares (de 4 a 6 anos) podem fornecer relatos válidos de seus episódios de DM. Participaram no estudo 41 crianças que ouviram uma história pré-gravada, com sondas intermitentes onde era perguntando às crianças se elas estavam focadas na história ou pensando em outra coisa (possível DM). Foram também registados os comportamentos não verbais através de uma grelha de observação. Os resultados indicaram que as crianças estiveram em DM em aproximadamente 39% do tempo da tarefa, uma média ligeiramente mais alta do que a encontrada em estudos com adultos e crianças mais velhas. A maior frequência de DM ocorreu durante o quinto segmento da história, sugerindo que a DM surge mais facilmente quando há fadiga cognitiva. Verificou-se ainda uma correlação significativa entre alguns comportamentos não verbais, como mudar de posição na cadeira, e a frequência de DM. Os resultados deste estudo sugerem que é possível avaliar a DM em crianças pré-escolares através de medidas objetivas (como a observação dos comportamentos) e subjetivas (através do autorrelato da criança). Contudo, são ainda necessárias pesquisas mais robustas que explorem a DM nesta faixa etária, incluindo através métodos objetivos que não impliquem o relato da criança, como o eletroencefalograma ou eyetracking.
- A igualdade de género no desporto em curadoria ativista: o projeto de média-arte digital paralelo 3Publication . Jorge Augusto Mendes Dias dos Santos; Tavares, Mirian Estela NogueiraEsta tese é motivada pelas desigualdades de género no desporto e pela necessidade de investigar como a curadoria e o uso de média arte e ativismo digitais em museus podem fomentar a reflexão sobre questões sociais. Explora a inclusão de narrativas transmédia e arte digital na curadoria de exposições, centrando-se numa mostra sobre igualdade de género no desporto, com o intuito de promover a sensibilização e incentivar mudanças sociais. A análise enfatiza o papel da curadoria ativista na comunicação de perspetivas sobre questões sociais, utilizando elementos textuais, visuais e tecnológicos para criar experiências interativas e educativas. A investigação revisita a literatura sobre o papel dos museus na comunicação, a interseção entre igualdade de género e mediartivismo (arte e ativismo através dos média), e o potencial das tecnologias digitais para criar narrativas que promovam consciencialização e mudança. Propõe-se um modelo para curadoria de exposições em contextos museológicos desportivos, do Curador-Artista-Ativista (CAA), integrando Média-Arte Digital (MAD). Adota-se uma abordagem metodológica qualitativa construtivista para explorar perspetivas participativas na MAD baseada na curadoria, na arte e na colaboração. A exposição «MULHERES NO DESPORTO - Pioneirismo, Desafios, Inspiração, Igualdade», apresentada no Museu Nacional do Desporto, serve como estudo de caso para o projeto Paralelo 3 – Artivismo ao Cubo, revelando como a fusão entre ficção e realidade na narrativa expositiva pode proporcionar maior envolvência dos visitantes e compreensão contextualizada sobre o tema. Um Diário Digital de Bordo documentou o desenvolvimento, complementado por inquéritos e observação das interações dos visitantes. Mostrando conquistas, desafios e desigualdades enfrentadas pelas mulheres, a investigação e a exposição oferecerão uma visão multifacetada sobre a necessidade da igualdade de género no desporto. Demonstra a colaboração entre curadoria, tecnologia e expressão artística, ao destacar a importância da criatividade na promoção do diálogo e consciencialização para esta questão social fundamental.
- Variação terminológica no domínio do ensino superior e da gestão acadêmicaPublication . Nunes, Vanessa Oliveira dos Santos; Conceição, Manuel CélioEste trabalho trata de um estudo sobre a variação terminológica no domínio do ensino superior e da gestão universitária nas variantes de português do Brasil (PB) e de Portugal (PE). Esta investigação orienta-se a partir do pressuposto teórico-metodológico da Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT), (Cabré, 1999), bem como da Linguística de Corpus. Aplica-se ainda o modelo teórico da variação terminológica de Freixa (2002; 2005; 2013; 2014). Com base nessas perspectivas teóricas, o estudo analisa um corpus em PE com apoio em um segundo corpus em PB com características específicas: trata-se de textos disponibilizados em sites de instituições de ensino superior (IES) com o objetivo de orientar os novos alunos a respeito dos procedimentos e rotina relacionados à vida universitária. De outra maneira, os corpora foram compilados, primordialmente, com guias de aluno em português do Brasil (PB) e português europeu (PE). A investigação tem como ponto central identificar, analisar e apresentar os fenômenos mais relevantes para a variação terminológica denominativa a partir de seus contextos.
- Reconhecimento de emoções em expressões faciais e na música em indivíduos com Doença de AlzheimerPublication . Malveiro, Laura Soares; Inácio, Filomena; Silva, DinaO reconhecimento de emoções é uma capacidade humana essencial para a comunicação e bem-estar. Contudo, indivíduos com Doença de Alzheimer (DA) apresentam frequentemente um comprometimento nesta área, que afeta a sua capacidade de interação social e, consequentemente, a sua qualidade de vida. Este estudo teve como objetivo investigar o reconhecimento de emoções, através de estímulos faciais e musicais , em indivíduos com DA, procurando compreender o impacto da doença nas diferentes modalidades, comparando-o com indivíduos sem DA. A amostra foi composta por 23 participantes, sendo 11 com DA e 12 do grupo controle, além de um grupo de adultos mais jovens para referência. Foram utilizadas tarefas de reconhecimento emocional através de expressões faciais e estímulos musicais. Os resultados obtidos demonstraram que os défices no reconhecimento emocional estão presentes tanto no envelhecimento normal como na DA, sendo que neste último caso os défices estão mais acentuados, em ambas as modalidades. Tanto na música como nas faces, a emoção mais facilmente identificada foi a alegria. Contudo, na música, a emoção mais difícil de identificar para o grupo DA foi o medo e para o grupo controlo foi a tristeza. Por sua vez, nas expressões faciais, a emoção mais difícil de identificar foi o medo, para ambos os grupos. Em conclusão, este estudo demonstra as dificuldades no reconhecimento emocional em indivíduos com DA, sendo discutidas algumas estratégias compensatórias para a melhoria da comunicação e qualidade de vida de indivíduos com DA.
- A narrativa na performance de cinema ao vivo através de interatividade intocável - representação do sonho lúcidoPublication . Perfeito, Ana de Jesus Caeiro; Silva, Bruno Miguel Mendes daO presente projeto de tese explora as possibilidades de compor e transmitir narrativas cinematográficas nas performances de cinema ao vivo — defendendo que é possível manipular os elementos áudio e visuais, através dos movimentos corporais dos performers/cineastas, recorrendo a sistemas de interfaces computacionais, que não necessitam do toque direto nos objetos. A investigação baseia-se numa metodologia baseada em prática artística, complementada pela framework a/r/cografia e pelos conceitos de interpretativismo e hermenêutica. Neste estudo, discute-se o conceito de cinema ao vivo desde a era do cinema mudo até à era da média-arte digital, aborda-se o papel do cineasta enquanto performer e investiga-se sobre métodos de interatividade intocável noutros géneros artísticos. Em paralelo, produz-se o artefacto de cinema ao vivo Safara — Sonho Lúcido 2020. Na primeira versão explora-se a utilização de um periférico computacional que deteta os movimentos das mãos, na segunda, incorporam-se pasaigens sonoras na obra, na terceira (final) reflete-se sobre o conceito de sonho lúcido e desenvolve-se um sistema tecnológico que permite manipular a estrutura da narrativa, assim como os elementos áudio e visuais da performance, através dos movimentos das mãos e dos dedos. Esta investigação resulta numa base concetual e tecnológica, que permite aos cineastas e performers, compor narrativas cinematográficas, apresentando uma estrutura linear, mas com interatividade e improvisação ao vivo, através de movimentos gestuais.
- O romanceiro brasileiro: Edição e historiografiaPublication . Belmonte, Bruno de Carvalho; Boto, Sandra; Tavares, Mirian NogueiraO romanceiro tradicional ibérico, gênero poético de raízes medievais, bastante popular entre os séculos XV e XVI e transmitido oralmente entre gerações, chega ao Brasil na bagagem cultural dos primeiros colonizadores portugueses, e lá encontra terreno fértil para sua assimilação e propagação, sendo encontrados cantadores de romances até à atualidade. Muitas obras que compilaram e editaram romances recolhidos no Brasil desde o século XIX. Contudo, diferentemente da tradição portuguesa e espanhola, o corpus brasileiro carecia até hoje de uma sistematização diacrônica. Assim, o presente trabalho pretende contribuir com uma análise mais aprofundada da tradição do romanceiro ibérico no Brasil, sob uma perspectiva transdisciplinar que abarcasse elementos históricos, sociológicos, filológicos e patrimoniais. Este estudo foi elaborado em duas componentes: uma teórica, e outra debruçada nos testemunhos documentais. Na primeira, estabeleceu-se uma concetualização editorial e um panorama histórico dos possíveis caminhos percorridos por esta tradição no Brasil até sua primeira fixação, bem como uma análise epistemológica da produção intelectual e do pensamento científico brasileiro, por compreender que há uma ligação entre estes elementos e o processo de edição. Isto permitiu a delimitação de quatro etapas editoriais do romanceiro no Brasil, que atuaram sob distintos parâmetros teóricos e metodológicos. A segunda dedicou-se à sistematização e atualização do corpus editorial romancístico brasileiro. Foram contabilizadas 766 versões de 51 temas de romances distintos, recolhidos em 18 dos 26 estados brasileiros, com prevalência na região Nordeste. Procurou-se contribuir, por um lado, com o desenvolvimento da base de dados digital do Arquivo do Romanceiro em Português, e, por outro, com uma análise textual que buscou identificar elementos de permanências da tradição ibérica e rupturas e adequações que os textos adquiriram em terras brasileiras. Buscou-se, assim, cooperar com o avanço do mapeamento da trajetória e da caracterização desse exemplar oral do património da Língua Portuguesa no Brasil.
- Impacto da formação em segurança e dos fatores psicossociais na tomada de decisão e comportamentos seguros na assistência a aeronavesPublication . Isidro, Rafael Rodrigues dos Santos; Sousa, CátiaA segurança operacional em contexto aeroportuário depende da atuação eficaz dos profissionais que executam tarefas críticas sob pressão, como abastecimento, manuseamento de bagagens e assistência em escala. Esta investigação analisou de que modo a formação em segurança e os fatores psicossociais – nomeadamente o stresse percebido e a fadiga – influenciam os estilos de tomada de decisão e os comportamentos seguros dos trabalhadores de assistência a aeronaves. Participaram no estudo 152 profissionais do Aeroporto Internacional de Faro, maioritariamente do género masculino (82,9%), com funções operacionais diversas e significativa experiência no setor. Através de um questionário estruturado e análise quantitativa, os resultados revelaram que a formação em segurança se associa positivamente aos comportamentos seguros - sobretudo de natureza psicossocial - e à redução de estilos disfuncionais de decisão. No entanto, não promoveu de forma significativa o estilo de decisão mais funcional (vigilância) e não moderou os efeitos negativos do stresse e da fadiga sobre os comportamentos seguros. O stresse revelou-se um preditor negativo dos comportamentos seguros e esteve associado a decisões menos adaptativas, enquanto a fadiga influenciou negativamente os estilos de decisão, mas não afetou diretamente os comportamentos seguros. Estes resultados sublinham a importância de intervenções integradas, que combinem formação contínua com estratégias de gestão do stresse e da fadiga, promovendo não só a segurança operacional, como também o bem-estar dos trabalhadores. O estudo apresenta limitações, como o desenho transversal e a natureza auto-reportada dos dados. Futuras investigações deverão recorrer a métodos longitudinais e avaliar o impacto de intervenções organizacionais sobre a segurança e os fatores psicossociais em contexto aeroportuário.
- Subversão da gravidade na dança com mediação digitalPublication . Trigo, Clara Faria; Veiga, Pedro Jorge Agostinho Alves da; Santana, Ivani LúciaEsta investigação buscou responder às seguintes questões: como artistas da dança têm tornado a fantasia de subversão da gravidade verossímil, através de recursos digitais? De que forma os meios digitais viabilizam o trabalho destes artistas? Dentre as respostas encontradas estão duas contribuições originais ao campo da média-arte digital: os eixos de relação, categoria que explica que elementos envolvidos na criação da ilusão de subversão da gravidade em artefatos de dança com mediação digital e como estes se relacionam; e os graus de interação do artefato, categoria que classifica o artefato de acordo com sua qualidade de interação com o público, através de recursos digitais. Na primeira categoria – eixos de relação – a análise levou ao reconhecimento dos elementos envolvidos na construção da subversão da gravidade. São eles: cenário, câmera, público e gravidade. As várias combinações de posicionamento entre estes elementos formam o que passamos a chamar de eixos de relação. A segunda categoria elaborada – graus de interação do artefato – responde principalmente à forma como os meios digitais viabilizam o trabalho artístico. A classificação dos artefatos é feita a partir do seu grau de interação com o público, através de recursos digitais. Foram encontrados quatro graus de interação, sendo: grau 1, chamado também de grau do artefato de mão única; grau 2, também chamado de grau do artefato de engajamento público; grau 3, também chamado de grau do artefato de manipulação digital; e grau 4, também chamado de grau do artefato de diferencial interativo. A investigação foi pautada em duas estratégias principais: investigação baseada em prática artística (APBR), e investigação baseada em arte (ABR), através da análise de processos criativos. O processo artístico previsto no percurso doutoral, cujo caminho metodológico foi guiado pela a/r/cografia, resultou em duas obras que integram a amostra dos dez processos criativos analisados, realizados por cinco diferentes artistas.
- O impacto do suporte organizacional na relação entre perceção de justiça organizacional na avaliação do desempenho e qualidade de vida no trabalho: o caso da função públicaPublication . Lourenço, Nélia da Conceição Palma; Sousa, Cátia Andreia Vera Veríssimo deA perceção de justiça organizacional e o suporte organizacional são fatores determinantes para o bem-estar e a motivação dos trabalhadores, influenciando diretamente a qualidade de vida no trabalho (QVT) e o compromisso organizacional. Compreender estas dinâmicas é fundamental, especialmente na função pública, onde a avaliação do desempenho, exerce um papel crucial na gestão de pessoas e no reconhecimento profissional. Este estudo quantitativo analisa a relação entre as dimensões de justiça organizacional na avaliação de desempenho e a qualidade de vida no trabalho (QVT) na função pública, abordando a importância da equidade e do suporte organizacional no contexto laboral. A investigação teve como base o modelo de Walton e utilizou uma amostra composta por 703 funcionários públicos, dos quais 211 (30%) pertencem ao género masculino e 484 (68.8%) ao género feminino. Foram consideradas as dimensões de compensação justa e adequada, oportunidades de crescimento e segurança, e relevância social do trabalho. A investigação incluiu o papel mediador da perceção de suporte organizacional (PSO) nessas relações, bem como a análise dos preditores da QVT, nomeadamente as dimensões da justiça distributiva, procedimental, interpessoal e informacional. Os resultados demonstraram um descontentamento generalizado quanto ao sistema de avaliação SIADAP, destacando perceções de injustiça distributiva e procedimental devido à imposição de quotas. A análise evidenciou que as dimensões da justiça organizacional atuam como preditores significativos da QVT, influenciando de forma diferenciada as perceções de compensação, oportunidades de crescimento e relevância social. Além disso, verificou-se que a PSO desempenha um papel mediador essencial, reforçando ou mitigando o impacto destas perceções na qualidade de vida no trabalho. As conclusões sublinham a importância de práticas avaliativas mais justas, transparentes e adaptadas às especificidades do setor público. Recomenda-se que futuras investigações aprofundem estas temáticas, explorando, por exemplo, o impacto de diferentes modelos de avaliação de desempenho e as estratégias de gestão que melhor promovem o bem-estar e a satisfação dos trabalhadores públicos.
- Fly like a bird: Uma proposta de cartografia poéticaPublication . Ferreira, João Pedro Ribeiro; Soares, Ana Isabel; Dourado, PatríciaDesenvolvo neste trabalho uma análise da minha produção artística, na qual o desenho se assume ao mesmo tempo como objeto de criação e ferramenta de pensamento. Ao longo do mestrado, criei algumas obras que compõem um produto indissociável desta investigação. Traduzo nelas, pela forma pictórica, diversos conhecimentos históricos e científicos para os quais esta investigação visou contribuir. O presente projeto artístico assenta numa perspetiva cartográfica, relacionada com a paisagem e a memória. Para isso, dialoga com a história da pintura de paisagem e a perspetiva cartográfica, sem as quais não teria conseguido conduzir uma introspeção sobre o meu processo de criação. As influências de obras e artistas que participam no gesto de criar desta coleção de desenhos cartográficos também são destacadas. Enquanto metodologia, optou-se pela abordagem processual da criação e pela escrita de artista e por sua materialização especialmente por meio do desenho. É apresentado ao fim um projeto de exposição futura, cujo título, Fly like a bird, também nomeia este estudo. O projeto de exposição é composto por desenhos desenvolvidos ao longo do mestrado que retomam, pela materialidade do desenho, algumas questões acerca da paisagem, da perspetiva cartográfica e do território que foram visitadas ao longo desta investigação, em uma dupla reflexão complementar, realizada por meio do desenho e da escrita.