Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Ambientes colaborativos virtuais: potencial das redes sociais. O caso das empresas do Algarve

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Paper RISTI 2013.pdf671.61 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O objetivo do presente artigo é analisar o potencial das redes sociais no desempenho das pequenas e médias empresas da região do Algarve, tendo sido efectuado um questionário para o efeito. O estudo empírico realizado revela que os dados recolhidos (de 70 empresas) possuem boas qualidades psico-métricas. Procedeu-se a uma análise categórica de componentes principais, a qual identificou duas principais tipologias de objectivos nas redes sociais: redes sociais para interacção produto-cliente e pesquisa ou conhecimento; e redes sociais com potencial para o marketing. Uma análise suplementar - análise hierárquica de clusters (com recurso ao método de agrupamento de Ward) - identificou três padrões de empresas consoante o seu grau de envolvimento em redes sociais: cluster Social Tec Grau 1; cluster Social Tec Grau 2 e cluster Social Tec Grau 3. Estas análises permitem validar uma metodologia sustentável para este tipo de avaliação.

Description

Keywords

Redes sociais Internet Padrões Desempenho

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

Altmetrics