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Storytelling in heritage tourism: an exploration of co-creative experiences from a tourist perspective

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Abstract(s)

Heritage attractions and museums are under pressure to adapt to the needs of experience-seeking tourists. If they are to remain competitive, managers must acknowledge the visitor’s role as a co-creator and facilitate heritage experiences that privilege co-creation between the experience provider and consumer. Storytelling has been posited as a co-creative tool that increases consumer engagement and leads to memorable tourist experiences. As such, storytelling presents itself as an accessible and effective way to offer experiences that are more aligned with the expectations of the modern heritage tourist. However, a lack of knowledge exists regarding storytelling’s definition, implementation, and impact in heritage tourism settings. This work addresses these problems by identifying the various elements of heritage storytelling, providing a practical example of how these elements can be implemented in a real service context, and evaluating the impact of storytelling on visitors. Based on a review of the literature, the author created an experimental methodological framework that breaks down heritage storytelling into its various elements. Using this framework, a “storytelling tour” was designed and implemented at the Islamic Museum of Tavira. This tour was then tested on three groups of participants, who then participated in focus groups to share their thoughts on the storytelling experience. Focus group data was analyzed using reflexive thematic analysis in NVivo. Data analysis revealed that, overall, participants received the “storytelling tour” positively. Regarding storytelling’s impact on the visitor’s experience, three central themes were identified: emotional engagement, imagination, and memorability. Participants also made suggestions as to how the experience could have been improved considering factors of authenticity and participation. These findings solidify storytelling’s relevance in heritage tourism contexts, as well as offer a preliminary guide as to how to implement storytelling in the experience design of a heritage attraction or museum.
Na Economia de Experiência, os museus e demais atrações de cariz histórico e patrimonial sentem a necessidade de se adaptar a um novo tipo de turista que busca novas experiências. No sentido de assegurarem a sua competitividade, é imperativo que entendam que o turista, hoje, é co-criador da sua própria experiência e, por conseguinte, que a sua oferta deve integrar oportunidades de co-criação do turista. A investigação recente tem evidenciado a importância da co-criação e o seu contributo para o sucesso das organizações; todavia, não há ainda uma metodologia consensual que considere a especificidade dos museus e outras atrações patrimoniais. Uma das estratégias co-criativas de maior sucesso é o storytelling. Esta abordagem é acessível em termos de implementação e económicos, e proporciona experiências memoráveis. Como tal, o storytelling é uma ferramenta que os museus e outras atrações patrimoniais podem implementar de modo a estar alinhados com as espectativas do turista moderno. No entanto, em termos práticos, existem lacunas quanto à própria definição de storytelling, acerca de como de ser implementado e mesmo quanto ao seu impacto no turismo patrimonial. O presente trabalho pretende contribuir para ultrapassar esta lacuna através da identificação concreta de problemas relativos a este tema que se identificam na literatura, assim como na aplicação experimental do storytelling num contexto museológico, com a subsequente avaliação do seu impacto ao nível da experiência do turista. A proposta experimental foi elaborada com base numa revisão crítica da literatura e aplica o storytelling num contexto museológico. Para tal, foi criada e implementada uma visita guiada com o recurso ao storytelling no Museu Islâmico de Tavira. A visita foi realizada em três momentos e em que três grupos de participantes voluntários participaram. Subsequentemente estes particioantes partilharam as suas percepções em contexto de focus group após a visita. Com os dados extraídos dos focus groups foi elaborada uma análise temática reflexiva com recurso ao software NVivo. Os resultados da análise revelaram uma apreciação positiva do storytelling por parte dos participantes. Concretamente, demonstraram alguma surpresa quanto ao papel das histórias na visita, as quais tornaram a experiência mais memorável e interessante. No que diz respeito ao impacto da abordagem através do storytelling na experiência dos participantes, foram identificados três temas principais: ligação emocional, imaginação e memorabilidade. Em suma, esta abordagem providenciou a cada participante uma experiência que foi estimulante, na imaginação e emocionalmente, e proporcionou uma experiência memorável. O resultado final foi uma experiência co-criativa que efetivamente permitiu o visitante criar uma ligação, pessoal e educativa, ao património, portanto muito contraste em relação à oferta tendencialmente estática providenciada por este tipo de atrações turísticas. Outro aspeto importante no estudo foi a contribuição dos participantes na forma de sugestões acerca de como melhorar a experiência de storytelling, em particular, no que diz respeito aos temas de autenticidade e participação ativa na experiência. Em concreto, na sua grande maioria, os participantes sugeriram que a visita integrasse mais elementos que ligassem o passado ao modo de vida atual na cidade de Tavira, de modo a entender a herança cultural que perdurou até aos dias de hoje. Outros elementos que foram sugeridos de modo a melhorar a experiência foram o recurso a tecnologias e atividades interativas. De um modo geral, os resultados deste estudo corroboram os de estudos anteriores, em especial, no que diz respeito à relevância da inclusão do storytelling no turismo histórico-cultural e patrimonial. Este estudo oferece ainda um guia preliminar sobre como se implementar estratégias de storytelling nestes contextos. Ainda que tenha sido desenvolvido e completado com sucesso, este trabalho apresenta limitações. Destacam-se, em especial, inúmeras limitações criadas pela conjuntura atual da pandemia de Covid-19. A conjuntura levou a que houvesse constantes e imprevisíveis limitações na realização do programa experimental, tanto a nível de marcação de datas, como no número de participantes disponíveis para participar no estudo. Estes constrangimentos tiveram inevitavelmente um impacto negativo na quantidade de informação e dados gerados por cada visita. Consequentemente, em termos metodológicos, os resultados deste trabalho apresenta limitações em termos de validade, transferibilidade e replicabilidade. Contudo, o estudo realizado permitiu obter um conjunto importante de resultados que contribuem não só para a literatura e também para monumentos e/ou museus que considerem implementar estratégias de storytelling na sua oferta. Este trabalho providencia não só um exemplo de implementação destas estratégias que não tem custos financeiros, como também da reação que pode ser esperada por parte dos turistas que visitem estas atrações turísticas. Este contributo é bastante relevante pela crescente necessidade de sustentar a posição competitiva no mercado das atrações turísticas ligadas ao património. Tal afigura-se de particular relevância numa altura em que os turistas cada vez mais procuram experiências que os marquem. Outro contributo importante deste estudo é que abre vias de investigação futura, nomeadamente no que diz respeito à necessidade de uma revisão sistemática e exaustiva da literatura com o objetivo de identificar todos os possíveis elementos de storytelling que possam ser implementados em contexto de turismo patrimonial. Estudos futuros poderão ainda optar por uma abordagem experimental em conjunto com uma análise de dados quantitativa de modo a inferir uma relação de causa e efeito entre storytelling e outros elementos da experiência da visita na perspetiva do turista em contextos de turismo patrimonial. Tendo estes pontos em consideração, realça-se a originalidade deste trabalho na sua visão exaustiva de como estratégias de storytelling podem ser implementados em contextos de atrações de turismo patrimonial, bem como na avaliação de como estas estratégias têm impacto do ponto de vista do turista.

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Storytelling Co-creation Heritage tourism New museology

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