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Sentiment analysis applied to tourism: exploring the tourist generated content in the case of a wellness tourism destination

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorRamos, Célia M. Q.
dc.contributor.authorGeorge, Olugbenga Akinkunmi
dc.date.accessioned2023-10-17T10:35:12Z
dc.date.available2023-10-17T10:35:12Z
dc.date.issued2023-07-19
dc.description.abstractSentiment analysis applied to tourist-generated content through social media is one of the many sources of information for travellers in the case of a wellness tourism destination. The objectives of exploring tourist-generated content are to analyse the sentiments expressed on social media, in this research about wellness tourism destinations, based on destination reviews, and to identify the motivations that lead tourists to look for this kind of services in the Algarve destination The analysis of the hotel reviews exposes the tourist's opinion of the wellness destination and the grading of the infrastructural facilities and the acclaimed services in the categories of the tourist wellness destination. In attaining the objectives, quantitative approach methods were used to review 1,294 comments manually extracted from TripAdvisor and apply text mining algorithms to assess the sentiment expressed in the comments. The result shows that the three key extracted words frequently used by all categories of the component in the Algarve wellness destination are “bird”, “day”, “experience”, “Faro”, “fish”, “great”, “horse”, “love”, “market”, “massage”, “nice”, “old”, “park”, “Pinetree”, “place”, “relax”, “ride”, “spa”, “time”, “town”, “visit” and “walk”, also revealed some categories of a hotel into the services of spas and massage in the tourist wellness destination mainly satisfy the desire of the tourist. Exploring generated content with sentiment analysis helped to stimulate opinion on destinations with wellness facilities, revealing how the wellness of individuals at tourism destinations are generally satisfied based on keywords that illustrated opinions, shows diverse opinion, which shows that expectations are being met from the comments in TripAdvisor. It also widens the destination management organisation's (DMO) knowledge of the sustainability of destination infrastructures due to tourist views and opinions on destinations. However, generated review content which may be changed due to implicit factors, sometimes gives a psychological time frame view of the individual reviewer.pt_PT
dc.description.abstractA análise de sentimentos efetuada aos conteúdos gerados pelo turista nas redes sociais é uma das muitas fontes de informação consultadas pelos viajantes, permite visualizar os testemunhos de outros turistas que já visitaram os mesmos destinos. Através de avaliações efetuadas nas plataformas de social mídia, sobre infraestruturas existentes nos destinos turísticos, como no caso de um destino de saúde e bem-estar, permite estudar os principais motivos pelos quais estas regiões suscitam um sentimento mais positivo que outros, associado à experiência turística, com ou sem valor acrescentado pelos gestores do destino. A diversidade de opiniões, que por vezes é em função das expectativas que estão a ser satisfeitas, ou não, expressas através dos comentários gerados no TripAdvisor, podem contribuir para a sustentabilidade de infraestruturas de apoio ao turismo, que inclui, entre outras, instalações culturais tangíveis e intangíveis. Face ao exposto, os objetivos da presente dissertação são: (i) analisar o sentimento expresso nos conteúdos turísticos gerados pelos viajantes nas redes sociais sobre o destino turístico de saúde e bem-estar, (ii) avaliar o sentimento do turista sobre as componentes que caracterizam este tipo de destino e (iii) identificar as motivações que levam os viajantes a optar pelo Algarve, como um destino de turismo de saúde e bem-estar, que compreende dezasseis municípios com atrações e especificidades únicas. Para analisar o sentimento expresso nos comentários, foi necessário recorrer a uma metodologia própria de mineração de texto, cujo processo envolveu a recolha de dados, pré-processamento, extração de características, aplicação do algoritmo de análise de sentimento e por fim avaliação dos resultados. As avaliações foram extraídas manualmente e categorizadas em Número da Entidade (ID), Nome (Nome), Cidade onde está localizada (Cidade), País (País), Categoria (Categoria) Número de estrelas (Estrela) e número de avaliações (Número de avaliações). No conjunto de entidades foram considerados hotéis e infraestruturas selecionados pelas suas características: classificação e serviços turísticos adicionais prestados na área. De acordo com a revisão da literatura, as componentes consideradas e analisadas no que se refere a um destino de saúde e bem-estar foram dez, nomeadamente: Termas, Spas, Cuidados de corpo e mente, Turismo Médico, Ambiente Natural, Espiritualidade, Cultura, Enogastronomia, Desporto e Eventos. Neste contexto, foram identificados os hotéis e infraestruturas considerados como representativos de cada tipo de instalação que caracteriza este tipo de turismo e em seguida foram extraídos comentários do TripAdvisor. A seleção recaiu sobre as seguintes instalações: Caldas de Monchique (Monchique), Zensation - Body & Soul (Albufeira), Mercado de Loulé (Loulé), Moinhos Velhos Juice Detox & Yoga Retreat (Lagos), Old Town Faro (Faro), Pinetrees Horse Riding (Almancil), Ria Formosa Natural Park (Olhão), Swan Day Spa (Alvor) e Zoomarine Algarve (Albufeira). O pré-processamento envolveu a limpeza de elementos indesejados, transformação, tokenização, normalização e filtragem de texto. Na avaliação do resultado, a análise de sentimento foi também aplicada a duas dimensões (palavras extraídas e associadas em cada categoria), que foram comparadas com o comentário correspondente para determinar qual o sentimento associado a cada entidade considerada na investigação. Para atingir os objetivos, foram utilizados métodos de abordagem quantitativa para rever 1,294 comentários extraídos manualmente do TripAdvisor e nos quais foram aplicados algoritmos de mineração de texto para avaliar o sentimento expresso nos mesmos. O resultado destacou como as palavras-chave de comentários positivos: “bird”, “day”, “experience”, “Faro”, “fish”, “great”, “horse”, “love”, “market”, “massage”, “nice”, “old”, “park”, “Pinetree”, “place”, “relax”, “ride”, “spa”, “time”, “town”, “visit” e “walk”, Também, evidenciou que o sentimento associado a “spas”, “luxo”, “massage” e “sauna” obtiveram os valores mais elevados, no que se refere ao sentimento positivo. Os resultados expressaram de forma clara a aceitabilidade e popularidade perante os turistas, do Algarve como destino de saúde e bem-estar, onde se destacaram os termos “spas” e “cuidados de corpo e mente”, “ambiente natural” e “desporto” com desvio padrão de 0.4 e 0.3, com média de 4.7 par cada termo. Mostra que destinos de saúde e bem-estar com desporto (golfe), natureza e paisagem são características positivas neste tipo de destino. Além disso, as avaliações geradas durante os meses de inverno: janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro apresentaram valores mais altos. O estudo revelou, ainda, que algumas das categorias associadas ao destino de bem-estar turístico satisfazem o desejo do turista, principalmente, no que refere aos serviços de spas e massagem oferecidos pelos hotéis. A extração de comentários manualmente, apesar de ser uma limitação, concedeu ao investigador a possibilidade de confirmar questões relacionadas com a inclusão de taxas escondidas, com o tempo gasto no acesso à área de destino e às instalações turísticas, as atitudes do staff, prestação seletiva de serviços sem regras padrão, sem correlação entre o serviço anunciado e o prestado. A exploração de conteúdos gerados pelos turistas, em conjunto com análise de sentimentos, permitiu adquirir conhecimento sobre a perceção dos turistas sobre o destino, assim como revelou que o bem-estar dos mesmos nos destinos turísticos é geralmente satisfatório e expresso através de comentários diversos nas redes sociais que manifestam sentimentos, o que mostra que as expectativas foram satisfeitas. Para além disso, também permitem à organização de gestão de destinos (DMO) conhecer as potencialidades e desafios identificados pelos turistas. As categorias de instalações associadas a um destino de saúde e bem-estar, podem ajudar a melhorar a sua viabilidade económica através da gestão do sector turístico, contribuindo para o PIB, bem como permite identificar áreas que necessitam de especial atenção por parte dos governantes, como os eventos e o turismo médico. Contudo, o conteúdo gerado pelos turistas pode ser alterado devido a fatores implícitos, como a visão psicológica do estado do revisor individual ou o tempo que caracteriza o destino no momento. Assim, para futuros estudos, o processo de mineração de texto deverá ser efetuado de forma automática e em diversas fontes de informação, de modo que inclua mais instalações e constituído por mais comentários, especialmente no turismo médico que não foram analisados, uma vez que não existiam.pt_PT
dc.identifier.tid203343301pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/20066
dc.language.isoengpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectConteúdos gerados pelo turistapt_PT
dc.subjectAnálise de sentimentopt_PT
dc.subjectTurismopt_PT
dc.subjectDestino de saúde e bem- estarpt_PT
dc.subjectMineração de textopt_PT
dc.titleSentiment analysis applied to tourism: exploring the tourist generated content in the case of a wellness tourism destinationpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Economia
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Organizações Turísticaspt_PT

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