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O tecido empresarial do Algarve tem-se desenvolvido em torno do sector do turismo e actividades conexas como a construção civil e o imobiliĆ”rio. As empresas apresentam estruturas organizativas pouco flexĆveis e muito resistentes Ć mudanƧa, facto bem patente quando se tem em atenção a experiĆŖncia dos apoios financeiros, Ć s empresas da regiĆ£o, no Ć¢mbito do QCA III. Esta fraca maleabilidade das empresas, predominantemente viradas para bens nĆ£o transaccionĆ”veis e para o mercado interno, tĆŖm conduzido a dinĆ¢micas quase insignificantes de internacionalização e de adopção de inovação.
A perpetuação de uma base económica regional apenas focalizada num sector e sem mudanças radicais em relação ao paradigma de comportamento empresarial dos diversos sectores colocarÔ a breve prazo problemas fundamentais à afirmação internacional da região, bem como ao seu desenvolvimento harmonioso e coeso.
A diversificação dos produtos oferecidos internacionalmente Ć© uma necessidade que urge ser satisfeita, devendo as polĆticas pĆŗblicas da regiĆ£o, sem descurar o apoio Ć s actividades ditas mais tradicionais, apostar claramente em sectores emergentes com elevado potencial de crescimento, tecnologicamente mais avanƧados e com ganhos significativos na cadeia de valor.
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Competitividade Internacionalização Empresas Algarve
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Faculdade de Economia