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Authors
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Abstract(s)
O presente estudo foi concebido com o objectivo de investigar as Relações
Interpessoais, o Stress e o Grau de Satisfação da Assistência Domiciliaria, quer no
Enfermeiro, que executa funções no domicílio, quer no cuidador familiar.
No âmbito desta investigação tivemos como objectivo compreender as Relações
Interpessoais, stress e Grau de Satisfação de Assistência Domiciliária em dois grupos
que se encontram interligados: Enfermeiros e Cuidadores Familiares. Trata-se de um
estudo descritivo, quantitativo e correlacional, numa amostra composta por 30
enfermeiros de Apoio Domiciliários e 30 cuidadores familiares, pertencentes aos
cuidados de Saúde Primários.
O estudo desenvolveu-se no Distrito de Beja, mais especificamente na Unidade de
Saúde Familiar Alfa-Beja, e Centros de Saúde de Beja, Cuba, Serpa, e Castro Verde,
numa zona onde a população se mostra cada vez mais envelhecida.
Pareceu-nos pertinente apresentar uma introdução acerca de cada um dos temas em
estudo (relações interpessoais, assistência domiciliaria, stress no enfermeiro e cuidador
familiar) tentando abordá-los quer individualmente, quer na sua vertente de relação uns
com os outros.
Os dados foram recolhidos através de quatro instrumentos: o nível de stress - foi
utilizado a escala para avaliar a Vulnerabilidade ao Stress (23QVS), de Vaz Serra
(2000) e a Escala do Stress Percepcionado, sugerida para este estudo pelo mesmo autor;
o Inventário de Relações Interpessoais de Barret-Leonard, e uma Escala para Avaliação
da Qualidade da Assistência Domiciliária, elaborada para este estudo. No tratamento
dos dados utilizamos o programa SPSS 12.0.
Os resultados revelaram que o facto do cuidador familiar apresentar vulnerabilidade ao
stress/stress percepcionado, não significa que tenha uma percepção negativa da relação
com o enfermeiro que presta apoio domiciliário, demonstra ainda que não existe
correlação entre a vulnerabilidade ao stress e a percepção das relações interpessoais, e
que o facto do cuidador familiar ou o enfermeiro do apoio domiciliário estarem
satisfeitos com a assistência domiciliária (prestada/efectuada), não interfere com as
interações, cuidador (recepção) -enfermeiro (ação).
Na parte final desta dissertação, propõem-se algumas medidas de intervenção a nível
individual e organizacional para competências que enquadram também os níveis ético,
deontológico e relacional sem os quais não poderia o enfermeiro desenvolver as suas
intervenções à pessoa vulnerável por diversos motivos, sendo necessário que os
enfermeiros deem mais visibilidade aos raciocínios analítico-interpretativos inerentes ao
processo de cuidados presentes em cada situação específica. Se assim o fizerem
estaremos a contribuir para a melhoria da percepção das relações interpessoais
cuidador-enfermeiro, e satisfação da assistência domiciliária.
Description
Dissertação de mest., Psicologia (Psicologia da Saúde), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2011
Keywords
Enfermeiro Cuidador familiar Stress Relações interpessoais Cuidados domiciliários Satisfação domiciliária