Repository logo
 
Publication

Intervenção em contexto prisional: (re)educar para a liberdade

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorArco, Joaquim
dc.contributor.authorGonçalves, Inês Alexandra Cruz
dc.date.accessioned2022-07-12T13:23:05Z
dc.date.available2022-07-12T13:23:05Z
dc.date.issued2021-12-17
dc.description.abstractO presente relatório é o resultado de um estágio curricular no Estabelecimento Prisional de Olhão, no âmbito do Mestrado em Educação Social. O estágio teve presente duas componentes, a componente prática e a componente de investigação. Ao nível da investigação foi realizado um estudo sobre a intervenção em contexto prisional através da reeducação, no sentido de promover um conjunto de competências que permitam ao recluso tornar-se agente do seu desenvolvimento pessoal e profissional. Este estágio teve como principais objetivos identificar necessidades e delinear eventuais intervenções no Estabelecimento Prisional de Olhão. Em suma, a intervenção é feita com o objetivo de reutilizar o tempo da privação de liberdade de forma a gerar fatores importantes para o quotidiano do recluso em contexto prisional e futuramente em contexto de liberdade. Para analisar este tema a metodologia elegida foi a Investigação-Ação e as técnicas de recolha de dados foram, a observação participante, diário de campo, entrevista e questionários.pt_PT
dc.description.abstractThe present report is the result of a curricular internship at the Olhão's Prison Facility, under the master's degree in Social Education. The internship had two components: the practical component and the research component. At the research level, a study was conducted on the intervention in the prison context through re-education, to promote a set of skills that allow the inmate to become an agent of his personal and professional development. The main objectives of this internship were to identify needs and outline possible interventions at Olhão's Prison Facility. In conclusion, the intervention aims to reuse the time that the inmate is deprived of his freedom to generate important factors for the daily life of the inmate in prison and, in the future, in the context of liberty. To analyse this theme, the methodology chosen was Action Research, and the data collection techniques were participant observation, field diary, interviews, and questionnaires.pt_PT
dc.identifier.tid202913767pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/17972
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectIntervençãopt_PT
dc.subjectEducação socialpt_PT
dc.subjectAtividades educativaspt_PT
dc.subjectReeducarpt_PT
dc.titleIntervenção em contexto prisional: (re)educar para a liberdadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Socialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação.pdf
Size:
875.29 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: