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  • Promoção da consciência fonológica: desenvolvimento de uma intervenção pedagógica numa turma de 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
    Publication . Caldeira, Ana Rita Rodrigues; Sequeira, Teresa Cosmo Domingos Maló
    Há mais de trinta anos que a consciência fonológica é apontada como um preditor de sucesso na leitura e escrita. Contudo, nem todos os professores conhecem a importância desta competência. Este estudo pretende mostrar como atividades lúdicas, decorridas na sala de aula, podem desenvolver a consciência fonológica dos alunos. Recorrendo a uma investigação do tipo mista, que combina dados qualitativos e os resultados quantitativos obtidos nas fases de diagnóstico e avaliação, esta investigação teve como objetivo observar a evolução de 23 alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico: um grupo de 9 rapazes e 14 raparigas, com idades compreendidas entre os 6 e 7 anos. Os instrumentos de recolha de dados foram o diagnóstico e avaliação, a observação participante, as notas de campo, o registo audiovisual e fotográfico e a entrevista. Para além do diagnóstico e avaliação, que decorreram em três sessões, a intervenção pedagógica consistiu na implementação de oito sessões de consciência de palavra, consciência silábica e consciência fonémica. Os resultados confirmam o que é defendido por alguns autores, nomeadamente a facilidade em tarefas com unidades mais concretas, como a sílaba e a palavra, e uma maior dificuldade em tarefas de consciência fonémica. Foi nas tarefas de consciência de palavra que se registou maior evolução no desempenho dos alunos. No que diz respeito à consciência silábica, os resultados foram mais significativos na tarefa de contagem de sílabas de palavras com ditongo. Neste âmbito, verificou-se também progresso nos desempenhos relativos às tarefas de identificação de sílaba inicial. Nas tarefas de consciência fonémica os resultados não foram tão significativos, já que a diferença observada nos desempenhos dos alunos nas duas fases foi residual.
  • Fatores e motivos relacionados com o PIEF que previnem o abandono escolar
    Publication . Santos, Maria João Pacheco Martins; Quintas, Helena
    O presente trabalho tem como objetivo o estudo da prevenção do abandono escolar e a compreensão dos fatores e dos motivos que contribuem para este fenómeno. O nosso foco e campo de estudo empírico recaiu no Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), uma resposta do sistema educativo português, criada, especificamente, para prevenir o abandono escolar. A metodologia aplicada foi o estudo de caso, com recurso ao paradigma da investigação qualitativa, e como técnicas e instrumentos de recolha de dados utilizámos entrevistas semiestruturadas. Os protagonistas do estudo foram 10: 4 docentes, responsáveis por lecionar no PIEF; 1Técnico de Intervenção Local (TIL); e 5 alunos que integram uma turma PIEF de um Agrupamento de Escolas de Faro. Os resultados obtidos junto dos professores e do TIL evidenciaram que, apesar de todos os esforços para motivar os alunos, estes demonstram desinteresse e desmotivação. Também é sua opinião que os pais e EE não investem na escolarização e no sucesso académico dos filhos. Paradoxalmente, os alunos referem estar preocupados com as suas aprendizagens, expressam que as aulas são desinteressantes e ineficazes, e não corroboram a opinião da falta de interesse dos progenitores. Perante estes resultados, é lícito concluir que o PIEF não está a cumprir a sua função enquanto resposta que procura prevenir o abandono escolar, e que é urgente rever e alterar aspetos tais como a estrutura curricular, as metodologias de ensino e de aprendizagem, a relação entre os alunos e os professores que frequentam esta resposta educativa, e também a relação entre a Escola e a família destes estudantes.
  • Dados e probabilidades no 2.º ciclo do Ensino Básico: O caso dos chapéus
    Publication . Alvarenga, Érica Alexandra Dias; Guerreiro, António Manuel da Conceição; Filipe, Nélida Martins
    Este relatório foi realizado no âmbito de um mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo foi realizado com uma turma do 6.º ano de escolaridade e teve como objetivo principal investigar o impacto do ensino da estatística e das probabilidades na aprendizagem dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico, sendo os alunos desafiados a aplicar conceitos de estatística num ciclo investigativo. O enquadramento teórico aborda a importância da estatística e das probabilidades no currículo escolar, destacando a importância da literacia estatística para a compreensão e análise de dados na vida quotidiana, desenvolvendo nos alunos a capacidade para optarem por decisões informadas. Abordei também a evolução do ensino destes tópicos em Portugal e quais as estratégias pedagógicas que ajudam os alunos a desenvolverem competências de estatística, dando um maior ênfase em métodos investigativos. A minha investigação foi organizada em várias etapas. Comecei com a formulação da questão de investigação, seguida pela recolha de dados, em que os alunos mediram o perímetro cefálico uns dos outros com fitas de papel. Posteriormente, organizei os dados com os alunos em tabelas e ajudei-os na representação visual das informações recolhidas, em diagramas de caule e folhas e em histogramas. Ao longo deste processo, os alunos enfrentaram alguns desafios, especialmente na organização dos dados em classes e na construção de gráficos adequados. No entanto, com o apoio e a colaboração dos colegas, foram capazes de refletir sobre os seus erros e melhorar o seu raciocínio estatístico. Nas conclusões, observei que o ensino da estatística e das probabilidades, quando aplicado de forma prática, tem um impacto positivo no desenvolvimento das competências estatísticas dos alunos. As discussões em grupo e a autonomia nas tarefas permitiram que a aprendizagem fosse mais significativa e envolvente. Recomendo ainda que em futuras investigações considerem o uso de ferramentas tecnológicas para dinamizar o ensino da estatística e facilitar a compreensão dos alunos.
  • Os marcadores discursivos e conetores utilizados em textos escritos por alunos de uma turma de Português do 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Capelas, Lisete Ivone de Oliveira Teixeira; Sequeira, Teresa Cosmo Domingos Maló
    Atualmente, os alunos apresentam cada vez mais dificuldades em produzir textos coesos e coerentes, na medida em que não utilizam os marcadores discursivos e conectores de forma adequada, o que resulta em textos fragmentados e com pouca fluidez, comprometendo a clareza e compreensão dos mesmos e afetando o desenvolvimento de competências de comunicação escrita. Este estudo, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Ensino de Português e de Inglês no 2.º Ciclo do Ensino Básico, visa estimular e investigar o uso de marcadores discursivos e conectores em textos escritos por alunos de uma turma do 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Através da intervenção pedagógica planificada, procurou-se promover a utilização adequada e variada de marcadores discursivos e conectores, essenciais para a coesão e coerência textual, em textos produzidos pelos alunos, pretendendo-se, a curto prazo, desenvolver competências de comunicação escrita. Concretamente, as atividades propostas incluíram exercícios de leitura, análise de textos e produções textuais. A metodologia adotada, de natureza qualitativa, incluiu a observação direta e a análise documental de textos produzidos pelos mesmos. Os resultados demonstraram um aumento na frequência e diversidade de conectores utilizados pelos alunos após a intervenção pedagógica. Além disso, a análise qualitativa revelou que os alunos começaram a utilizar os conectores de forma contextualizada, melhorando a coesão e coerência dos seus textos.
  • Clima escolar e satisfação profissional num agrupamento de escolas do algarve-estudo de caso
    Publication . Gomes, Carlos Jorge de Jesus Caldeira; Guerreiro, António Manuel da Conceição
    O presente estudo incide sobre a liderança e o clima escolar e organizacional num agrupamento de escolas. Pretende-se conhecer a perceção dos profissionais do Agrupamento de Escolas (docentes e não docentes), relativamente ao clima organizacional, e a sua relação com variáveis associadas ao clima de segurança, às atitudes face ao trabalho e à instituição e à perceção do seu desempenho enquanto colaborador, tendo como referência a ação das lideranças de topo e intermédias. A liderança, a cultura de escola e o clima organizacional são primordiais no processo educativo. Ao líder/diretor são atribuídas responsabilidades em representação do Estado. Para tal, a legislação alterou a autonomia das escolas, a gestão e administração, pelos normativos Decreto-Lei nº 115-A/98 e Decreto-Lei 75/2208, em que passa a vigorar a centralização do poder na tomada de decisões, pela figura do Diretor. Apresentamos um estudo de caso realizado num agrupamento de escolas do Algarve. O estudo teve por base o relatório “Clima Organizacional e Satisfação Profissional 2020”, realizado pelo Gabinete de Avaliação e Qualidade, da Universidade do Algarve, sob a coordenação científica e técnica de Gabriela Gonçalves e Joana Vieira dos Santos. O estudo a desenvolver é de natureza mista, quantitativa e qualitativa, junto dos profissionais (docentes, não docentes) da instituição, com aplicação de um questionário distribuído de forma digital pelo e-mail institucional, e por suporte físico aos não docentes, que não utilizam o correio eletrónico. O instrumento de recolha de dados foi uma adaptação do questionário usado no estudo da UALG. Foram inquiridos 245 docentes e 134 não docentes (população total inquirida), tendo respondido 69 docentes (dos quais 12 declararam não desejar participar no estudo), dos quais 57 válidos e 33 não docentes e um técnico superior, perfazendo 91 respondentes válidos para estudo. Os resultados mostram que existem diferentes perceções entre os docentes e os não docentes, apesar da significativa perceção geral positiva em todas as do seu desempenho profissional, por parte dos dois grupos de funcionários do Agrupamento de Escolas.
  • Morcegos: Um fascínio biológico para os alunos do Ensino Básico
    Publication . Pereira, Mónica de Sousa; Coelho, Ana Cristina Hurtado Matos
    O presente relatório investigativo foi elaborado no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada do mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Neste estudo participaram 20 estudantes do 6.º ano do 2.º CEB, de uma escola do concelho de Loulé. A temática abordada foram os morcegos em várias vertentes (sentimentos por parte do(a)s estudantes, classificação, anatomia, ecologia, doenças e mitos). Tratou-se de uma investigação qualitativa de cariz interpretativo, com observação participante, que decorreu durante o 2.º semestre do ano letivo 2021/2022. Adotou-se o questionário, registos áudio e fotográficos das aulas, observação direta, notas de campo, registos e desenhos dos participantes como técnicas de recolha de dados. A partir do questionário percebeu-se que uma percentagem substancial dos participantes nutria interesse e simpatia pelos morcegos, considerando-os engraçados, bonitos e até mesmo admiráveis. Após levantamento das ideias prévias do(a)s participantes, os mesmos puderam explorar e descobrir as principais características dos morcegos, bem como a sua importância ecológica, através de uma sessão de esclarecimento dinamizada por uma bióloga especializada na área dos morcegos e da realização de atividades integradas num Kit. Este Kit consiste num recurso de intervenção didática original e foi usado para construção de conhecimento associado aos morcegos. Integra um guião das atividades a realizar que incluem a conceção de um livro de bolso dedicado aos morcegos e a construção de um modelo de um morcego em 3D. Durante a intervenção didática verificou-se que o(a)s discentes tinham algumas ideias válidas sobre o animal em questão, apesar de não possuírem muitos conhecimentos sobre o morcego no âmbito das ciências naturais. A turma revelou que os conhecimentos que possuíam acerca dos morcegos estavam mais relacionados com mitos e crenças do que com factos relacionados com a biologia e a ecologia destes animais. Após a intervenção didática, observou-se alteração das perceções iniciais do(a)s estudantes, confirmando-se a eficácia das abordagens pedagógicas adotadas, baseadas na realização de tarefas, dinamizadas pelo(a)s estudantes. Atividades como a construção de modelos anatómicos, a criação de arte inspirada em morcegos e o uso de tecnologias na pesquisa de informação reforçaram o conhecimento científico e incentivaram o pensamento crítico e a inovação.
  • (In)Sucesso escolar no ensino superior Guineense: estudo do caso na escola nacional de administração
    Publication . Nantote, Silvano Alqueia; Guerreiro, António Manuel da Conceição
    O insucesso escolar é um fenómeno indissociável das instituições educativas. Este fenómeno, que afeta todos os agentes educativos, se carateriza pelo incumprimento das metas estabelecidos numa instituição e a sua compreensão é uma tarefa difícil devido à sua complexidade. Neste sentido, o presente estudo foi desenvolvido com a finalidade de conhecer e analisar os fatores que caracterizam o (in)sucesso escolar na Escola Nacional de Administração da Guiné-Bissau. Para a construção do presente estudo, foi adotada a metodologia qualitativa dada a natureza do estudo. A partir de um estudo de caso, foram analisados dados de seis participantes, três professores e três estudantes, do curso de Contabilidade e Gestão da Escola Nacional de Administração da Guiné-Bissau. Foi aplicada uma entrevista com questões abertas de modo a conhecer a perceção dos participantes sobre a problemática do insucesso escolar no meio académico. Os dados obtidos, neste estudo, indicam que o insucesso escolar é um fenómeno que pode ser influenciado por fatores internos e externos ao estudante, e ainda aponta a necessidade de olhar para o insucesso como um problema coletivo, de modo a possibilitar o envolvimento dos agentes educativos e permitir a sua compreensão. Em síntese, o estudo revelou que os inquiridos têm uma noção considerável sobre as causas e os efeitos do insucesso escolar na sociedade guineense.
  • Os mapas concetuais como promotores de competências de síntese de texto não-literário: Relato de uma prática numa turma do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Almeida, Tatiana Patrícia Jesus; Rocha, Rute Cristina Correia da; Sequeira, Teresa Cosmo Domingos Maló
    O presente estudo decorreu durante a Prática de Ensino Supervisionada, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, numa turma do 6.º ano do 2.º CEB, numa Escola de um Agrupamento de Escolas do Barlavento Algarvio, no período da PES do ano letivo 2023/2024. Tendo como preocupação a aprendizagem significativa dos alunos para elaborarem sínteses escritas a partir da construção de mapas concetuais, narrando o processo de implementação e os resultados obtidos no estudo de investigação, no decurso da intervenção educativa durante a PES. Esta investigação tem como principal objetivo compreender a pertinência dos mapas concetuais enquanto ferramentas promotoras da aprendizagem na elaboração de síntese de textos não - literários pelos alunos do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta investigação, a aprendizagem mobilizada diz respeito do Domínio da Escrita, “Redigir textos de âmbito escolar (…) como o resumo” (Ministério de Educação, 2018, p.10). Como investigadora e futura professora, propus seis momentos de aprendizagem aos alunos de uma turma do 6.º ano, nos quais foram solicitados a construírem um mapa concetual a partir de uma notícia e posteriormente, teriam de elaborar uma síntese escrita, com base no mapa concetual construído. Trata-se de um estudo de investigação de cariz qualitativo, fenomenológico e interpretativo. Os instrumentos de recolha de dados foram: os Mapas Concetuais, as sínteses, as autoavaliações realizados pelos alunos e uma reflexão realizada pela professora cooperante sobre os Mapas Concetuais como estratégia de aprendizagem e promotora de competências de síntese de textos não - literários, pelos alunos do 6.º ano. Os resultados emergentes do presente estudo de investigação permitem concluir que os mapas concetuais constituem uma ferramenta eficaz no ensino do Português, na medida em que proporcionam aos alunos um meio de organização dos saberes de modo claro, lógico e significativo para a produção de sínteses, em especial de notícias, sobretudo quando os alunos percebem o sucesso no ato de estabelecerem relações entre os conceitos através do mapa concetual, existe motivação para a procura de novas relações e, consequentemente, podem transferir esta técnica para novas aprendizagens, até mesmo noutras disciplinas.
  • Representações sociais no campo educativo na Guiné-Bissau: estudo de caso no liceu regional Hô Chi Minh/Canchungo
    Publication . Gomes, Jidor António; Guerreiro, António Manuel da Conceição; Terremoto, Maria Leonor Alexandre Borges dos Santos
    O presente estudo tem por enquadramento as representações sociais no campo educativo, especificamente sobre as escolas na Guiné-Bissau, com um estudo de caso no Liceu Regional Hô Chi Minh/Canchungo, realizado no âmbito de mestrado em Gestão e Administração Escolar da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. O quadro teórico do estudo realça os conceitos de representação social com incidência no contexto educativo, na comunidade educativa, particularmente nos professores, estudantes, funcionários não docentes e pais ou encarregados de educação. Salienta-se também a particularidade da nomeação política ou partidária do diretor e restante equipa dirigente de cada liceu, em consequência dos resultados eleitorais para o país. A investigação tem como objetivos específicos conhecer as representações de professores e estudantes do liceu em estudo, assumindo quatro dimensões: escola como espaço físico, como gestão escolar, como processo educativo e como mobilidade social. Procurou-se, por meio de entrevistas a professores e a estudantes, indagar sobre as suas representações sociais no contexto da realidade guineense e do liceu, através uma metodologia qualitativa no paradigma interpretativo. Para inquirição dos respondentes recorreu-se a uma entrevista estruturada com questões abertas, respondida por escrito e oralmente com registo telefónico. Após a análise dos dados conclui-se que o Liceu Regional Hô Chi Minh/Canchungo apresenta diversas fragilidades no que concerne aos edifícios, à gestão e ao processo educativo. Contudo, a imagem global dos participantes no estudo é positiva e os professores e os estudantes reconhecem algumas medidas que poderiam fomentar uma renovação do processo de ensino e de aprendizagem.
  • A literatura como recurso didático promotor da inclusão e aprendizagem do português língua não materna: uma proposta de antologia
    Publication . Pontes, Mónica Patrícia Fernandes Leote; Carmo, Carina Infante do
    Este relatório tem como objetivo mostrar a potencialidade e importância da utilização de obras ou textos literários no ensino do Português Língua Não Materna (PLNM) a alunos de diferentes anos de escolaridade e com diferentes níveis de proficiência. Estas obras/textos literários funcionam como ferramentas promotoras do ensino-aprendizagem quer em termos lexicais e gramaticais, quer no modo como se revelam fundamentais para o desenvolvimento da comunicação, das competências linguísticas, orais e escritas, quer ainda como potenciam a imaginação, a criatividade e o espírito crítico, dotando os alunos de uma maior segurança e conhecimento para expor a sua opinião e argumentarem a sua posição. Os textos literários alargam o conhecimento de diferentes factos e períodos históricos, sobre valores e tradições culturais. Logo são recursos importantes não só para o desenvolvimento da língua, como da cultura em si. Através de uma proposta de antologia, incluindo diferentes géneros literários, pretende-se evidenciar algumas das potencialidades da adoção da literatura, na sala de aula, no desenvolvimento linguístico dos alunos, realçando igualmente a cidadania e os valores morais e sociais de uma sociedade multicultural onde o respeito e a inclusão deve ser a bandeira de todos. A escolha de diferentes géneros literários visa desenvolver o gosto pela leitura literária e aumentar a competência e fluidez de leitura, bem como a descodificação da mensagem do que estão a ler. Os textos escolhidos, bem como as propostas de atividade, procuram não só promover o ensino-aprendizagem da nova língua de forma mais célere, como também, tendo em conta o público-alvo, trabalhar a variante cultural e fomentar a inclusão (ideias e valores presentes em todos os textos trabalhados) de todos os alunos neste universo que é a escola. Deste modo, verificámos que não só é possível recorrer à literatura no ensino do Português a alunos nativos de outras línguas e culturas, como é imperioso que os textos literários sejam trabalhados com todos os alunos independentemente do ciclo de estudos e do grau de proficiência da língua. A literatura é muito mais do que uma ferramenta comunicacional, é uma expressão artística, é ela própria património cultural.