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- Clima escolar e satisfação profissional num agrupamento de escolas do algarve-estudo de casoPublication . Gomes, Carlos Jorge de Jesus Caldeira; Guerreiro, António Manuel da ConceiçãoO presente estudo incide sobre a liderança e o clima escolar e organizacional num agrupamento de escolas. Pretende-se conhecer a perceção dos profissionais do Agrupamento de Escolas (docentes e não docentes), relativamente ao clima organizacional, e a sua relação com variáveis associadas ao clima de segurança, às atitudes face ao trabalho e à instituição e à perceção do seu desempenho enquanto colaborador, tendo como referência a ação das lideranças de topo e intermédias. A liderança, a cultura de escola e o clima organizacional são primordiais no processo educativo. Ao líder/diretor são atribuídas responsabilidades em representação do Estado. Para tal, a legislação alterou a autonomia das escolas, a gestão e administração, pelos normativos Decreto-Lei nº 115-A/98 e Decreto-Lei 75/2208, em que passa a vigorar a centralização do poder na tomada de decisões, pela figura do Diretor. Apresentamos um estudo de caso realizado num agrupamento de escolas do Algarve. O estudo teve por base o relatório “Clima Organizacional e Satisfação Profissional 2020”, realizado pelo Gabinete de Avaliação e Qualidade, da Universidade do Algarve, sob a coordenação científica e técnica de Gabriela Gonçalves e Joana Vieira dos Santos. O estudo a desenvolver é de natureza mista, quantitativa e qualitativa, junto dos profissionais (docentes, não docentes) da instituição, com aplicação de um questionário distribuído de forma digital pelo e-mail institucional, e por suporte físico aos não docentes, que não utilizam o correio eletrónico. O instrumento de recolha de dados foi uma adaptação do questionário usado no estudo da UALG. Foram inquiridos 245 docentes e 134 não docentes (população total inquirida), tendo respondido 69 docentes (dos quais 12 declararam não desejar participar no estudo), dos quais 57 válidos e 33 não docentes e um técnico superior, perfazendo 91 respondentes válidos para estudo. Os resultados mostram que existem diferentes perceções entre os docentes e os não docentes, apesar da significativa perceção geral positiva em todas as do seu desempenho profissional, por parte dos dois grupos de funcionários do Agrupamento de Escolas.
- Morcegos: Um fascínio biológico para os alunos do Ensino BásicoPublication . Pereira, Mónica de Sousa; Coelho, Ana Cristina Hurtado MatosO presente relatório investigativo foi elaborado no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada do mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Neste estudo participaram 20 estudantes do 6.º ano do 2.º CEB, de uma escola do concelho de Loulé. A temática abordada foram os morcegos em várias vertentes (sentimentos por parte do(a)s estudantes, classificação, anatomia, ecologia, doenças e mitos). Tratou-se de uma investigação qualitativa de cariz interpretativo, com observação participante, que decorreu durante o 2.º semestre do ano letivo 2021/2022. Adotou-se o questionário, registos áudio e fotográficos das aulas, observação direta, notas de campo, registos e desenhos dos participantes como técnicas de recolha de dados. A partir do questionário percebeu-se que uma percentagem substancial dos participantes nutria interesse e simpatia pelos morcegos, considerando-os engraçados, bonitos e até mesmo admiráveis. Após levantamento das ideias prévias do(a)s participantes, os mesmos puderam explorar e descobrir as principais características dos morcegos, bem como a sua importância ecológica, através de uma sessão de esclarecimento dinamizada por uma bióloga especializada na área dos morcegos e da realização de atividades integradas num Kit. Este Kit consiste num recurso de intervenção didática original e foi usado para construção de conhecimento associado aos morcegos. Integra um guião das atividades a realizar que incluem a conceção de um livro de bolso dedicado aos morcegos e a construção de um modelo de um morcego em 3D. Durante a intervenção didática verificou-se que o(a)s discentes tinham algumas ideias válidas sobre o animal em questão, apesar de não possuírem muitos conhecimentos sobre o morcego no âmbito das ciências naturais. A turma revelou que os conhecimentos que possuíam acerca dos morcegos estavam mais relacionados com mitos e crenças do que com factos relacionados com a biologia e a ecologia destes animais. Após a intervenção didática, observou-se alteração das perceções iniciais do(a)s estudantes, confirmando-se a eficácia das abordagens pedagógicas adotadas, baseadas na realização de tarefas, dinamizadas pelo(a)s estudantes. Atividades como a construção de modelos anatómicos, a criação de arte inspirada em morcegos e o uso de tecnologias na pesquisa de informação reforçaram o conhecimento científico e incentivaram o pensamento crítico e a inovação.
- (In)Sucesso escolar no ensino superior Guineense: estudo do caso na escola nacional de administraçãoPublication . Nantote, Silvano Alqueia; Guerreiro, António Manuel da ConceiçãoO insucesso escolar é um fenómeno indissociável das instituições educativas. Este fenómeno, que afeta todos os agentes educativos, se carateriza pelo incumprimento das metas estabelecidos numa instituição e a sua compreensão é uma tarefa difícil devido à sua complexidade. Neste sentido, o presente estudo foi desenvolvido com a finalidade de conhecer e analisar os fatores que caracterizam o (in)sucesso escolar na Escola Nacional de Administração da Guiné-Bissau. Para a construção do presente estudo, foi adotada a metodologia qualitativa dada a natureza do estudo. A partir de um estudo de caso, foram analisados dados de seis participantes, três professores e três estudantes, do curso de Contabilidade e Gestão da Escola Nacional de Administração da Guiné-Bissau. Foi aplicada uma entrevista com questões abertas de modo a conhecer a perceção dos participantes sobre a problemática do insucesso escolar no meio académico. Os dados obtidos, neste estudo, indicam que o insucesso escolar é um fenómeno que pode ser influenciado por fatores internos e externos ao estudante, e ainda aponta a necessidade de olhar para o insucesso como um problema coletivo, de modo a possibilitar o envolvimento dos agentes educativos e permitir a sua compreensão. Em síntese, o estudo revelou que os inquiridos têm uma noção considerável sobre as causas e os efeitos do insucesso escolar na sociedade guineense.
- Os mapas concetuais como promotores de competências de síntese de texto não-literário: Relato de uma prática numa turma do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Almeida, Tatiana Patrícia Jesus; Rocha, Rute Cristina Correia da; Sequeira, Teresa Cosmo Domingos MalóO presente estudo decorreu durante a Prática de Ensino Supervisionada, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, numa turma do 6.º ano do 2.º CEB, numa Escola de um Agrupamento de Escolas do Barlavento Algarvio, no período da PES do ano letivo 2023/2024. Tendo como preocupação a aprendizagem significativa dos alunos para elaborarem sínteses escritas a partir da construção de mapas concetuais, narrando o processo de implementação e os resultados obtidos no estudo de investigação, no decurso da intervenção educativa durante a PES. Esta investigação tem como principal objetivo compreender a pertinência dos mapas concetuais enquanto ferramentas promotoras da aprendizagem na elaboração de síntese de textos não - literários pelos alunos do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta investigação, a aprendizagem mobilizada diz respeito do Domínio da Escrita, “Redigir textos de âmbito escolar (…) como o resumo” (Ministério de Educação, 2018, p.10). Como investigadora e futura professora, propus seis momentos de aprendizagem aos alunos de uma turma do 6.º ano, nos quais foram solicitados a construírem um mapa concetual a partir de uma notícia e posteriormente, teriam de elaborar uma síntese escrita, com base no mapa concetual construído. Trata-se de um estudo de investigação de cariz qualitativo, fenomenológico e interpretativo. Os instrumentos de recolha de dados foram: os Mapas Concetuais, as sínteses, as autoavaliações realizados pelos alunos e uma reflexão realizada pela professora cooperante sobre os Mapas Concetuais como estratégia de aprendizagem e promotora de competências de síntese de textos não - literários, pelos alunos do 6.º ano. Os resultados emergentes do presente estudo de investigação permitem concluir que os mapas concetuais constituem uma ferramenta eficaz no ensino do Português, na medida em que proporcionam aos alunos um meio de organização dos saberes de modo claro, lógico e significativo para a produção de sínteses, em especial de notícias, sobretudo quando os alunos percebem o sucesso no ato de estabelecerem relações entre os conceitos através do mapa concetual, existe motivação para a procura de novas relações e, consequentemente, podem transferir esta técnica para novas aprendizagens, até mesmo noutras disciplinas.
- Representações sociais no campo educativo na Guiné-Bissau: estudo de caso no liceu regional Hô Chi Minh/CanchungoPublication . Gomes, Jidor António; Guerreiro, António Manuel da Conceição; Terremoto, Maria Leonor Alexandre Borges dos SantosO presente estudo tem por enquadramento as representações sociais no campo educativo, especificamente sobre as escolas na Guiné-Bissau, com um estudo de caso no Liceu Regional Hô Chi Minh/Canchungo, realizado no âmbito de mestrado em Gestão e Administração Escolar da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. O quadro teórico do estudo realça os conceitos de representação social com incidência no contexto educativo, na comunidade educativa, particularmente nos professores, estudantes, funcionários não docentes e pais ou encarregados de educação. Salienta-se também a particularidade da nomeação política ou partidária do diretor e restante equipa dirigente de cada liceu, em consequência dos resultados eleitorais para o país. A investigação tem como objetivos específicos conhecer as representações de professores e estudantes do liceu em estudo, assumindo quatro dimensões: escola como espaço físico, como gestão escolar, como processo educativo e como mobilidade social. Procurou-se, por meio de entrevistas a professores e a estudantes, indagar sobre as suas representações sociais no contexto da realidade guineense e do liceu, através uma metodologia qualitativa no paradigma interpretativo. Para inquirição dos respondentes recorreu-se a uma entrevista estruturada com questões abertas, respondida por escrito e oralmente com registo telefónico. Após a análise dos dados conclui-se que o Liceu Regional Hô Chi Minh/Canchungo apresenta diversas fragilidades no que concerne aos edifícios, à gestão e ao processo educativo. Contudo, a imagem global dos participantes no estudo é positiva e os professores e os estudantes reconhecem algumas medidas que poderiam fomentar uma renovação do processo de ensino e de aprendizagem.
- A literatura como recurso didático promotor da inclusão e aprendizagem do português língua não materna: uma proposta de antologiaPublication . Pontes, Mónica Patrícia Fernandes Leote; Carmo, Carina Infante doEste relatório tem como objetivo mostrar a potencialidade e importância da utilização de obras ou textos literários no ensino do Português Língua Não Materna (PLNM) a alunos de diferentes anos de escolaridade e com diferentes níveis de proficiência. Estas obras/textos literários funcionam como ferramentas promotoras do ensino-aprendizagem quer em termos lexicais e gramaticais, quer no modo como se revelam fundamentais para o desenvolvimento da comunicação, das competências linguísticas, orais e escritas, quer ainda como potenciam a imaginação, a criatividade e o espírito crítico, dotando os alunos de uma maior segurança e conhecimento para expor a sua opinião e argumentarem a sua posição. Os textos literários alargam o conhecimento de diferentes factos e períodos históricos, sobre valores e tradições culturais. Logo são recursos importantes não só para o desenvolvimento da língua, como da cultura em si. Através de uma proposta de antologia, incluindo diferentes géneros literários, pretende-se evidenciar algumas das potencialidades da adoção da literatura, na sala de aula, no desenvolvimento linguístico dos alunos, realçando igualmente a cidadania e os valores morais e sociais de uma sociedade multicultural onde o respeito e a inclusão deve ser a bandeira de todos. A escolha de diferentes géneros literários visa desenvolver o gosto pela leitura literária e aumentar a competência e fluidez de leitura, bem como a descodificação da mensagem do que estão a ler. Os textos escolhidos, bem como as propostas de atividade, procuram não só promover o ensino-aprendizagem da nova língua de forma mais célere, como também, tendo em conta o público-alvo, trabalhar a variante cultural e fomentar a inclusão (ideias e valores presentes em todos os textos trabalhados) de todos os alunos neste universo que é a escola. Deste modo, verificámos que não só é possível recorrer à literatura no ensino do Português a alunos nativos de outras línguas e culturas, como é imperioso que os textos literários sejam trabalhados com todos os alunos independentemente do ciclo de estudos e do grau de proficiência da língua. A literatura é muito mais do que uma ferramenta comunicacional, é uma expressão artística, é ela própria património cultural.
- Trabalhar a Educação Inclusiva em contexto de Educação Pré-EscolarPublication . Massano, Vera Lúcia Carriço; Borges, Maria LeonorA Declaração dos Direitos Humanos consigna o reconhecimento do acesso à educação como um dos direito de todos os seres humanos. Este reconhecimento tem vindo a marcar as agendas internacionais em matéria de educação e as políticas educativas de cada país no sentido de garantir o cumprimento daquele direito para Todas as crianças e jovens independentemente das diferenças que os caraterizem (por exemplo, de cultura, de situação socioeconómica, de género, de religião, de deficiência). Cumprindo estas orientações as políticas educativas em Portugal nas últimas décadas têm vindo a promover a educação inclusiva e a construção de contextos educativos inclusivos, que garanta o acesso e o sucesso de Todos os estudantes. O trabalho desenvolvido pelos docentes desempenham um papel crucial na construção da educação inclusiva, como tal é importante que estes estejam familiarizados com o conceito de educação inclusiva e com a concretização de práticas inclusivas. Através deste estudo com o tema “Trabalhar a Educação Inclusiva em contexto de Educação Pré-escolar”, procurou-se identificar e compreender quais as principais dificuldades na inclusão educativa de crianças com necessidades e barreiras à aprendizagem em contexto de educação pré-escolar. Desenvolveu-se um estudo de investigação-ação, de cariz qualitativo e interpretativo, num jardim de infância do distrito de Faro, com a participação de dez crianças que apresentavam barreiras à aprendizagem e de três educadoras. Na recolha de informação o estudo recorreu à análise documental, à observação direta e participante, a entrevistas semiestruturadas, a notas de campo e a registos fotográficos. Os resultados do estudo revelam que a instituição pratica uma educação inclusiva, que as atividades são concebidas nesta perspetiva e que todas as crianças são sempre incentivas a participarem nas mesmas. A instituição tem como filosofia que a participação é sempre uma decisão da criança, como tal, esta nunca é obrigada quando manifesta, de forma assertiva, não querer participar. As dificuldades sentidas pelas educadoras na inclusão de crianças são ultrapassadas em equipa educativa , onde, analisando os casos, se identificam os obstáculos e definem estratégias que ajudem à inclusão das crianças que apresentam maiores desafios à inclusão dentro e fora da sala de atividades.
- A importância das emoções em idade pré-escolar: crescer a aprenderPublication . Carrasco, Tânia Isabel Branquinho; Luísa, Cláudia Cristina GuerreiroO presente relatório intitulado: “A Importância das Emoções em idade Pré-Escolar: Crescer a Aprender” foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no 2º ano do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este estudo contou com um total de vinte e cinco crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos, sendo que a instituição se encontra localizada na cidade de Albufeira. Como principais objetivos a investigação visou promover o desenvolvimento emocional nas crianças e proporcionar a sua regulação em idade pré-escolar. Foi definida uma questão de partida para estudo, a qual incidiu sobre: “Qual a importância do desenvolvimento emocional em idade pré-escolar? A investigação em questão, é de carácter qualitativo com o intuito de analisar os comportamentos e atitudes, compreender e combater os problemas. Neste estudo foi necessário utilizar diversas técnicas de recolha de dados: análise documental, pesquisa bibliográfica, notas de campo, registos audiovisuais e entrevistas semiestruturadas. A importância das emoções na educação pré-escolar é um tema importante a ser trabalhado nesta idade, pois, é aqui que a criança aprende diferentes formas de se relacionar com os outros e de se expressar, sendo importante prepará-las desde cedo para viver em sociedade. No final do estudo foi possível verificar um progresso nas crianças, pois, já falavam abertamente, conseguiam exprimir e explicar o que sentiam, reconhecendo em si e nos pares/colegas as emoções.
- Dinamizar o uso dos cinco sentidos elementares na resolução de problemas na Educação Pré-EscolarPublication . Pires, Ana Rita Brásia; Coelho, Ana Cristina Hurtado de Matos CoelhoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, em contexto de jardim de infância, numa Instituição Particular de solidariedade Social (I. P. S. S.), em Faro. O estudo teve como principal objetivo trabalhar a utilização dos cinco sentidos integrada numa abordagem de resolução de problemas. Participaram no estudo 25 crianças, das quais, nove do sexo feminino e dezasseis do sexo masculino, na faixa etária dos 3-4 anos. A investigadora organizou as crianças em grupos de 2, 3 ou 4 crianças, dependendo da atividade a realizar. A estratégia investigativa e de intervenção didática desenvolveu-se em 5 etapas que incluíram: uma análise documental; uma entrevista semiestruturada; uma etapa diagnóstico; fase de sensibilização para o tema através da leitura mediada da história intitulada Vamos ajudar os cinco sentidos, escrita pela investigadora e a fase de avaliação da aprendizagem. As questões que motivaram a investigação, foram: As crianças têm perceção de que utilizam os cinco sentidos elementares na resolução de problemas? e Podemos aperfeiçoar o uso dos cinco sentidos elementares na resolução de problemas?. Para tentar dar resposta a estas questões idealizaram-se problemas cuja resolução exija apenas o uso de um dos cinco sentidos elementares e tentou-se perceber se a resolução de problemas promove a aprendizagem relacionada com os sistemas sensoriais. O estudo em questão baseou-se numa metodologia de cariz qualitativo, recorrendo a um paradigma interpretativo e a recolha de dados foi efetuada com recurso a análise documental, pesquisa bibliográfica, observação, notas de campo, registos audiovisuais e entrevistas semiestruturadas. Recorreu-se a uma abordagem prática com a participação das crianças em diferentes atividades sensoriais que eram acompanhadas de evidências que permitiam compreender qual a resposta ao enigma. Os resultados revelaram que a prestação das crianças na resolução da atividade enigma, cuja resolução requeria o uso do tato, foi a mais elevada, tendo 24 participantes resolvido o enigma. Constatou-se também que a capacidade de resolução dos enigmas melhorou com a prática das atividades, não se tendo observado, contudo, uma evolução linear. É, por isso, aconselhável que se incentive ao uso de todos os sentidos e ao reconhecimento das partes do corpo que estão associadas.
- Processo de criação da identidade visual de uma marca sportswear para offroadPublication . Belchior, Tamára Dias; Machado, Carla Sofia Guerreiro; Calado, Pedro Manuel Maia de Oliveira MartinsA importância da identidade visual de marca para um produto, empresa e/ou serviço tem vindo a ser reconhecida como um elemento crucial para o sucesso da comunicação e eficácia dos negócios, podendo até ser considerada uma decisão essencial. Num contexto globalizado, caracterizado por uma ampla diversidade de oferta de produtos e serviços, a identidade visual da marca desempenha uma missão exigente ao garantir o contraste, a diferenciação, o reconhecimento e o posicionamento em relação aos concorrentes, em diferentes contextos de utilização e diversas culturas. A imagem de marca corresponde à perceção pública de uma empresa, produto ou serviço, resultante de um conjunto de experiências sensoriais, vivências e opiniões provenientes do contacto direto ou mediado com a marca. O presente projeto de investigação tem como objetivo final a construção da identidade visual de uma marca de sportswear para atividades offroad. Na fase inicial, foi realizada uma investigação sobre vários conceitos relacionados com a marca, incluindo definições de marca, branding e marketing. Seguidamente, numa segunda fase igualmente relevante, foram analisados conceitos relativos à criação e desenvolvimento de uma marca, tais como posicionamento, visão, missão, valores e a importância da escolha do nome e do slogan. A parte final desta revisão da literatura aborda os conceitos relacionados com identidade visual. Para complementar esta investigação, foram analisados três estudos de caso, selecionados por apresentarem semelhanças com a marca em estudo. Por fim, apresenta-se o projeto desenvolvido, explicando todos os seus passos com base na investigação anteriormente realizada, culminando na proposta de identidade visual para esta marca. Este projeto incorporou metodologias intervencionistas e não intervencionistas. Como métodos não intervencionistas, incluem-se toda a revisão da literatura realizada, os questionários aplicados e os estudos de caso analisados. Por outro lado, como métodos intervencionistas, destaca-se o desenvolvimento da componente de design de identidade visual da marca "Cabra Offroad", que constitui parte dos resultados deste projeto investigativo, juntamente com alguns princípios de design de identidade visual.