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  • Relatório de estágio curricular competências socioemocionais em crianças institucionalizadas: Instituição Casa da Primeira Infância: Pólo "Os Miúdos"
    Publication . Pereira, Filipa Mestre Rosa; Vilhena, Carla
    Neste relatório é apresentado o trabalho desenvolvido em contexto de estágio curricular, por uma estudante de educação social. A temática abordada são as competências socioemocionais em crianças institucionalizadas, que estavam inseridas na Instituição Casa da Primeira Infância, mais concretamente no Pólo “Os Miúdos”, situado em Loulé. O estágio ocorreu num contexto de institucionalização de menores, sendo assim, o público-alvo foram crianças com idades compreendidas entre os sete e os quinze anos. Os objetivos do Projeto destinavam-se ao desenvolvimento das competências socioemocionais das crianças. Ao longo dos meses de estágio foram desenvolvidas atividades direcionadas ao projeto de estágio, no entanto a estagiária realizou outras atividades que não estavam associadas ao tema do projeto, mas que asseguravam as necessidades das crianças, e cuja autoria era das técnicas e assistentes operacionais da instituição. Todas as atividades tornaram-se uma ferramenta importante para o enriquecimento das crianças e consequentemente do presente relatório e diário de campo, pois foram uma ferramenta constante ao longo dos meses. Através das atividades desenvolvidas, foi possível abordar, normalizar e conscientizar sobre a importância do tema das emoções junto do público-alvo e trabalhar as competências socio emocionais. As atividades destinavam-se ao enriquecimento social das crianças, pois através de uma observação gradual a estagiária verificou que as crianças apresentavam pouco interesse em manter/desenvolver relações interpessoais longas e respeitosas e nem sempre conseguiam compreender as necessidades emocionais de outras pessoas, adotando comportamentos negativos. Por fim, de modo a se obter um feedback final foi realizado um grupo focal para adquirir informação acerca das atividades elaboradas ao longo do estágio, e para que permitisse à estagiária observar e compreender se as crianças apresentavam algum desenvolvimento face ao tema escolhido do Projeto.
  • Picturebooks enquanto promotores de motivação no ensino-aprendizagem de inglês no 1º ciclo do ensino básico
    Publication . Ruivo, Cristina Alexandra Esparteiro; Orega, Maria Isabel Mendonça
    O presente estudo propõe-se responder à questão inicial: “Como poderão os picturebooks contribuir para o estímulo dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente, na aquisição de conceitos como a empatia e/ou a relação entre si e o mundo (cidadania)?”. A fim de obter respostas mais direcionadas, decidimos criar duas sub questões: “Quais são as opiniões e práticas dos professores, relativamente à Educação para a Cidadania, no 1.ºCEB?” e “Como poderemos criar e desenvolver recursos que garantam que a empatia e a cidadania constituem os objetivos de aprendizagem? “. Fundamentado no conteúdo funcional da questão de investigação, definiram-se os objetivos: compreender o conceito de picturebook, enquanto recurso didático; compreender o papel dos picturebooks como elemento motivador no processo ensino-aprendizagem do inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico; estruturar um plano de ação focado nos conteúdos das Aprendizagens Essenciais de inglês, e na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC). Este estudo decorreu entre outubro de 2021 a janeiro de 2022, numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Após a experiência e observação, efetuadas na PES, julgámos ser possível integrar a Educação para a Cidadania Global, nas aulas, sem qualquer prejuízo nas aprendizagens do currículo. Compreendemos que a integração do álbum ilustrado (picturebook), no contexto curricular da aula, está intimamente ligada à figura do professor mediador e à melhoria da sua capacidade de mediação. Perante a impossibilidade de aplicar o projeto na sua totalidade, surgiu a concretização de brochuras com atividades propostas e adequadas para cada um dos álbuns ilustrados (picturebook) selecionados, que poderão ser utilizados como guião, na docência de inglês, no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
  • Escrita à mão aplicada em livros infantis. A sua legibilidade e leiturabilidade
    Publication . Serra, Célia Isabel Tamissa; Encarnação, Dionilde Saritta Graça Camacho da; Soares, Maria Gabriela Candeias Dias
    escrita à mão individual, também chamada de caligrafia pessoal, tem características que a tornam única e distinta. A crescente utilização da escrita à mão em livros infantis, muitas vezes como forma de complementação à ilustração, levanta a questão da sua adequação às faixas etárias em processo de alfabetização. O presente estudo tem por objetivos avaliar a tendência da utilização da escrita à mão em livros infantis e avaliar o grau de dificuldade que esta poderá implicar na legibilidade e na leiturabilidade em alunos em processo de alfabetização. Para responder a estes objetivos, foi necessário analisar 454 capas de livros incluídos no Plano Nacional de Leitura desde 2018 até 2023 e em 3 editoras, Porto Editora, Editora Asa e Planeta Tangerina, com a intenção de aferir sobre o número de publicações propostas para alunos do segundo, terceiro e quarto anos de escolaridade, no período de 2000 a 2023. Através da qual foi possível observar uma ligeira tendência para o aumento da utilização da escrita à mão e da tipografia em livros infantis. Elaborou-se um caso de estudo onde foram analisados 4 livros propostos pelo Plano Nacional de Leitura aos segundo, terceiro e quarto anos de escolaridade, sendo estes publicados pelas editoras Pato Lógico, Edição Tangerina e Suma de Letras. Com o objetivo de entender como e quais as normas tipográficas aplicadas, foram identificadas com características positivas, um correto espaçamento entreletras, a utilização dos exit strokes, a aplicação de uma correta dimensão que vão de acordo com as necessidades das crianças e por sua vez, como um conjunto de características negativas, um baixo nível de legibilidade influenciado por um incorreto espaçamento entreletras e uma escrita à mão pouco cuidadosa e muito expressiva. Foi ainda aplicado um questionário anónimo no sentido de aferir o grau de dificuldade na leiturabilidade e legibilidade da letra manuscrita e as preferências e práticas de leitura em 164 alunos do segundo, terceiro e quarto anos de escolaridade, e com o qual foi possível identificar níveis de dificuldade na leitura da escrita à mão nos três grupos. Paralelamente, foi realizada uma análise bibliográfica detalhada com o intuito de reunir o conjunto de normas gráficas ideais na apresentação das letras e dos textos na literatura infantil, de forma a melhorar a leiturabilidade e legibilidade por parte dos alunos, mas que poderá ser igualmente útil como linhas orientadoras para escritores, designers e editores.
  • Expressão dramática em contexto prisional: a arte como ferramenta de intervenção social
    Publication . Franco, Beatriz Estêvão; Monteiro, Angélica; Barros, Rosanna
    A educação nas prisões enfrenta vários desafios e problemas, que se situam ao nível do sistema prisional, das políticas governamentais e das necessidades específicas dos reclusos. A intenção deste estudo é refletir sobre o papel das artes num espaço bastante singular: a Prisão. A expressão dramática foi a ferramenta utilizada nesta investigação, como uma forma de intervenção onde atividades relacionadas ao teatro e à dramatização foram mobilizadas no sentido de promover o desenvolvimento pessoal, emocional e social dos reclusos. Esta investigação centrou-se na problemática de que os reclusos ao serem inseridos num estabelecimento prisional passam por um processo de deterioração do seu Eu, por consequência, diminuição da sua autoestima. Considerando que a autoestima é a perceção que os indivíduos têm de si mesmos e do seu valor pessoal, esta pode ser significativamente afetada durante o tempo em que estão na prisão. Existem vários fatores que influenciam a autoestima dos reclusos, tanto antes de entrarem na prisão quanto durante o cumprimento da pena. A intervenção realizada nesta investigação envolveu 10 reclusos do Estabelecimento Prisional de Silves e consistiu em vários exercícios de expressão dramática ao longo de 10 sessões, durante um período de 2 meses, com o objetivo de trabalhar a autoestima, os sentimentos e as emoções, visando compreender como a expressão dramática pode contribuir para uma mudança interior nos reclusos. Dois objetivos específicos foram delineados: compreender como a expressão dramática pode contribuir para o aumento da autoestima dos reclusos e compreender o nível de satisfação e impacto das aulas de expressão dramática nos reclusos. Para a recolha de dados, foi realizado um questionário com o objetivo de avaliar a autoestima e diários de bordo para acompanhar a evolução interior dos reclusos. Os dados foram tratados com análise estatística simples e análise temática, de acordo com a natureza dos mesmos. Apesar de não ter sido possível obter resultados significativos relativamente à autoestima, pode-se concluir que o trabalho com as emoções, sentimentos e mudança interior dos reclusos foi positivo, com base no que foi relatado pelos mesmos após cada aula de expressão dramática nos diários de bordo.
  • O impacto da animação musical na qualidade de vida dos idosos participantes da IPSS em pandemia
    Publication . Fernandes, Susana Maria Oliveira; Aniceto, Ana Paula Baião
    No âmbito do mestrado em Gerontologia Social, realizou-se um estágio na Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão, no Centro de Dia Dr. Ayres de Mendonça com doze utentes participantes, cujo objetivo geral foi melhorar com a experiência musical a qualidade de vida dos idosos participantes da Instituição Particular de Solidariedade Social. A questão de partida, nesta investigação foi a seguinte: “Será a experiência musical um fator diferenciador na qualidade de vida dos idosos participantes da IPSS- Instituição de Solidariedade Social, em pandemia?”. A investigação baseou-se na metodologia qualitativa, tendo sido efetuada uma Investigação-Ação, utilizando várias técnicas de recolha de dados, como a não documental, com a observação participante, o questionário de satisfação e qualidade de vida, WHOQOL- -BREF-26, a escala de classificação das emoções, as notas de campo e o diário do investigador. Neste estágio, a implementação das práticas musicais, proporcionaram a melhoria na satisfação e qualidade de vida dos utentes.
  • O desenvolvimento local em Alte: Estudo de caso da oficina de artesãs de brinquedos de madeira "Da Torre” – Torre/Alte (Algarve)
    Publication . Silva, Sónia Margarida Palma Silva Graça; Fragoso, António
    A formação para o desenvolvimento local chegou a Alte na década de 1980, por meio do projeto RADIAL caminho seguido depois pela Associação In Loco. Foi precisamente no âmbito da formação para o desenvolvimento local – tema desta investigação – que surgiram várias experiências, primeiramente nas freguesias rurais de Alte, Cachopo, Azinhal e Martinlongo. O nosso objeto de estudo é uma dessas experiências, trata-se de uma oficina de brinquedos de madeira e bijuteria denominada “Da Torre” (freguesia de Alte – concelho de Loulé), composta atualmente por três artesãs. Sendo das poucas oficinas que ainda hoje é uma realidade, pretendemos perceber como é que essa caminhada de 34 anos tem sido feita. Optamos por uma abordagem qualitativa e adotamos o paradigma interpretativo, elegendo o estudo de caso como metodologia. Como técnicas de recolha de dados utilizamos as entrevistas narrativas, as entrevistas semiestruturadas, a observação e a análise documental. A análise de resultados mostra-nos que não tem sido propriamente rentável para as três artesãs viver do artesanato, mas a sua resiliência e o amor ao que fazem têm-nas mantido no ativo. Nas conclusões apresentam-se as limitações que constituíram algum constrangimento a um melhor desenvolvimento da investigação, entre elas a falta de tempo, e deixam-se dicas para futuras investigações que passam por estudar mais a fundo esta experiência ou outras experiências de formação para o desenvolvimento local, que surgiram na Serra do Caldeirão.
  • Autonomia e competências sociais de crianças e jovens institucionalizados
    Publication . Pires, Núria Isabel Teixeira; Almeida, António Carlos Pestana Fragoso de
    O presente Relatório de Estágio descreve o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio académico, no 2º ano do Mestrado de Educação Social, da Escola Superior de Educação e Comunicação na Universidade do Algarve. O estágio foi desenvolvido na Cruz Vermelha Portuguesa- Delegação de Tavira, na Casa de Acolhimento |Centro de Apoio Integrado a Crianças– “A Gaivota” (CA|CAIC). O objetivo era preparar as crianças e jovens do CA|CAIC- “A Gaivota” para uma vida após a Casa de Acolhimento, e por esse motivo apoiá-las na aquisição da autonomia e das competências sociais das crianças e jovens dos 0 aos 17 anos. Para este estudo recorri à observação direta, às conversas informais e ao registo no diário de campo. Além destes instrumentos de recolha de dados foram também implementadas várias atividades a fim de trabalhar a autonomia e as competências sociais das crianças e jovens institucionalizados. Tendo em conta os resultados obtidos é possível verificar que a minha intervenção alterou positivamente essas competências.
  • Acompanhamento de proximidade social às pessoas e famílias em situação de emergência, vulnerabilidade e exclusão social do concelho de Portimão
    Publication . Luz, Suzana Isabel Pacheco Rocha da; Almeida, António Fragoso de
    O presente trabalho de investigação insere-se no mestrado em Educação Social, da Universidade do Algarve e tem como objetivo compreender a realidade de emergência social do Concelho de Portimão, tendo por base o Serviço de Atendimento e o Acompanhamento Social - SAAS, a celebração e o acompanhamento dos Contratos de Inserção dos Beneficiários da Medida Rendimento Social de Inserção e o Serviço de Emergência Social. Estes problemas sociais respeitam a situações de vulnerabilidade e exclusão social, sendo que o Serviço de Emergência Social exige uma capacidade de perceber todas as realidades circundantes, ou seja, todos os sistemas para melhor os colocar em interação, principalmente no que respeita ao sistema familiar, de modo a intervir com estas famílias para as inserir socialmente, procurando aprofundar os conhecimentos sobre o fenómeno em causa, dando resposta aos problemas e necessidades identificados deste grupo populacional, numa intervenção enquadrada no contexto da autarquia. O método de investigação utilizado neste estudo foi de natureza qualitativa e descritiva. O estudo decorreu no concelho de Portimão, no Algarve, tendo como foco principal o SAAS de Portimão. A análise dos resultados mostra que existem muitos fatores que afetam a dificuldade de inserção social destes beneficiários. Alguns destes fatores estão intrinsecamente ligados à falta de habitação, à falta de formação profissional e à baixa qualificação, que constituem obstáculos à obtenção de determinados postos de trabalho que exigem qualificações. Algumas das estratégias para a inserção laboral incluem o reforço de recursos humanos, para um acompanhamento de maior proximidade com os beneficiários da medida, de modo que se verifique uma integração plena nas valências económica, social e cultural.
  • "Socialmente" a educação social como ferramenta de desenvolvimento de literacia em saúde mental dos adolescentes
    Publication . Gomes, Bárbara de Brito; Costa, Emília Isabel Martins Teixeira da
    O presente relatório retrata uma investigação/intervenção no âmbito de um estágio curricular referente ao Mestrado em Educação Social. Tem como principal objetivo apresentar e avaliar o projeto SOCIALMente levado a cabo na Associação Sê Mais Sê Melhor- Associação para a Promoção do Potencial Humano, tendo como público-alvo os/as alunos/as de uma turma do 3º ciclo de uma Escola Básica do concelho de Faro pertencente ao Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa (AEPR). Dado o desenvolvimento e prevalência de perturbações mentais na adolescência, promover a Literacia em Saúde Mental (LSM) dos adolescentes é um fator determinante na prevenção da ocorrência de perturbações mentais e na promoção do bem-estar destes indivíduos a longo-prazo (Kelly, Jorm & Wright, 2007). A Educação Social pode desempenhar um papel importante neste sentido, capacitando os adolescentes através de competências e conhecimentos sobre a saúde e as perturbações mentais, num diálogo de saberes multidisciplinares inserido no plano do contributo das ciências sociais para a saúde coletiva (Canesqui, 2003). O projeto teve como objetivo promover o desenvolvimento da LSM através da implementação de uma ação socioeducativa com o público-alvo. A Investigação-ação foi o método de investigação utilizado, com uma abordagem metodológica mista. O procedimento envolveu a recolha de dados em três etapas: diagnóstico, ação e avaliação. A análise descritiva dos dados demonstrou que a maioria dos/as alunos/as tinha conhecimentos adequados acerca da ansiedade e depressão em ambos os momentos de análise, sem melhorias significativas após a sua participação na ação. A análise de conteúdo fez emergir três categorias principais da observação da ação socioeducativa: (1) as estratégias socioeducativas, (2) os desafios e (3) as percepções sobre o trabalho realizado. Esta investigação-ação permitiu o desenvolvimento e implementação de uma ação socioeducativa para a promoção da LSM, a compreensão dos fatores associados ao seu sucesso e a reflexão acerca das competências essenciais ao Educador Social neste tipo de projetos e com este público-alvo. Assim, apesar das suas limitações, considera-se que este estudo contribui para a evolução do conhecimento científico no campo teórico-prático da Educação Social, nomeadamente do seu potencial para a educação para a saúde, bem como para informar a futura realização de programas/intervenções que proponham o desenvolvimento da LSM com o público-alvo.
  • O papel do educador social em contexto escolar: projeto de intervenção
    Publication . Moreno, Beatriz Silva; Haydée, Leonor; Barros, Rosanna
    O enfoque deste estudo inserido no Mestrado em Educação Social incide na compreensão do papel do educador social em contexto escolar. Consiste numa investigação-ação, que foi realizada em situação de estágio curricular, no Serviço de Psicologia e Orientação da Escola Secundária Pinheiro e Rosa. O procedimento metodológico misto, foi efetuada para o levantamento das necessidades dos alunos e dividiu-se entre entrevistas, observações e um inquérito por questionário, que por sua vez, originaram na implementação de estratégias conducentes aos resultados do diagnóstico. Atualmente a diversidade cultural é uma realidade em contexto escolar, desta forma a Educação Social visa através de uma educação inclusiva impulsionar as potencialidades de cada um, conforme as suas necessidades. O educador social desempenha um papel determinante nas equipas multidisciplinares, enquanto elemento participativo e ativo, exercendo a função de agente da mudança, priorizando a articulação e desconstruindo preconceitos através da partilha e do diálogo a favor da inclusão social.