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  • O uso da gamificação em contexto de sala de aula, como fator motivador para aprendizagem de inglês, língua estrangeira, no 2º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Calvinho, Marta Agostinho; Orega, Maria Isabel Mendonça
    O presente estudo incide na utilização da gamificação em sala de aula como uma estratégia motivadora na aprendizagem de Inglês, no 2º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo deste estudo é mostrar que ao utilizar uma aula mais prática e dinâmica, como o uso da gamificação, é um fator motivador que ajuda o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Pretendemos mostrar que este tipo de aula promove a motivação para a aprendizagem da língua e é, também, uma estratégia para fugir ao tipo de aula tradicional a que os alunos estão habituados e que já não os motiva. Então, é necessário criar estratégias que continuem a suscitar interesse e entusiasmo por aprender. Neste estudo foram recolhidos dados através de registo de observações por parte da docente e por aplicação de questionários a uma turma de 5.º ano do 2.º Ciclo durante a Prática de Ensino Supervisionada. Com a aplicação destes questionários conseguimos perceber que a utilização do jogo em sala de aula é, efetivamente, motivadora e faz despertar efeitos positivos no interesse, autonomia e desenvolvimento dos alunos a longo prazo. A gamificação pode constituir um recurso impulsionador da motivação dos alunos e que está de acordo com as suas necessidades.
  • Qualidade de vida de pessoas idosas em meio rural: Um estudo na freguesia de Salir
    Publication . Pinto, Humberto Joaquim Santana; Luísa, Cláudia
    Sendo Salir uma das freguesias rurais mais envelhecidas do concelho de Loulé, o presente estudo pretende responder à seguinte pergunta de partida: Quais os fatores que influenciam a qualidade de vida no idoso isolado a viver em ambiente rural na Freguesia de Salir? Este estudo tem como objetivo ajudar a conhecer a realidade do envelhecimento na Freguesia de Salir, nomeadamente os idosos a viver isoladamente, identificando as suas carências, como vivem e o que pode ser corrigido para que os mesmos disfrutem de qualidade de vida. A amostra é constituída por 30 idosos com idades compreendidas entre 75 e 85 anos de idade a viver de forma autónoma. Para a realização desta investigação foi utilizado o método quantitativo uma vez que se recorreu ao inquérito por questionário e ao instrumento WHOQOL-OLD versão portuguesa, sendo os idosos abordados presencialmente. Nesta investigação realizou-se um estudo de caso sendo a amostra obtida através do método de amostragem não probabilística por conveniência, idosos do concelho de Loulé, mais propriamente à Freguesia de Salir. A análise dos dados foi realizada por meio do programa SPSS-IBM25 (Statiscal Package for Social Sciences), versão 28 para Windows e da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram ser possível relacionar alguns determinantes da qualidade de vida dos idosos com as facetas do instrumento Whoqol-Old, contudo nem todas as associações ou relações têm significância estatística. Conclui-se que é possível melhorar a qualidade de vida dos idosos a viver de forma isolada na Freguesia de Salir, com vista a manter sua independência, autonomia, saúde e a reforçar os laços sociais por forma a combater o isolamento social.
  • A LEGO® terapia como metodologia de intervenção em casos de perturbação da hiperatividade e défice de atenção
    Publication . Seabra, Liliana Sofia Azevedo; Luísa, Cláudia
    A Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) apresenta-se como um dos mais frequentes distúrbios neuro cognitivos em idade escolar. As dificuldades de ordem académica, pessoal e social sentidas pelas crianças com um diagnóstico deste tipo são por vezes difíceis de gerir e ultrapassar, quer pelas famílias, quer pelos profissionais da Educação. O objetivo deste estudo de caracter misto é analisar de que forma a LEGO® Terapia pode ser vista como uma técnica vantajosa na intervenção dos problemas psicossociais, emocionais e comportamentais verificados nas crianças com esta perturbação. Durante um período de um mês e meio, foram aplicadas onze sessões de LT a três alunos do 5º ano de escolaridade oficialmente diagnosticados com a PHDA. A análise da informação recolhida revela que os alunos intervencionados desenvolveram melhorias no âmbito das suas competências cognitivas, sociais e emocionais. Deste modo, os resultados obtidos são condizentes não só com um nível crescente na capacidade de concentração e manutenção da atenção dos alunos, mas também na qualidade da comunicação que o grupo estabeleceu entre si (discursos orais mais ricos em termos lexicais e estruturais, veiculação de diálogos mais objetivos e melhor organizados). A auto-regulação emocional e comportamental foi igualmente beneficiada na medida em que todos os alunos foram capazes de mostrar atitudes condizentes e ajustadas ao espaço social em causa, contribuindo de forma satisfatória para a realização do trabalho de grupo. Os resultados obtidos corroboram a premissa de que a LT é uma metodologia eficaz na minimização dos problemas advindos do diagnóstico da PHDA, uma vez que permitiu uma clara melhoria nas funções executivas (cognitiva e emocional) dos alunos em causa.
  • Os contributos do Ioga para a qualidade da vida das pessoas idosas
    Publication . Shiliaeva, Elena; Braz, Nídia; Pinto, Ezequiel
    INTRODUÇÃO: É necessário aprofundar os conhecimentos na área de Gerontologia Social sobre viver mais e desenvolver as soluções para que o idoso permaneça o maior tempo possível com a melhor qualidade de vida possível. OBJETIVO: Verificar os contributos da prática de Ioga na Qualidade de Vida dos idosos; AMOSTRA: Para o efeito a amostra final foi composta por 40 idosos de ambos os sexos, com idades entre os 55 e os 80 anos, não institucionalizados, residentes em diferentes municípios do distrito de Faro, dividida por 2 grupos: praticantes de Ioga e não praticantes (grupo controlo). MÉTODOS: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e correlacional; recorreu-se a um Questionário sociodemográfico, Questionário de qualidade de vida (WHOQOL-BREF), Questionário Escala de Depressão Geriátrica de Yesavage, Questionário internacional de atividade física (versão curta). Todos os instrumentos foram validados para a língua portuguesa. O tratamento estatístico dos dados foi levado a cabo através do programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 28. RESULTADOS: Os resultados do presente trabalho não permitem encontrar diferença significativa entre praticantes de ioga e não praticantes, mas independentemente de experiência prévia na prática do Ioga, para os participantes do presente estudo, viver com Qualidade de Vida satisfatória significa estar saudável, fisicamente ativo, ser autónomo, mas ter um bom suporte social, ter oportunidade para participar ativamente na vida social e manter o bem-estar psicológico. CONCLUSÃO: Todos os participantes do presente estudo reconhecem que o Ioga pode ajudar durante o processo de envelhecimento, no entanto, para se conseguir avaliar a evolução das mudanças adquiridas através da prática do Ioga, será necessário realizar o estudo de maior dimensão, com metodologia diferente e amostra maior, mais uniforme e com participantes com idade mais avançada.
  • A inteligência emocional em alunos do 1.º ciclo com necessidades educativas específicas: um contributo para a aprendizagem positiva
    Publication . Soares, Goreti Maria Mateus Domingos Conde; Luísa, Cláudia Cristina Guerreiro
    O presente estudo teve como motivação contribuir para a análise e compreensão científica da importância da Inteligência Emocional em alunos a frequentar o 1.º Ciclo do Ensino Básico com Necessidades Educativas Específicas (NEE), numa perspetiva de aprendizagem positiva dinâmica. A amostra contemplou os nove alunos, com idades entre os sete e os dez anos, a usufruir de Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão, nomeadamente de Medidas Seletivas, no âmbito do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, a frequentar um Agrupamento de Escolas do concelho de Faro. A relevância científica da investigação justifica-se pela iliteracia emocional verificada no atual contexto escolar, ao nível do autoconhecimento e do seu impacto nas diversas dimensões da vida humana. Urge, portanto, alargar este conhecimento, no âmbito educacional, de forma a capacitar os profissionais para a compreensão de situações críticas e para a promoção de estratégias pedagógicas, comportamentos e atitudes inclusivas - articuladas com outros intervenientes nos processos educativos e favoráveis ao sucesso escolar de todos os alunos, respeitando as suas especificidades e necessidades. A investigação incidiu no método qualitativo, descritivo e exploratório, tendo por base diversas técnicas de recolha de dados, privilegiando o recurso a entrevistas semiestruturadas e a uma dinâmica lúdica, ambas registadas em suporte áudio e aplicadas presencialmente aos nove alunos que compunham a amostra, notas de campo, pesquisa bibliográfica e análise documental. Através deste método científico, procurou-se avaliar se os alunos com NEE reconhecem, nomeiam e identificam emoções, indagar se demonstram algum tipo de autorregulação emocional e sensibilizar para a necessidade da Literacia Emocional, valorizando a perceção das próprias crianças neste processo, que se pretende promocional de uma aprendizagem positiva. Os resultados levam a inferir que as crianças reconhecem, nomeiam e identificam emoções, referem situações de autorregulação, assim como associam as emoções à sua predisposição para aprenderem
  • Ensaio sobre identidades visuais nas bandas filarmónicas: um projeto de criação da identidade visual da sociedade filarmónica portimonense
    Publication . Figo, Henrique Jorge da Silva; Gonçalves, Maria Alexandra; Calado, Pedro Manuel Maia de Oliveira Martins
    As bandas filarmónicas são as associações culturais mais antigas do país, com cerca de 300 anos de história. Este setor cultural manifesta uma tradição popular e musical única, manifestada nas suas performances. No entanto, a comunicação desenvolvida por estas associações é pouco investida ou valorizada. A presente dissertação pretende investigar e definir critérios eficientes para construir uma Identidade Visual e um Website que manifestem os valores destas associações e aumentem o seu alcance e notoriedade. Ao longo desta investigação, foram abordados conceitos de design de Identidade Visual e Web Design aplicados em Bandas Filarmónicas. Foi realizado um breve estudo histórico dessas áreas, que culminou num projeto prático do design para associações filarmónicas. A metodologia de investigação consistiu na análise de Estudo de Caso de Identidades Visuais das filarmónicas em Portugal, Espanha e Itália. Também foram analisados os seus respectivos websites. A análise destacou as estratégias e abordagens de comunicação aplicadas entre as associações estudadas, que definem uma coerência e um padrão na sua comunicação visual. A Sociedade Filarmónica Portimonense foi escolhida como caso de estudo para o projeto prático, que permitiiu testar e aplicar todos os conhecimentos adquiridos ao longo da investigação empírica. Os resultados desta investigação culminaram no desenvolvimento de uma proposta de redesign da Identidade Visual da Sociedade Filarmónica Portimonense, que apela a valores de inovação, contemporaneidade e coerência de comunicação. A investigação pretendeu enaltecer e esclarecer a importância de uma Identidade Visual adequada para associações culturais sem fins lucrativos. Esta Identidade Visual deve contribuir para aumentar a notoriedade e visibilidade das filarmónicas. Assim, esta investigação procurou fornecer um modelo fundamentado para a criação de uma Identidade Visual que permita às associações culturais desenvolver uma Identidade Visual consistente e coerente. A Identidade Visual potencia comunicação visual das associações e aumentará a sua visibilidade e notoriedade perante a comunidade.
  • Gabinete de apoio ao idoso no serviço de urgência do CHUA: utopia ou realidade?
    Publication . Borralho, Leila Cristina Coelho; Correia, Ana Catarina Baptista de Jesus
    O envelhecimento populacional e o aumento significativo do número de pessoas idosas, tornam evidentes as consequências nos serviços de saúde, resultando em custos crescentes e sobrecarga dos serviços. A consciencialização deste cenário é fundamental para o planeamento e adaptação das instituições de saúde às necessidades dos idosos. O Serviço de Urgência é frequentemente um ambiente muito agitado, marcado pela carência de profissionais de saúde e dificuldades em atender a todas as situações que necessitam de apoio. No caso dos idosos, existe uma interseção entre doenças agudas e outras patologias crónicas associadas, juntamente com fragilidades sociais, o que torna a sua situação muito mais delicada e exige cuidado especializado. O objetivo principal deste estudo é averiguar a necessidade da criação de um Gabinete de Apoio ao Idoso no Serviço de Urgência do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (Faro). Trata-se de uma pesquisa de metodologia mista, de natureza exploratória e descritiva, direcionada aos utentes idosos que recorrem ao serviço de urgência da instituição e seus familiares. Através da revisão de literatura, análise estatística e entrevistas realizadas, tornou-se evidente que a implementação de um Gabinete de Apoio ao Idoso no Serviço de Urgência é essencial para garantir cuidados especializados e individualizados a este grupo populacional. A crescente procura pelo serviço de urgência por parte dos utentes idosos, aliada às suas necessidades específicas, torna a criação do referido Gabinete numa proposta concreta e viável, representando uma realidade que deve ser abordada pelos serviços de saúde. Neste sentido, foi elaborada uma proposta de criação de Gabinete de Apoio ao Idoso no Serviço de Urgência. Através desta investigação, espera-se fomentar um avanço significativo na qualidade do atendimento e dos cuidados prestados à população idosa e seus familiares, com intuito de alcançar um padrão de excelência nos serviços de saúde.
  • Como se processa e fomenta motivacionalmente o envolvimento dos docentes na formação contínua?
    Publication . Campos, Isabel Martins Domingos; Martins, Cátia; Jesus, Maria Eugénia Baptista de
    Este estudo pretende explorar o processo motivacional e respetivo envolvimento dos docentes no(s) seu(s) percurso de formação contínua. Considerando a importância gradual que a Teoria da Autodeterminação tem vindo a ter no campo da educação, nome-adamente em processos subjacentes aos docentes, os construtos centrais, neste domínio, serão a promoção ou suporte à autonomia, a satisfação das necessidades psicológicas bá-sicas, a autorregulação e as aspirações na frequência e envolvimento na formação contí-nua. Pretende-se, assim, promover a análise e compreensão destes fatores (i.e., satisfação das necessidades psicológicas básicas, aspirações e autorregulação motivacional) ao nível da formação contínua em docentes da região do Algarve. O trabalho foi desenvolvido atendendo a dois estudos interrelacionados, com di-ferentes tipos de investigação: 1) estudo por questionário, dirigido a docentes, para carac-terização individual e profissional, bem como com avaliação dos domínios em estudo (i.e., motivação e aspirações); e 2) grupo focal com grupo especializado, composto por diretores dos diferentes Centros de Formação do Algarve, por forma a sistematizar e re-fletir em torno do envolvimento e satisfação dos docentes. Participaram neste estudo 271 docentes (estudo I) a exercer no Algarve, sendo 55 do sexo masculino e 216 do sexo feminino, com idades entre os 24 e os 67 anos, agregados aos Centros de Formação do Algarve, seguindo-se (estudo II) de uma amostra de 5 parti-cipantes (1 de cada Centro de Formação do Algarve), a orientadora e a coorientadora. O estudo refere que são as mulheres quem se perceciona como mais competentes e com um maior relacionamento entre pares. Enquanto a idade, o reconhecimento profis-sional, as regulações intrínsecas e identificada se destacam como preditores mais negati-vos. Assim, aponta para um envolvimento motivacional dos docentes no seu processo de formação contínua e varia em função do contexto, das Necessidades Psicológicas Básicas e dos estilos regulatórios de cada indivíduo.
  • Promoção da consciência lexical de estudantes de 5.º ano de escolaridade do 2.º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Silva, Mariana Vicente; Sequeira, Teresa Cosmo Domingos Maló
    O desenvolvimento lexical promovido através do conhecimento e da consciência sobre o léxico da língua é um fator determinante no desenvolvimento linguístico do indivíduo para a construção de novos saberes, para a visão sobre o mundo, para a sua formação e instrução, para a convivência na comunidade e sociedade. Neste sentido, realizou-se um estudo onde as principais questões de investigação foram: (i) Como promover a consciência lexical de estudantes de 5.º ano de escolaridade do 2.º Ciclo do Ensino Básico? e (ii) Que estratégias didáticas promovem o desenvolvimento da consciência lexical? Para responder a estas questões, delineou-se e implementou-se um projeto de investigação numa turma de 5.º ano de uma escola algarvia. As técnicas e instrumentos de recolha de dados selecionados para este estudo foram a observação participante, as notas de campo, os testes aplicados durante a ação de diagnóstico, aquando da intervenção pedagógica e na avaliação final e, ainda, um inquérito por questionário. Os resultados desta investigação mostraram que promover a consciência lexical, através do ensino explícito de novas palavras, em sala de aula, potencia resultados positivos no conhecimento lexical do(a) estudante. De entre as várias estratégias aplicadas, as que deram origem a resultados mais significativos foram as relativas à exploração de família de palavras e de sinonímia.
  • Diferenciação pedagógica na sala de aula: conceções e práticas de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Correia, Dulce Maria Baptista; Guerreiro, António; Sousa, Helena Cristina Mendonça Coelho de
    Com a publicação do decreto-Lei 54/2018, de 6 de julho, republicado na Lei 116/2019, de 13 de setembro, o conceito diferenciação pedagógica tem sido objeto de ampla discussão nos últimos anos. Apesar da relevância atribuída recentemente, tem vindo a evoluir nos últimos sessenta anos, acompanhando as políticas e as práticas educativas. Talvez devido a uma herança de modelos educacionais e de propostas para a diferenciação pedagógica, desde a última metade de século passado até ao momento presente, o conceito tem sofrido interpretações subjetivas e consequentemente diferentes operacionalizações. Com base nestes pressupostos esta investigação procura compreender como é que os professores do 1.º ciclo do ensino básico, a lecionar numa escola deste nível de ensino, pertencente a um agrupamento de escolas, do distrito de Faro, concebem e operacionalizam a medida educativa universal a) A diferenciação pedagógica, promovendo o sucesso escolar e as aprendizagens nas respetivas turmas. Trata-se de uma investigação qualitativa. O tipo de estudo é descritivo interpretativo. É um estudo de caso referente a um Agrupamento de Escolas, com recurso a entrevista semiestruturada, à observação não participante e à análise documental. Esta investigação contou com a participação de quatro professores dos primeiros anos de escolaridade, dois do 1.º ano e dois do 2.º ano, e integrou um conjunto significativo de dados provenientes de inquirição dos participantes, de observação das aulas e contextos educativos, da consulta documental e das notas de campo da investigadora. Este estudo vem revelar conceções e apresentar evidências práticas de que, não obstante todos os obstáculos percecionados e experienciados pelos docentes inquiridos, há a vontade expressa de participarem na mudança do paradigma tradicional para um sistema educativo inclusivo mais justo e adaptado às necessidades específicas dos alunos e das famílias, potenciando, através de estratégias pedagógicas diferenciadas, os contextos reais das escolas e da sociedade. Pretende-se que este estudo constitua uma mais-valia para o agrupamento alvo, gerando momentos essenciais de reflexão e partilha entre os intervenientes e outros colegas e também em grupos de formação, envolvendo construtivamente os alunos, as famílias e as comunidades educativas.
  • Uma visão dos afetos em crianças em educação pré-escolar: a felicidade e a tristeza!
    Publication . Ferreira, Joana Mourato; Martins, Maria Helena
    O presente relatório pretende dar a conhecer o trabalho desenvolvido na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, numa Creche/Jardim de Infância localizada em Gambelas, Faro. Foi escolhido o tema “Uma visão dos Afetos em crianças em Educação Pré- Escolar – A Felicidade e a Tristeza!” por ser um tema que me pareceu relevante trabalhar atendendo ainda a que na prática pedagógica fui presenciando muitas mudanças de emoções nas crianças com quem desenvolvi o meu estágio. De assinalar ainda a minha curiosidade por tentar conhecer e analisar melhor como as crianças percecionam os afetos e emoções, para seguidamente conseguir estimular cada criança a perceber o que sente e os afetos associados à felicidade e à tristeza. Com o presente estudo visou-se analisar se as crianças reconhecem os afetos, as suas emoções e as dos outros, nomeadamente a Felicidade e a Tristeza. Como objetivo específico pretendeu-se ainda desenvolver práticas e estratégias que estimulem na criança a integração e interiorização das emoções para o seu desenvolvimento harmonioso. A análise de dados e as atividades com o grupo desenvolvidas permitiu observar a evolução de cada criança e do grupo em geral, bem como a perceção das crianças sobre cada emoção a ser estimulada. No presente relatório aborda-se a importância das emoções em idade de Préescolar, aprofundam-se conceitos pertinentes, e reflete-se, através das práticas desenvolvidas a importância de escutar a criança para que seja despertada nela a sua consciência emocional. Apresentam-se e explicitam-se as atividades desenvolvidas, os recursos utilizados, bem como todo o processo nelas envolvido. Por fim, são apresentadas as considerações finais e as reflexões sobre o trabalho desenvolvido.
  • Contributos do lúdico para a aprendizagem do inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Fernandes, Daniela Cristina Neves; Orega, Maria Isabel Mendonça
    Este relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade do Algarve. Um dos objetivos consistiu em determinar de que forma o lúdico, como ferramenta pedagógica, é eficaz na aquisição e fixação de competências linguísticas no ensino de inglês como língua estrangeira neste nível de ensino. Outro foi entender de que forma o lúdico contribui para o aumento da motivação e do envolvimento nas aulas dentro deste contexto, numa tentativa de promover estratégias de ensino mais eficazes e motivadoras. A investigação contempla uma pesquisa sobre a temática, recorrendo aos documentos orientadores do sistema educativo português e a autores de referência, em conjunto com uma investigação quantitativa através de um inquérito por questionário destinado a alunos do 3.º e 4.º ano do 1.º CEB que frequentam a disciplina de inglês. Foi realizada uma análise estatística de forma a entender as conceções dos alunos face ao uso de atividades lúdicas. No total, participaram 133 alunos, inseridos em turmas regulares do 1.º CEB, com idades compreendidas entre os 8 e os 11 anos. Os resultados obtidos permitem afirmar que o lúdico, neste contexto, pode constituir-se como uma estratégia de ensino valiosa, por favorecer a aquisição de conhecimentos de forma motivadora, aprazível e gratificante. A amostra de inquiridos revelou uma evidente apetência para a realização de atividades de cariz lúdico-didático, principalmente jogos, canções e vídeos. Além de auxiliar no desenvolvimento das quatro competências comunicativas estabelecidas no QECR, o lúdico é promotor do desenvolvimento das competências preconizadas nas AE, contribui para o aumento da motivação dos alunos e, consequentemente, para a aprendizagem.
  • A interação oral informal no ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira no 1.º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Lavrado, Lara Maria Tremoço Marquez; Orega, Maria Isabel Mendonça
    Cada vez mais se desenvolvem estudos sobre a didática das línguas estrangeiras e a importância do aprendente de língua estrangeira como “agente social”. A interação oral informal surge opondo-se à rigidez do ensino transmissivo, defendendo o ensino e aprendizagem de forma “natural” à semelhança das salas de aula dos falantes nativos. Com este estudo, pretendeu-se investigar a potencialidade da interação oral informal na aprendizagem de inglês como língua estrangeira no 1º Ciclo do Ensino Básico, bem como conhecer de que forma(s) a interação oral informal pode promover a aprendizagem e com estes resultados, desenhar uma proposta de intervenção pedagógica que visasse promover a aprendizagem de inglês. Para atingir estas finalidades, utilizou-se uma metodologia de cariz qualitativo, de paradigma interpretativo, recorrendo-se ao método de estudo de caso, onde se fez uso de várias técnicas e instrumentos de recolha de dados: observação participante, notas de campo e inquérito por questionário. Participaram neste estudo vinte e quatro crianças, a professora cooperante, a professora coadjuvante e um membro da direção pedagógica. A proposta de intervenção pedagógica foi compilada em forma de prospeto, constituindo um recurso que procura apoiar docentes a dinamizar metodologias ativas ou que auxilie como ponto de partida para tal, nomeadamente o uso da metodologia de trabalho de projeto, tanto para as aulas curriculares de inglês, como para atividades extracurriculares. Os resultados evidenciaram a importância da interação oral informal na aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Concordantemente, foi também apurada a relevância do ambiente educativo envolvente e a exploração da respetiva cultura linguística em contextos reais de comunicação, assim também como a sua operacionalização tanto de modo planeado, como ocasional.
  • O jogo como impulsionador das relações sociais de alunos com necessidades educativas específicas
    Publication . Sousa, Guida Maria Pereira Almeida de; sousa, Ana Luísa; Borges, Maria Leonor
    Esta dissertação pretende abordar a importância do jogo no estabelecimento de relações sociais entre os alunos, particularmente nos alunos com medidas adicionais. Tendo em conta a questão de partida: será que o jogo interfere positivamente no desenvolvimento de competências sociais de alunos com Necessidades Educativas Específicas, com medidas adicionais, e da educação inclusiva? Elaborou-se o objetivo geral: compreender o papel do jogo no estabelecimento de relações sociais em alunos com Necessidades Educativas Específicas, com medidas adicionais, perceber se o jogo fortalece relações sociais e se desenvolve atitudes e valores inclusivos. Para atingir os objetivos deste estudo foi utilizada uma metodologia qualitativa, exploratória e de carácter observacional, uma vez que se partiu das ações dos alunos no seu contexto social. Na recolha de dados foram utilizados diversos instrumentos, nomeadamente a análise documental, as grelhas de registo, o diário de campo e o teste sociométrico. A análise dos resultados obtidos revela que o jogo é importante no desenvolvimento social da criança, da sua capacidade de participação e de estabelecer interações sociais, assim como, no desenvolvimento de atitudes e valores. Os alunos aumentaram a sua empatia e as interações sociais, em particular com as alunas com medidas adicionais e com outros alunos que apresentaram, inicialmente, dificuldades nas interações sociais tendo adquirido uma maior vinculação à turma.
  • O uso da tecnologia no ensino de inglês no 2.º Ciclo do Ensino Básico mediado pela aplicação MILAGE Aprender+
    Publication . Caravela, António Alexandre Fernandes; Figueiredo, Mauro; Orega, Isabel
    O presente estudo decorreu durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES), no segundo semestre do segundo ano do Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), com três turmas do 5º ano e duas turmas do 6.º ano de escolaridade no ano letivo 2022/2023 numa escola EB2,3 no Distrito de Faro. Vários estudos têm realçado o potencial da tecnologia e dos recursos lúdico-pedagógicos como veículos de facilitação da aprendizagem e motivação. Envolver os alunos no processo de aprendizagem através da participação ativa em atividades lúdico-pedagógicas é uma das possíveis abordagens para fomentar a aprendizagem de uma forma natural e divertida num ambiente informal. O objetivo deste estudo é o de analisar o uso de recursos tecnológicos, nomeadamente através da aplicação MILAGE + Aprender da Universidade do Algarve, como método didático complementar no ensino do inglês em contexto escolar, para procurar compreender de que forma esta abordagem pode contribuir para melhorar o processo de aprendizagem e a aquisição da língua inglesa, assim como o desempenho dos alunos no domínio da aquisição de vocabulário e na compreensão de regras gramaticais básicas. Para atingir este objetivo, utilizou-se uma metodologia de cariz qualitativo, com orientação interpretativa e descritiva. De acordo com a questão de investigação e com os objetivos estabelecidos, os dados foram recolhidos através da observação participativa e do inquérito por questionário aos alunos participantes no estudo. A análise dos resultados obtidos permitiu perceber a potencialidade do uso da tecnologia como recurso didático para o Ensino de Inglês. As atividades implementadas demonstraram o envolvimento dos alunos, a aquisição de aprendizagens significativas e o desenvolvimento de outras competências linguísticas no intuito de aprimorar a comunicação; desenvolver atitudes positivas; incrementar a motivação nas aulas; promover o trabalho cooperativo e fomentar o gosto pela Língua Inglesa.
  • Inclusão de crianças com necessidades educativas específicas na escola do Ensino Básico Bengala Branca em Guiné-Bissau
    Publication . Djata, Fátima; Guerreiro, António
    Este estudo busca refletir sobre o processo da educação inclusiva na Guiné-Bissau, de crianças e jovens com necessidade educativa específicas, tendo por referência a inclusão social e educacional na Escola de Ensino Básico Bengala Branca, investigando assim a concretização da política de inclusão educativa como forma de inserção social no país. A metodologia adotada neste estudo apresenta uma natureza qualitativa com um pendor interpretativo. Os instrumentos de recolha de dados consistiram numa entrevista semiestruturada a quatro professores da Escola de Ensino Básico Bengala Branca, a qual, devido aos problemas de comunicação, resultou numa entrevista estruturada, respondida por escrito pelos participantes no estudo. A análise de dados foi constituída através de três categorias: (i) Escola Bengala Branca; (ii) Pedagogia na Escola Bengala Branca; e (iii) Educação Inclusiva na Escola Bengala Branca. Os resultados deste estudo apontam para a peculiaridade da instituição escolar, na conjuntura do país, sendo uma referência política no contexto da inclusão, apesar das dificuldades financeiras em pagar os professores, em garantir o transporte à população escolar e em adquirir recursos didáticos e pedagógicos para o ensino das crianças com necessidades educativas específicas. O estudo realça também a necessidade de formação específica dos docentes, particularmente sobre inclusão educativa, numa escola diferenciada, que dá os primeiros passos na transformação dos processos de integração nos princípios de inclusão educativa de todas as crianças e jovens guineenses. A reflexão sobre a necessidade de processo inclusivo nas escolas de Guiné-Bissau, alerta para a compreensão das dificuldades das instituições e dos professores na busca de novas soluções, com vista a atenuar as complexidades inerentes à melhoria da qualidade de ensino das crianças e jovens com necessidades educativas específicas do país.
  • A inclusão de uma criança com atraso global de desenvolvimento no pré-escolar
    Publication . Simão, Ana Catarina Rosa; Borges, Maria Leonor
    Este relatório de investigação surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) e tem como título “A Inclusão de uma criança com atraso global de desenvolvimento AGD no pré escolar ”. A escolha do tema, surgiu do vasto interesse que me desperta a área das Necessidades Educativas Especificas e o desejo de querer saber mais e quais as melhores estratégias que o educador deve aplicar nesta área. Neste relatório pretende se aprofundar conhecimentos acerca da temática do atraso de desenvolviment o e , assim, perceber de que forma é que as estratégias de intervenção desenvolvidas com uma criança com AGD facilitam o seu processo de inclusão. Para que tal fosse possível , houve a necessidade de se delinear a metodologia adequada , que é uma metodologia de investigação qualitativa, pois é possível realizar uma observação mais direta do objeto em estudo e , assim participar ativamente no processo de recolha de dados, bem como no delineamento das atividades a d esenvolver com a criança, minimizando assim as suas dificuldades. Inicialmente, foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, criámos um conjunto de atividades de diagnóstico , de forma a explorar as potencialidades da criança e reconhecer quais as su as maiores dificuldades, realiz á mos também observação direta participante, de forma a estabelecer uma relação afetiva e conhecer as rotinas da criança e por fim, realizou se um conjunto de atividades, num plano de intervenção educativo, com o objetivo d e melhorar algumas das áreas onde a criança demonstrou maiores dificuldades, destacando a área da linguagem e comunicação, a área da matemátic a e d a área da formação pessoal e social. Após a realização das atividades delineadas , v erificou se uma melhoria n o desenvolvimento da linguagem oral, no domínio da matemática e na memorização concentração, uma vez que estes domínios eram os mais fragilizados e sobre os quais foram planeadas as atividades com a educadora titular e a educadora de apoio educativo.
  • A utilização do modelo 5E na avaliação de uma aplicação educacional sobre a Águia-imperial-ibérica: aprendizagens dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico
    Publication . Guilherme, Nuno Ricardo da Silva; Monteiro, Rute; Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha Dionísio
    O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do ensino básico CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, teve como objetivo apresentar e refletir sobre a intervenção educativa realizada numa turma do 2.º ciclo de escolaridade, numa escola localizada em Tavira. A intervenção foi baseada na temática deste relatório que aborda a utilização do modelo 5E na avaliação de uma aplicação educacional sobre a Águia-imperial-ibérica: Aprendizagens dos alunos do 2.º CEB. O grupo de alunos participantes, designado de Turma CN, era constituída por 21 alunos, sendo seis do género feminino e quinze do género masculino. A planificação foi estruturada em dez fases, que decorreram em quatro aulas, divididas em tempos de cinquenta minutos, iniciando-se com um questionário individual, para identificar as conceções prévias dos alunos sobre o referido tema. Nesta investigação foram utilizados como técnicas e instrumentos de recolha de dados: o inquérito por questionário, o registo das produções dos alunos, heteroavaliação, autoavaliação dos alunos e a observação participante em sala de aula, numa experiência de aprendizagem ativa e colaborativa, com o objetivo de compreender a importância da diversidade dos seres vivos e as suas interações com o meio ambiente, permitindo a obtenção de respostas às questões e objetivos de investigação. O presente estudo mostrou que o Modelo de Ensino 5E foi uma abordagem eficaz para a aprendizagem de conteúdos científicos. Por outro lado, o uso do modelo na adaptação da aplicação educativa da Águia-imperial-ibérica permitiu aos alunos aprenderem de uma forma ativa e significativa, estando os alunos motivados para explorarem a aplicação, através do uso da gamificação e de atividades lúdicas desafiantes. Além disso, mantiveram-se interessados no tema e conseguiram compreender melhor os conceitos científicos envolvidos.
  • O uso da gamificação em sala de aula como estratégia de motivação e método de avaliação das aprendizagens
    Publication . Barbosa, Catarina de Ávila Raposo; Durão, Rosana Corga Fernandes; Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha Dionísio
    A Gamificação é uma metodologia que aplica as mecânicas do jogo. No caso da educação, trata-se de uma estratégia educativa com o objetivo de envolver e motivar os/as alunos(as) a cumprir tarefas de forma dinâmica e apelativa. Esses elementos podem incluir pontos, níveis, recompensas, desafios e outros elementos de jogos que incentivam o comportamento desejado. A gamificação tem sido usada nas práticas educativas como uma ferramenta de aprendizagem, promovendo a motivação e o envolvimento dos/as alunos(as) nas atividades e tarefas de sala de aula. Permite aos/às alunos(as) aprenderem de forma mais envolvente e divertida, proporcionando emoções similares às que os/as adolescentes procuram nos jogos. A abordagem a esta temática surgiu no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), no ano letivo 2022/2023, numa Escola EB 2/3 no concelho de Faro. O estudo concentrou-se numa turma do 5.º ano, com a participação de 19 alunos. Com o propósito de explorar as potencialidades do uso da gamificação como método de avaliação e de estratégia de motivação para as aprendizagens, o estudo pretende dar resposta às seguintes questões: (i) De que modo é que a utilização de elementos do jogo serão uma boa estratégia de motivação na sala de aula? e (ii) Em que medida os elementos de jogo serão um bom método de avaliação? Este estudo de investigação-ação recorreu a uma metodologia qualitativa, com a recolha de dados baseada na observação direta e participante, o uso de questionários, a avaliação contínua das aprendizagens dos/as alunos(as) e uma entrevista semiestruturada à docente cooperante, que refletiu acerca das atividades desenvolvidas ao longo da prática pedagógica. Os resultados sugerem que o uso de estratégias de gamificação em contexto educativo é uma mais-valia, uma vez que envolve e motiva os/as alunos a realizarem atividades e tarefas de forma mais autónoma e responsável contribuindo para a autorregulação das suas aprendizagens.
  • Animais de estimação e qualidade de vida em adultos mais velhos
    Publication . Gordinho, Tânia Marisa Pires; Luísa, Cláudia Cristina Guerreiro
    O crescente envelhecimento populacional é uma realidade observada em muitos países, especialmente na Europa, como resultado do aumento da esperança de vida e da baixa taxa de natalidade. Essa alteração demográfica trouxe a necessidade de compreender e lidar com os desafios associados a essa fase do ciclo de vida, que nem sempre é acompanhada de qualidade de vida. Nas últimas décadas, a relação entre humanos e animais tem passado por transformações, o que tem contribuído para uma reconfiguração dos papéis desempenhados pelos animais de estimação na sociedade, especialmente pelos cães. A pesquisa objetivou investigar a relação entre adultos mais velhos e cães de estimação e avaliar a influência dos mesmos na sua qualidade de vida. Trata-se de um estudo transversal, qualitativo, de caráter descritivo e exploratório, recorrendo à técnica da entrevista semiestruturada. A amostra é composta por oito pessoas com 60 anos ou mais, residentes na cidade de Quarteira. Os resultados obtidos destacam a conexão especial entre idosos e os seus cães de estimação, considerados membros da família. A convivência traz benefícios como companhia, atividade física e socialização. Os cães contribuem para a redução da tristeza e da depressão, aumentam a felicidade, a energia positiva, o entusiasmo, a disposição, a distração, o estímulo mental, as aprendizagens, a responsabilidade, o valor, o propósito e o sentido de vida. Também oferecem carinho, amor, consolo e podem suprir perdas humanas, despertando uma vontade renovada de viver. Conclui-se que os cães de estimação exercem uma influência positiva na qualidade de vida dos idosos, proporcionando benefícios a nível biológico, psicológico e social.