Publication
A liderança escolar numa escola privada: um estudo de caso na região do Algarve
dc.contributor.advisor | Valadas, Sandra Teodósio | |
dc.contributor.author | Galego, Cláudio | |
dc.date.accessioned | 2014-01-28T15:24:34Z | |
dc.date.available | 2014-01-28T15:24:34Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description | Dissertação de mest., Ciências da Educação e da Formação (Gestão e Administração Educacional), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2012 | por |
dc.description.abstract | O tema liderança escolar suscita grandes debates, sendo por vezes difícil encontrar consensos. Quando a este conceito se associa o ensino privado, as opiniões discordantes são ainda mais frequentes. O ensino privado faz parte de um subsistema que tem sobrevivido à margem do ensino público, tendo passado por várias fases ao longo da sua história. Acresce o facto de, muitas vezes, a sua autonomia ser colocada em causa. A investigação que agora apresentamos teve como propósito conhecer as características de um diretor pedagógico de uma instituição do ensino privado, inserida numa cidade na região do Algarve. Na base destacamos o projeto internacional ISSPP, cujo objetivo é o de encontrar diferenças e/ou semelhanças nos líderes de escolas de sucesso. Procuramos, ao longo deste trabalho, colocar em evidência o contexto educativo existente, de forma mais ou menos genérica, nas instituições de ensino privado em Portugal; refletir sobre vários modelos de liderança no contexto organizacional e no contexto educativo e o tipo de liderança considerada eficaz. Trata-se de uma investigação qualitativa em que os dados foram recolhidos através de entrevista e de análise documental. Os resultados obtidos, com recurso também à triangulação, apontam para que na instituição de ensino privado estudada, o diretor pedagógico seja descrito como um líder preocupado com a construção de um clima organizacional de qualidade, atento às necessidades dos pais/encarregados de educação, à imagem da instituição e à sua missão. Procura proporcionar um ambiente familiar a toda a comunidade educativa e a sua liderança é influenciada pelos resultados obtidos e pela opinião dos encarregados de educação. Estes últimos são influentes em todo o processo educativo, bem como na escolha de projetos ou soluções para as problemáticas com que a instituição se defronta. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/3371 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Gestão escolar | |
dc.subject | Liderança | |
dc.subject | Ensino particular | |
dc.subject | Sucesso escolar | |
dc.title | A liderança escolar numa escola privada: um estudo de caso na região do Algarve | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação e da Formação. Gestão e Administração Educacional | por |