Repository logo
 
Publication

Hotel Vila Galé Lagos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorCorreia, Marisol B.
dc.contributor.advisorSousa, Carlos
dc.contributor.authorGuerreiro, Miguel da Luz
dc.date.accessioned2016-09-01T13:46:14Z
dc.date.available2016-09-01T13:46:14Z
dc.date.issued2016-07-07
dc.date.submitted2016
dc.descriptionDissertação de Mestrado, Direção e Gestão Hoteleira, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Universidade do Algarve, 2016pt_PT
dc.description.abstractO presente relatório refere-se a um estágio curricular desenvolvido no âmbito do Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira, lecionado na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve. O estágio decorreu entre 8 de agosto de 2014 e 8 de abril de 2015 e englobou os departamentos de Food & Beverage (Bar, Economato e Restaurante), Alojamento (Receção e Housekeeping) e Direção / Administrativos. O primeiro objetivo do presente relatório consiste em apresentar informação detalhada sobre a cadeia hoteleira Vila Galé e a unidade de acolhimento, o Hotel Vila Galé Lagos, e descrever a experiência vivenciada num período de oito meses. O segundo propósito, relacionado com o projeto de investigação, prende-se com a elaboração de um estudo de análise de dados da unidade, baseado numa amostra das 15 nacionalidades com maior taxa de ocupação durante o ano de 2014. Este estudo visa aferir as preferências dos hóspedes relativamente a consumos nos estabelecimentos de restauração e bebidas e Spa, tipologias de quarto, regimes de alojamento e agências de viagem/operadores turísticos, examinando igualmente estatística univariada das despesas com o alojamento e os consumos no hotel no ano de 2014. O presente artigo tenciona igualmente ser uma referência para o setor da hotelaria em matéria de previsão de vendas, receitas, ocupação e encomendas de mercadoria. A partir da análise e interpretação dos resultados obtidos do estudo, foi possível verificar que, apesar de Portugal ser a nacionalidade com maior número de hóspedes na unidade em 2014, os lusitanos despenderam menos do que os germânicos no que toca aos estabelecimentos de restauração e bebidas e Spa. Todavia, os hóspedes nacionais foram os clientes mais assíduos do Restaurante Inevitável no último quadrimestre do ano, e terão, efetivamente, efetuado maiores despesas com o alojamento e respetivos regimes em todo o ano civil.pt_PT
dc.description.abstractThis report refers to the curricular internship developed under the scope of the Master’s Degree in Hotel Management and Direction from the Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo - Universidade do Algarve. The internship, which took place between 8th August 2014 and 8th April 2015, comprised the Departments of Food & Beverage (Bar, Stewardship and Restaurant), Accommodation (Reception and Housekeeping) and Administration. The first main purpose of the report is to present detailed information about the hotel chain Vila Galé as well as the Hotel Vila Galé Lagos, and describe the internship process experienced over the course of eight months. The second main purpose is to carry out a hotel data analysis study based on a sample of the 15 nationalities with the highest occupancy rate during 2014. This study aims to assess the guests’ preferences as regards to the consumption in the hotel’s restaurants, bars and spa, the room type, the accommodation type, the travel agencies/tour operators whilst examining the univariate data of the accommodation and consumption expenses in 2014. Furthermore, this article also intends to serve as a reference in the hotel industry in terms of sales, revenue, occupancy and stock prediction. From the analysis and interpretation of the results, it is possible to ascertain that, although Portugal is the nationality which registered the highest number of guests in the hotel during 2014, the Portuguese guests achieved less expenses in the food and beverage establishments as well as in the Spa than the German. However, the national guests were the most regular customers in the Restaurant Inevitável during the third quarter of the year and may have disbursed a larger sum of money with accommodation during the whole calendar year.pt_PT
dc.identifier.tid202173704
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8662
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectBase de dadospt_PT
dc.subjectBusiness intelligencept_PT
dc.subjectConsumospt_PT
dc.subjectData warehousept_PT
dc.subjectDepartamentospt_PT
dc.subjectGestão hoteleirapt_PT
dc.subjectLagospt_PT
dc.subjectVila Galépt_PT
dc.subjectConsumptionpt_PT
dc.subjectDatabasept_PT
dc.subjectDepartmentspt_PT
dc.subjectHotel managementpt_PT
dc.titleHotel Vila Galé Lagospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.nameMestrado em Direção e Gestão Hoteleirapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Estágio Versão Final.pdf
Size:
3.1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: