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Authors
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Abstract(s)
Nas sociedades modernas a leitura e a escrita adquiriram um papel de extrema
relevância. Por não ser algo natural e inerente ao desenvolvimento do ser humano, alguns
indivíduos apresentam dificuldades na aquisição das competências de leitura. A perturbação
conhecida como dislexia carateriza-se por dificuldades na identificação exata e/ou fluente de
palavras escritas (Lyon, Shaywitz, & Shaywitz, 2003) com repercussões na compreensão. A
par destas dificuldades, podem surgir dificuldades ortográficas bem como dificuldades ao
nível da consciência fonológica (Ramus et al., 2003), da velocidade de processamento
(Pennington & Bishop, 2009), da nomeação rápida de palavras (Araújo, Pacheco, Faísca,
Petersson, & Reis, 2010), das funções executivas (Cutting, Materek, Cole, Levine, & Mahone,
2009) e da memória de trabalho (Moura, Simões & Pereira, 2015), afetando, muitas vezes, o
rendimento escolar dos indivíduos (Associação Psiquiátrica Americana, 2013).
Apesar de manuais como o DSM-5 fornecerem critérios de diagnóstico para a dislexia
eles não são descriminam todos os domínios cognitivos que devem ser contemplados na sua
avaliação. Para além disso, parece existir, em Portugal, uma lacuna de provas para a avaliação
das diferentes capacidades implicadas na competência de leitura (Sim-Sim & Viana, 2007).
O presente estudo teve como objetivo caracterizar as práticas adotadas pelos
profissionais nas suas avaliações da dislexia, fazendo um levantamento dos domínios
cognitivos e das medidas de aquisição de literacia que habitualmente privilegiam, bem como
dos instrumentos a que recorrem para o efeito. Numa amostra de quinze profissionais,
verificou-se que, no geral, se realiza uma avaliação abrangente e diversificada dos diferentes
domínios cognitivos implicados na dislexia e das medidas relacionadas com a aquisição de
competências de literacia. Apesar de afirmarem avaliar algumas das variáveis de modo
informal, a maioria utiliza provas aferidas para a população portuguesa.
Description
Keywords
Perturbação da aprendizagem específica Perturbação da leitura Dislexia