Repository logo
 
Publication

A Escola da Ponte: do ensino emergencial ao regresso às aulas presenciais

dc.contributor.authorFonseca, Fabíola Pereira Sarmento da
dc.contributor.authorVilhena, Carla
dc.date.accessioned2025-01-03T11:49:44Z
dc.date.available2025-01-03T11:49:44Z
dc.date.issued2024-11-01
dc.description.abstractA pandemia causada pelo coronavírus SARS-CoV-2 impôs uma transformação repentina da vida quotidiana. A escola teve de se adaptar rapidamente a essa nova realidade, adotando o que se veio a designar de Ensino Remoto de Emergência (ERE). Este trabalho teve como objetivo analisar o impacto da passagem ao ERE num contexto particular, a Escola da Ponte, uma escola com um modelo pedagógico assente no trabalho colaborativo e autónomo. Mais concretamente, pretendemos: compreender as percepções dos docentes acerca dos desafios que se colocaram à comunidade educativa da Escola da Ponte, na passagem ao ERE; analisar as estratégias utilizadas pelos docentes para manter a proposta do “Projeto Educativo: Fazer a Ponte” no período de ERE; descrever o processo de retoma do ensino presencial, num contexto pandémico. Optamos por uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, mais concretamente pelo estudo de caso. Os resultados revelam que as estratégias adotadas pelos docentes da Escola da Ponte no período de transição para o ERE e no regresso às aulas presenciais foram fundamentais para mitigar as desigualdades sociais e educativas existentes e garantir continuidade no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Apesar das restrições, observou-se, neste período, inovação nas práticas pedagógicas, especialmente pelo uso das plataformas e tecnologias digitais, assente no trabalho colaborativo.
dc.identifier.doi10.22481/praxisedu.v20i51.14196
dc.identifier.issn2178-2679
dc.identifier.issn1809-0249
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/26566
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Edicoes UESB
dc.relation.ispartofPráxis Educacional
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.titleA Escola da Ponte: do ensino emergencial ao regresso às aulas presenciais
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.issue51
oaire.citation.volume20
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameVilhena
person.givenNameCarla
person.identifier.ciencia-id221C-2886-D7E0
person.identifier.orcid0000-0002-5524-5174
person.identifier.scopus-author-id56353233400
relation.isAuthorOfPublicationfd401ad7-96aa-4b8f-842c-f1690f6256a0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfd401ad7-96aa-4b8f-842c-f1690f6256a0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
14196-Texto do artigo-52184-1-10-20241029.pdf
Size:
1.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: