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Destination image, tourist satisfaction and destination loyalty: a case of cross river state, Nigeria

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorAgapito, Dora
dc.contributor.advisorGuerreiro, Manuela
dc.contributor.authorUwajubogu, Chinedum Ogechi
dc.date.accessioned2023-01-12T12:51:27Z
dc.date.available2023-01-12T12:51:27Z
dc.date.issued2022-05-30
dc.description.abstractIn a contemporary context, tourists are confronted with a complex choice of tourist destinations for holidays due to the available multiple options. The number of destinations keeps growing yearly and the level of competition for attracting tourists strengthens. Located in the Southern part of Nigeria, Cross River State has been a major tourism centre and the destination is considered a nation’s paradise, presenting diverse tourism activities to tourists. Cross River received several outstanding tourism achievements over the years and embraces a relevant potential for tourism development. However, few studies approach destination image, tourist satisfaction and destination loyalty altogether in the southern part of Nigeria, Cross River. Some studies focused mainly on tourists’ satisfaction with festival tourism of Cross River, while others mainly centred on the Obudu Mountain Resort and assessed the level of tourist’s patronage to the resort. Thus, the present study aims to examine the destination image, tourist satisfaction and destination loyalty in the context of Cross River State. A questionnaire instrument with closed and open-ended questions was employed as the means for the data collection. This quantitative-based study used 209 valid questionnaires collected onsite. In general, the findings revealed positive perceptions about the destination image of Cross River. There is a positive correlation between destination global image, tourists’ global satisfaction, and tourists’ loyalty towards the destination. The findings of the study contribute to strategic marketing decisions for destination managers and marketers in Cross River.pt_PT
dc.description.abstractAtualmente, os turistas são confrontados com uma ampla oferta de locais paradisíacos e variadas oportunidades onde podem usufruir de experiências únicas e memoráveis durante períodos de férias e lazer. Neste contexto, a competitividade dos destinos tende a ser cada vez mais intensa com o propósito de atrair, não apenas mais turísticas, mas sobretudo os segmentos mais atrativos. A imagem dos destinos turísticos é um tema que tem merecido grande atenção por parte da academia e é reconhecido como crítico por parte dos gestores, públicos e privados, que atuam nos lugares turísticos. A sua influência no processo de tomada de decisão quanto à escolha do local de férias, nas intenções de recomendar o lugar a amigos e familiares ou na satisfação com a experiência. Informação sobre as perceções que os turistas têm dos destinos é crucial para definir estratégias de posicionamento e de comunicação da marca dos lugares turísticos. Localizada no sul da Nigéria, a região de Cross River State tem-se destacada como um destino turístico considerado um paraíso no país. Com uma oferta turística diversificada, Cross River recebeu vários prémios no âmbito do turismo e é reconhecida como tendo potencial para um desenvolvimento crescente do setor. Ainda assim, raros são os estudos dedicados à imagem do destino, nomeadamente no que se refere à sua relação com a satisfação do turista e a lealdade nesta região do sul da Nigéria. Alguns estudos focaramse na compreensão da satisfação dos visitantes com a sua experiência num popular festival turístico em Cross River e outros avaliaram o nível de suporte do turista ao empreendimento Resort Obudu Mountain. Assim, esta pesquisa tem como objetivo examinar a imagem, a satisfação dos turistas e a lealdade ao destino no caso no contexto de Cross River State. A estratégia metodológica contempla o recurso a fontes secundárias e primárias. Por um lado, uma revisão de literatura nos domínios do turismo e do marketing turístico foi realizada com o propósito de caraterizar o estado da arte no que concerne às principais variáveis objeto de estudo – imagem do destino, satisfação do turista e lealdade –, caraterizar o cenário onde decorre o estudo empírico e identificar escalas relevantes. Por outro lado, a recolha de dados primários decorreu através de inquérito por questionário, constituído por perguntas de respostas abertas e fechadas. Foram validados 209 questionários administrados presencialmente em Cross River. Os resultados revelaram um predomínio de perceções positivas sobre Cross River e uma correlação positiva entre a imagem global do destino, a satisfação global dos turistas e a sua lealdade em relação ao lugar enquanto destino turístico. Este estudo contribui, assim, para suportar a tomada de decisão por parte dos gestores do destino Cross River.pt_PT
dc.identifier.tid203072596pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/18808
dc.language.isoengpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDestination imagept_PT
dc.subjectTourist satisfactionpt_PT
dc.subjectDestination loyaltypt_PT
dc.subjectTourism destinationpt_PT
dc.subjectCross riverpt_PT
dc.titleDestination image, tourist satisfaction and destination loyalty: a case of cross river state, Nigeriapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Economia
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

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