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A unidade de compras e logística da administração regional de saúde do Algarve e a prestação de cuidados de saúde na região: Uma perspetiva sobre eficiência nas compras e consumo de bens de uso clínico

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Abstract(s)

Cerca de 10% do PIB português destina-se ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), maioritariamente na aquisição de bens e serviços, para a prestação de cuidados de saúde. A maior parte das compras realizadas são materiais de consumo clínico, o que obriga a uma criteriosa gestão de compras, de modo a evitar desperdícios. A Unidade de Compras e Logística (UCL), da Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS-Algarve) assume a competência de gestão do armazém-geral, definindo a cadeia de logística, na distribuição às Unidades de Saúde de Cuidados Personalizados (UCSP). A UCL defronta-se com obstáculos, que para serem superados exigem um diagnóstico da situação, que conduza a ganhos de eficiência e de eficácia. Para o período 2010-2015, foram analisados os procedimentos de centralização de compras da ARS-Algarve, para os onze artigos de consumo com maior volume, distribuídos pelas nove UCSP mais representativas, na relação da cadeia de logística com o Armazém Central. O método STATICO (Simier et al., 1999) foi utilizado na análise simultânea de duas séries de dados (o Armazém Central da ARS-Algarve e as UCSP), com as mesmas variáveis (quantidades dos onze artigos) em cada série, para todo o período, e com as mesmas observações em ambas. Nesta análise, foram identificados e caraterizados: a) os fatores envolvidos no processo de compras da ARS-Algarve; b) as fragilidades dos stocks, tendo em conta o circuito da contratação pública e c) os custos associados ao tempo de espera de compra. O estudo de caso irá permitir contribuir com algumas propostas a indicar à ARS Algarve, no âmbito da gestão e planeamento da sua cadeia de logística e abastecimentos às unidades de saúde de cuidados personalizados.
About 10% of Portuguese GDP is destined to the National Health Service (NHS), mainly in the acquisition of goods and services, for the provision of health care. Most of the purchases made are materials of clinical consumption, which requires a careful management of purchases, in order to avoid wastage. The Purchasing and Logistics Unit (PLU) of the Regional Health Administration of Algarve (RHA-Algarve) assumes the responsibility of managing the general warehouse, defining the logistics chain, in the distribution to the Personalized Health Care Units (PHCU). The PLU faces obstacles, which in order to be overcome require a diagnosis of the situation, leading to efficiency and efficiency gains. For the 2010-2015 period, the centralized purchasing procedures of RHA-Algarve were analysed for the twelve articles with the highest volume of consumption, distributed among the ten most representative PHCU’s, in the relationship between the logistics chain and the central warehouse. The STATICO method (Simier et al., 1999) was used in the simultaneous analysis of two data series (the RHA-Algarve central warehouse and the PHCU’s), with the same variables (quantities of twelve articles) in each series, for all the period, and with the same observations in both. In this analysis, we identified and characterized: a) the factors involved in the purchasing process of RHA-Algarve; b) the stocks fragilities, taking into account the public contracting circuit, and, c) the costs associated with the waiting time of purchase.

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ARS-Algarve UCSP UCL STATICO

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