Repository logo
 
Publication

Interações comunicativas entre uma educadora e crianças abrangidas pela intervenção precoce na infância: uma proposta de intervenção educacional

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGuerreiro, António
dc.contributor.authorCarvalho, Paula Cristina Silva de
dc.date.accessioned2018-06-19T14:21:52Z
dc.date.available2018-06-19T14:21:52Z
dc.date.issued2017-12-07
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractSendo a ação educativa eminentemente um ato de comunicação, dado que implica formas de interação, fundamentalmente, do âmbito interpessoal, é pertinente o estudo do processo de comunicação, como interação social, para um melhor conhecimento e intervenção ao nível educativo. Este estudo compreende as interações comunicativas entre uma educadora e duas crianças, abrangidas pela Intervenção Precoce na Infância, do ponto de vista da intervenção educacional, no contexto natural das crianças. A fundamentação teórica abrange a Intervenção Precoce na Infância, em termos do seu enquadramento legal e suporte teórico, o qual defende a abordagem holística, baseada nos contextos em que a criança interage, e o processo de comunicação sob o ponto de vista da interação social, nomeadamente, em contextos educativos. O presente estudo assume uma natureza descritiva e interpretativa, incidindo na análise das interações verbais, num contexto de intervenção individualizada, entre a educadora/investigadora em Intervenção Precoce na Infância e duas crianças em contexto de domicílio, e integra uma análise reflexiva, num contexto colaborativo, entre a educadora/investigadora e o professor/orientador desta dissertação. A recolha de dados envolveu a gravação em vídeo das sessões com as crianças e em áudio das sessões colaborativas entre a investigadora e o orientador. A análise de conteúdo compreende a recolha das interações mais significativas e a sua análise através da descrição e reflexão tendo presente o enquadramento teórico. Conclui-se nestes casos que os resultados remetem para a importância do educador na construção das interações com as crianças, nomeadamente, na escuta destas, estimulando a discussão e a linguagem argumentativa, e na gestão do tempo necessário para cada criança resolver os problemas. Observa-se ainda que o tipo de atividades desenvolvidas com as crianças assumiu um relevante papel na interação comunicativa entre estas e a educadora.pt_PT
dc.identifier.tid201930072pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/10688
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectIntervenção precoce na infânciapt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectInteraçãopt_PT
dc.subjectIntervenção educacionalpt_PT
dc.titleInterações comunicativas entre uma educadora e crianças abrangidas pela intervenção precoce na infância: uma proposta de intervenção educacionalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameEducação Especial - Domínios Cognitivo e Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertacao_Paula_Carvalho.pdf
Size:
1.12 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.41 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: