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Interações comunicativas entre uma educadora e crianças abrangidas pela intervenção precoce na infância: uma proposta de intervenção educacional
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Guerreiro, António | |
dc.contributor.author | Carvalho, Paula Cristina Silva de | |
dc.date.accessioned | 2018-06-19T14:21:52Z | |
dc.date.available | 2018-06-19T14:21:52Z | |
dc.date.issued | 2017-12-07 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.description.abstract | Sendo a ação educativa eminentemente um ato de comunicação, dado que implica formas de interação, fundamentalmente, do âmbito interpessoal, é pertinente o estudo do processo de comunicação, como interação social, para um melhor conhecimento e intervenção ao nível educativo. Este estudo compreende as interações comunicativas entre uma educadora e duas crianças, abrangidas pela Intervenção Precoce na Infância, do ponto de vista da intervenção educacional, no contexto natural das crianças. A fundamentação teórica abrange a Intervenção Precoce na Infância, em termos do seu enquadramento legal e suporte teórico, o qual defende a abordagem holística, baseada nos contextos em que a criança interage, e o processo de comunicação sob o ponto de vista da interação social, nomeadamente, em contextos educativos. O presente estudo assume uma natureza descritiva e interpretativa, incidindo na análise das interações verbais, num contexto de intervenção individualizada, entre a educadora/investigadora em Intervenção Precoce na Infância e duas crianças em contexto de domicílio, e integra uma análise reflexiva, num contexto colaborativo, entre a educadora/investigadora e o professor/orientador desta dissertação. A recolha de dados envolveu a gravação em vídeo das sessões com as crianças e em áudio das sessões colaborativas entre a investigadora e o orientador. A análise de conteúdo compreende a recolha das interações mais significativas e a sua análise através da descrição e reflexão tendo presente o enquadramento teórico. Conclui-se nestes casos que os resultados remetem para a importância do educador na construção das interações com as crianças, nomeadamente, na escuta destas, estimulando a discussão e a linguagem argumentativa, e na gestão do tempo necessário para cada criança resolver os problemas. Observa-se ainda que o tipo de atividades desenvolvidas com as crianças assumiu um relevante papel na interação comunicativa entre estas e a educadora. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201930072 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/10688 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Intervenção precoce na infância | pt_PT |
dc.subject | Comunicação | pt_PT |
dc.subject | Interação | pt_PT |
dc.subject | Intervenção educacional | pt_PT |
dc.title | Interações comunicativas entre uma educadora e crianças abrangidas pela intervenção precoce na infância: uma proposta de intervenção educacional | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor | pt_PT |