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Sendo os dividendos a principal componente da remuneração dos investidores e as decisões de distribuição uma constante preocupação financeira no seio das empresas, justifica-se a importância do tema em contínuo destaque no contexto da literatura financeira. Porém, ainda hoje não foi possível estabelecer um consenso sobre o verdadeiro impacto da política de dividendos na determinação do valor de mercado das empresas. Os estudos iniciais defendem a tese da “irrelevância da política de dividendos”, partindo do pressuposto de que o mercado é perfeito, os investidores são racionais, e que as políticas de investimento e distribuição de dividendos são independentes. No entanto, muitos outros autores tomaram a posição contrária, argumentando que, na realidade, existe uma relação direta entre a política de dividendos e o valor de mercado das empresas.
Este trabalho inclui uma abordagem de revisão da literatura e uma abordagem empírica para tentarmos explicar o impacto da política dos dividendos na determinação do valor das empresas. Na primeira parte, apresentamos as teorias e os estudos internacionais e nacionais já realizados sobre o tema. Numa abordagem mais prática, baseada na aplicação do método da regressão linear múltipla, usamos empresas Portuguesas cotadas em bolsa, pertencentes ao índice PSI 20, e testa-se a relevância da política de dividendos na determinação do valor de mercado destas empresas. O nosso resultado evidenciou desde logo uma relação fortemente positiva e estatisticamente significativa entre os dividendos por ação distribuídos e a cotação por acção, o que nos levou a concluir que uma generosa distribuição dos dividendos leva ao aumento da cotação por ação das empresas pertencentes ao índice PSI 20.
Description
Dissertação de mestrado, Finanças Empresariais, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2014
Keywords
Finanças empresariais Política de dividendos Empresas Valor Ações Cotação Portugal