Repository logo
 
Publication

O perfil e o processo de tomada de decisão do hóspede de GSC Hotels

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Margarida C.
dc.contributor.advisorViegas, Maria Margarida Viçoso de Arraes
dc.contributor.authorMartins, Ângela Marina Paixão
dc.date.accessioned2023-03-20T14:11:46Z
dc.date.available2023-03-20T14:11:46Z
dc.date.issued2022-12-05
dc.description.abstractO turismo é um setor que envolve serviços, bens e pessoas, pelo que estar atento às alterações de mercado poderá ser uma vantagem, de forma a antecipar necessidades e desejos por parte dos consumidores e assim evitar ficar aquém das suas expectativas. A presente investigação pretende caracterizar o perfil sociodemográfico dos clientes, identificar os fatores que levaram à escolha do hotel em que pernoitam, medir a importância dos fatores de natureza ambiental, bem como o nível de satisfação dos hóspedes de duas unidades algarvias: Baía Beach Hotel e Lagoa Apartment Hotel. O período de estágio, contou com uma carga total de 800 horas, inserido no mestrado em Direção e Gestão Hoteleira pela Universidade do Algarve. O objetivo principal do estágio passa não só por aplicar todos os conhecimentos adquiridos em contexto académico no 1º ano do Mestrado ao contexto real das unidades de alojamento, mas também aprofundar os conhecimentos na área do marketing. A metodologia utilizada assenta numa pesquisa quantitativa com recurso a um inquérito por questionário dirigido a todos os clientes do Baía Beach Hotel e do Lagoa Apartment Hotel. Face ao objetivo principal da investigação, podemos referir que fatores como a limpeza, o conforto, a qualidade do serviço, o valor e a localização são considerados os mais importantes para os hóspedes das unidades de estudo. Por outro lado, fatores de natureza ambiental, tais como utilização de meios de transporte ecológicos, a poupança no consumo de energia e boas práticas de reciclagem são considerados os menos importantes. Relativamente ao nível de satisfação, os clientes avaliam a limpeza, a qualidade do serviço e a localização como os fatores mais satisfatórios, enquanto os fatores de natureza ambiental são vistos como menos satisfatórios.pt_PT
dc.description.abstractTourism is a sector that involves services, goods and people, so it may be quite an advantage to be aware of market changes in order to identify consumers’ needs and desires. The aim of this investigation work is to feature the sociodemographic profile of the clients, to identify the factors that lead to the choice of a hotel, to check the importance of environmental factors and of guests’ satisfaction standards concerning two hotel units in the Algarve: the Baía Beach Hotel and the Lagoa Apartment Hotel. These were the places where this internship has taken place for a total of 800 hours, as part of the Masters’ Degree in Hotel Management at the University of Algarve. The main aim of this internship is not only to apply the knowledge acquired in academic context throughout the 1st year of the Master's Degree to the real context of the accommodation units, but also to learn about marketing strategies. The methodology used is based on a quantitative research by means of a survey addressed to all customers of Baía Beach Hotel and Lagoa Apartment Hotel. Owing to the main objective of the investigation, factors such as cleanliness, comfort, service quality, value and location are considered the most important ones for the guests of these hotels. On the other hand, environmental related factors, such as the use of ecolofriendly means of transport, energy savings and effective recycling practices are considered the least important. Regarding the level of satisfaction, customers evaluate cleanliness, service quality and location as the most satisfactory factors, while environmental factors are seen as less satisfactory.pt_PT
dc.identifier.tid203216369pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/19279
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectHotelariapt_PT
dc.subjectSatisfaçãopt_PT
dc.subjectFatores de escolhapt_PT
dc.subjectEstágiopt_PT
dc.titleO perfil e o processo de tomada de decisão do hóspede de GSC Hotelspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Direção e Gestão Hoteleirapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório estágio - Angela Martins.pdf
Size:
1.33 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: