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Gestão operacional do serviço a clientes

dc.contributor.authorAlmeida, H.
dc.contributor.authorFaísca, Luís
dc.contributor.authorJesus, Saúl
dc.date.accessioned2014-08-01T09:39:43Z
dc.date.available2014-08-01T09:39:43Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractAs empresas do sector Turístico e Hoteleiro Português – que, segundo a Organização Mundial do Turismo, ocupava em 2006 a décima nona posição no ranking mundial de destinos turísticos – exigem aos seus colaboradores um grau elevado de interacção com os clientes e, por isso, lamentam a falta de um modelo válido de gestão que lhes permita beneficiar de uma evidence-based practice. É nossa finalidade avaliar empiricamente um modelo que permita ao gestor de recursos humanos explorar as relações de influência que o potencial motivador do trabalho e outros determinantes exercem nas atitudes - de satisfação global orientada para o cliente e implicação afectiva - e nas intenções de comportamento - intenção de sair da empresa e recomendação da empresa -, de forma a privilegiar concomitantemente a empresa e os clientes internos e, consequentemente, os clientes externos. Utilizou-se uma amostra heterogénea de 303 trabalhadores pertencentes a diversos grupos profissionais de hotelaria e recorreu-se à análise de modelos de equações estruturais para avaliar de que forma se relacionam antecedentes atitudes e resultados individuais positivos desejáveis no trabalho. Na generalidade, pensamos ter esboçado um modelo que permite aos gestores repensar o sistema organizacional a partir do aprofundamento das relações entre as variáveis consideradas, com vista a conciliar as práticas de recursos humanos às estratégias de negócio.por
dc.identifier.citationAlmeida, H., Faísca, Luís, Jesus, Saul. Gestão operacional do serviço de clientes. Discussion papers - Spatial and Organizational Dynamics. 2009, 2, pp. 42-68.por
dc.identifier.issn1647-3183
dc.identifier.otherAUT: HAL01534; SNJ01266; LFA00717;
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/4903
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade do Algarvepor
dc.subjectGestão de recursos humanospor
dc.subjectHotelariapor
dc.subjectSatisfação no trabalhopor
dc.subjectImplicação organizacionalpor
dc.titleGestão operacional do serviço a clientespor
dc.title.alternativeOperational management of costumer servicepor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage68por
oaire.citation.startPage42por
oaire.citation.titleSpatial and Organizational Dynamicspor
person.familyNameRODRIGUES GUITA ALMEIDA
person.familyNameFaísca
person.familyNameNeves de Jesus
person.givenNameMARIA HELENA
person.givenNameLuís
person.givenNameSaúl
person.identifierA-4633-2013
person.identifier.ciencia-id751C-C12F-461A
person.identifier.ciencia-id5719-6727-C596
person.identifier.ciencia-id9A12-2DA2-4C0F
person.identifier.orcid0000-0002-8186-3507
person.identifier.orcid0000-0003-4859-8817
person.identifier.orcid0000-0003-2019-1011
person.identifier.scopus-author-idP-6010-2017
person.identifier.scopus-author-id6503944802
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
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