Repository logo
 
Publication

O coordenador pedagógico e o trabalho de equipa na creche: um estudo de caso múltiplo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPortugal, Maria Gabriela Correia de Castro
dc.contributor.authorFigueira, Sofia Gago da Silva Corrêa
dc.date.accessioned2018-12-05T12:18:37Z
dc.date.available2018-12-05T12:18:37Z
dc.date.issued2006-07
dc.date.submitted2006
dc.description.abstractO presente trabalho teve como grande motivação a consciência da actual situação das creches que em Portugal injustificadamente foram excluídas da Lei de Bases do Sistema Educativo, enquanto uma resposta educativa, e a quase inexistência de investigação acerca da educação e cuidados das crianças entre os zero e os três anos em creche. O presente trabalho tomou como referência três contextos diversificados de primeira infância (creches) e foi realizado através da abordagem qualitativa, tendo conduzido à formulação de um modelo compreensivo das práticas de coordenação pedagógica e o desenvolvimento do trabalho de equipa. Esse modelo procura condensar os dados que emergiram do processo analítico e dizem respeito às modalidades através das quais as coordenadoras dão significado às suas funções, às dificuldades que enfrentam, a forma como organizam o trabalho de equipa, bem como ao modo como acompanham as práticas educativas e apoiam as educadoras de infância.pt_PT
dc.description.abstractThe main motivation of the current Work has been the awareness of the present situation regarding nurseries in Portugal, as these have been With no plausive justification exclused from the Founding Law of Portuguese Education, as an educational context, and an area Where there is almost no educacional research to the education and care of children from zero to three years. The present work took three diverse contexts in early childhood education (nurseries) as its reference and Was undertaken though a qualitative approach that led to the formulation of a comprehensive model undergoing the pedagogical coordination and the development of team work. That model seeks to summarize the data that emerged from the analysis procedure and regards the processes through Which the coordinators attribute significance to their functions, the difficulties they encounter, the Way they organize team Work as Well as how they back up the educational pratices and support the nursery educators.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/11054
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectCoordenação Pedagógicapt_PT
dc.subjectTrabalho de Equipapt_PT
dc.subjectSupervisaopt_PT
dc.subjectQualidadept_PT
dc.titleO coordenador pedagógico e o trabalho de equipa na creche: um estudo de caso múltiplopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Educação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Figueira_Coordenador.pdf
Size:
15.87 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.41 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: