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Procura-se com este texto pensar as transformações das políticas públicas de educação de adultos na actualidade a partir de um modelo analítico inspirado na sociologia política da acção pública. Os modelos teóricos de análise das políticas públicas sofreram uma evolução nas suas propostas de compreensão da realidade à medida que as próprias políticas sofriam as suas transformações. De uma primeira leitura muito inspirada nas Policy Sciences e centrada na implementação de políticas a partir do topo do Estado caminhamos hoje para a descoberta de uma leitura sociológica inspirada no conceito de acção pública, o que abre espaço para pensar a complexidade do modo de produção das políticas a partir de uma abordagem predominantemente a partir de baixo, sem deixar de ter em conta a interpenetração dos diferentes níveis onde as políticas públicas produzem os seus efeitos. Defendemos a ideia de que as políticas de educação e formação de adultos na sociedade portuguesa são um terreno empírico de excelência para pensar os modos de produção da acção pública na contemporaneidade e em simultâneo para perceber as transformações no papel do Estado. É isso que procuramos demonstrar a partir da análise do caso português neste século XXI.
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Políticas Educativas Sociologia Política Acção Pública Educação de Adultos
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APSIOT