Repository logo
 
Publication

Plano Nacional de Cinema: uma ferramenta para promover a Literacia mediática e inclusão digital?

dc.contributor.authorPinto, João
dc.contributor.authorCardoso, Teresa
dc.contributor.authorSoares, Ana
dc.date.accessioned2021-08-02T14:53:48Z
dc.date.available2021-08-02T14:53:48Z
dc.date.issued2020
dc.descriptionArtigo integrado no projeto de investigação com o título “Educação, Cinema, Redes Sociais: Um estudo sobre o Plano Nacional de Cinema”, nomeadamente no projeto de tese do primeiro autor, inscrito no doutoramento em Média - Arte Digital – Universidade Aberta/ Universidade do Algarve, com orientação científica das coautoras.pt_PT
dc.description.abstractNeste texto, propomos refletir sobre a literacia mediática e inclusão digital no contexto do Plano Nacional de Cinema (PNC). O nosso objetivo é compreender se o PNC pode ser uma ferramenta para o desenvolvimento de tais desígnios, entre outras competências, digitais e sociais, que atualmente são exigidas aos cidadãos. Para tal, convocamos a revisão de literatura encetada no âmbito do projeto de investigação em curso (“Educação, Cinema, Redes Sociais: um estudo sobre o Plano Nacional de Cinema”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia: SFRH/BD/137359/2018). Os nossos referenciais indicam que, cada vez mais, as tecnologias e a globalização do mundo proporcionam novos estilos de vida, com os media a afastarem-se dos tradicionais meios físicos e a convergirem para meios online, e a ser mediados por dispositivos eletrónicos, que se tornam quase como prolongamentos do corpo humano. Este cenário torna imprescindível uma preparação adequada do cidadão contemporâneo para a (sobre)vivência numa sociedade altamente mediatizada, que capacite a todos para o acesso a novos meios de comunicação, para a compreensão e a avaliação crítica da informação, e para a criação de conteúdos. A Escola tem a responsabilidade de acompanhar esta evolução e de preparar o indivíduo para novos desafios sociais e profissionais: logo, torna-se fundamental interligar a literacia mediática com o currículo e as atividades escolares. Verificamos que o PNC permite concretizar um trabalho importante em prol da literacia mediática e da inclusão digital, apoiando escolas e professores na realização de atividades transdisciplinares, em que o Cinema surge como recurso mediático. É possível, pois, concluir que o PNC constitui uma ferramenta promotora da literacia mediática e a inclusão digital, contribuindo para o fortalecimento da cidadania digital e de uma sociedade da informação mais inclusiva.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPinto J., Cardoso, T. & Soares A. I. (2020) Plano Nacional de Cinema: uma ferramenta para promover a Literacia mediática e inclusão digital? In L. G. Correia & T. Neves (Coords.) Livro de Resumos do XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (pp. 382-383). ISBN 978-989-95390-2-0.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-95390-2-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/16855
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)pt_PT
dc.relationEducação, cinema e redes sociais: um estudo sobre o Plano Nacional do Cinema
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPlano Nacional de Cinemapt_PT
dc.subjectPortuguese National Film Planpt_PT
dc.subjectLiteracia mediáticapt_PT
dc.subjectLiteracia para os mediapt_PT
dc.subjectInclusão digitalpt_PT
dc.subjectCinemapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjecteducationpt_PT
dc.titlePlano Nacional de Cinema: uma ferramenta para promover a Literacia mediática e inclusão digital?pt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleEducação, cinema e redes sociais: um estudo sobre o Plano Nacional do Cinema
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT//SFRH%2FBD%2F137359%2F2018/PT
oaire.citation.endPage383pt_PT
oaire.citation.startPage382pt_PT
oaire.citation.titleLivro de Resumos do XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educaçãopt_PT
person.familyNamePinto
person.familyNameSoares
person.givenNameJoão
person.givenNameAna Isabel
person.identifier.ciencia-id7411-0E45-B572
person.identifier.ciencia-idD210-8245-81AB
person.identifier.orcid0000-0002-8161-2513
person.identifier.orcid0000-0003-2324-8319
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicatione5e349b1-0145-4b95-84a6-2b4e9b2d11c2
relation.isAuthorOfPublication29b4d575-d4ff-4a54-acd0-cf2beccab642
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye5e349b1-0145-4b95-84a6-2b4e9b2d11c2
relation.isProjectOfPublication0495e71e-32a5-40ae-8664-b5842626bfc9
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery0495e71e-32a5-40ae-8664-b5842626bfc9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
SPCE - JP_TC_AS.pdf
Size:
1.55 MB
Format:
Adobe Portable Document Format